TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tratamento de Efluentes

Por:   •  18/5/2021  •  Resenha  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estácio de Sá

Pós Graduação em Engenharia Ambiental e Saneamento básico

Disciplina: Sistema de Tratamento de Efluentes

Tutor: Luciana Barreiros De Lima

Aluno: Andressa Falsett

CRIZEL, M.G., LARA, A.C, Avaliação da eficiência de uma estação de tratamento de efluentes instalada em uma universidade federal: questão de gestão ambiental. Revista Brasileira de Meio Ambiente, v.8, n.3. P.054-07, 2020

Este artigo avalia a eficiência da Estação de Tratamento de Efluentes de uma Universidade Federal localizada no estado de Santa Catarina a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa, predominantemente, de caráter descritivo e aplicado através de um estudo de caso.

 O Brasil possui um das maiores reservas hídricas do planeta, contudo, as resultantes das práticas inadequadas das disposições dos resíduos têm trazido prejuízos irreparáveis. Muitos rios deixaram de existir ou foram transformados em canais naturais de escoamento de esgoto. A poluição dos corpos hídricos é um problema mundial e o controle ou redução é um dos grandes desafios da gestão, em nível global.

Os danos causados ao planeta e a preocupação com o fato da água ser um recurso natural limitado, tem influenciado a busca de conhecimento e a atenção mundial sobre esta questão. Nos últimos anos, esta preocupação tem sido manifestada e concretizada, através da criação de uma série de legislações federais, estaduais e municipais.

A implantação de uma ETE é uma solução para amenizar o impacto ambiental em recursos hídricos. Para o tratamento de efluentes é de extremamente importância que a organização responsável por esta ação tenha conhecimento de todo o sistema de tratamento de efluentes, o que integra uma rede de lançamentos de resíduos e das legislações que determinam os padrões de lançamento em corpos hídricos, para gerar uma gestão eficaz e eficiente do saneamento.

No trabalho em questão foi feita uma caracterização da cadeia geradora de resíduos ao longo da Instituição, foi apresentada a situação da ETE através de um diagnóstico atual, foram identificados os pontos críticos do sistema e foi feito um monitoramento do esgoto bruto e do efluente tratado. Desse modo, melhorias relacionadas à operação e gerenciamento da ETE, e dos sistemas geradores de efluente ao longo da rede coletora foram propostas.

Com o estudo foi possível constatar que o tratamento realizado pela ETE está satisfatório em relação à maioria dos parâmetros de lançamento exigidos na legislação de tratamento de efluentes, no entanto, os níveis de Fósforo e Nitrogênio se encontram acima do desejado.

O estudo também constatou que o efluente final possui um enorme potencial para ser utilizado como água de reuso para lavagem de frotas e jardinagem, porém alguns ajustes no tratamento biológico seriam relevantes para este fim.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com