TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÕES DAS PERGUNTAS DOS PROFESSORES

Por:   •  16/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/FACET

[pic 2]

1. OBSERVAÇÃO DA INTERAÇÃO VERBAL EM SALA DE AULA: PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS[pic 3]

O objetivo dos problemas propostos a seguir é levar o licenciando a tomar consciência do grau de liberdade intelectual que as interações professor-alunos em sala de aula podem oferecer aos estudantes e também a verificar se na aula se ‘faz lição’ ou se há liberdade para os alunos ‘fazerem ciências’.  Neste contexto, se o professor for diretivo ao propor as questões ou se não aceitar as ideias dos alunos, não conseguirá criar um clima de confiança em suas aulas que dê condições para os alunos argumentarem sobre o conteúdo estudado.

Para promover essa observação, os pontos a seguir focalizam perguntas do professor, as respostas dos alunos, e o feedback dado pelo professor e os momentos de silêncio e confusão.

  1. OBSERVAÇÕES DAS PERGUNTAS DOS PROFESSORES1

(A atividade proposta deve ser desenvolvida a partir da observação de uma aula onde o professor INICIE UM NOVO TÓPICO do seu programa. As discussões pertinentes devem compor o corpo do Relatório das disciplinas ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II e III.)

O professor inicia o ensino de um novo tópico de seu programa. Observe 10 minutos e marque nesse período o número de perguntas que ele fez. Tome nota dessas perguntas e das respostas dos alunos para futuras discussões. Se possível, observe também o que os alunos (um grupo ao seu redor) estão fazendo.

PROMOVA UMA DISCUSSÃO – com os outros estagiários e em seu relatório – sobre as questões feitas pelo professor.

  1. CATEGORIZAÇÃO DAS PERGUNTAS DOS PROFESSORES2

(As discussões desta atividade devem compor o corpo do Relatório das disciplinas ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II e III.)

1.2.1 Para a aula observada no item 1.1, tome nota das questões feitas pelo professor ao longo da mesma. Procure, após a aula, categorizar essas questões para uma melhor discussão no relatório. [pic 4]

1.2.2 Dentro do contexto da aula assistida, procure reformular as questões do problema 1.2.1, transformando-as em perguntas que levem os alunos a raciocinar (Para os estagiários da disciplina Estágio Supervisionado III, as aulas observadas são as suas próprias aulas da atividade de regência). [pic 5]

1.2.3 Em uma aula observe a tríade I-R-F3, prestando atenção em como o professor fala após o aluno responder à sua pergunta. Observe o aluno que respondeu e também os outros alunos, enquanto o professor dá o seu feedback. Tome nota dessas participações e, após a aula, classifique-as de acordo com sua diretividade.

  • Para a discussão no relatório, o estagiário deve relacionar os dados obtidos no estágio com o clima em sala de aula. O estagiário deve discutir a relação entre como o professor ensina – em termos de interação verbal – e a aprendizagem de seus alunos.
  1. OBSERVAÇÃO PRIORIZANDO O CONTEÚDO ENSINADO

2.1 OBSERVANDO AS AULAS TEÓRICAS

(As discussões desta atividade devem compor o corpo do Relatório das disciplinas ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II e III.)

 Assista uma aula em que o professor vai iniciar um novo tópico (de preferência, grave uma de suas primeiras aulas do estágio de regência). Procure identificar nas falas do professor os três tipos de conteúdo propostos pelo PCN: conteúdos conceitual, procedimental e atitudinal.

3. CONTEXTUALIZAÇÃO

(As discussões desta atividade devem compor o corpo do Relatório das disciplinas ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II e III.)

 Nessa mesma aula, procure verificar como professor buscou contextualizar o conteúdo a ser ensinado, relacionando-o com o desenvolvimento social, com os conhecimentos espontâneos dos alunos ou mesmo com a epistemologia do próprio conteúdo.

3.1 OBSERVAÇÃO PRIORIZANDO O CONTEÚDO ENSINADO

(As discussões desta atividade devem compor o corpo do Relatório das disciplinas ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II e III.)

Analise o conteúdo dos exercícios ou problemas dados, seguindo os critérios a seguir, e discuta se com essa lista de exercícios será possível, em aula, alcançar os conteúdos processuais e atitudinais (é também importante fazer essa análise nos exercícios da sequência didática de seu estágio de regência).

  1. É fechado, isto é, tem uma só resposta, ou aberto, não tendo uma resposta padrão.
  2. É aplicação direta de fórmulas ou requer algum raciocínio.
  3. É apresentado antes um exercício padrão como modelo para os alunos seguirem.
  4. Para resolvê-lo, basta o conhecimento adquirido recentemente ou inclui conhecimentos anteriores ou mesmo de outras disciplinas.

Essa é uma análise prévia à observação da aula propriamente dita. Essa análise pode proporcionar aos alunos estagiários a base para uma crítica fundamentada ao ensino tradicional e fazê-los pensar sobre a importância dos exercícios e\ou problemas abertos para a construção dos conhecimentos pelos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (501.6 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com