TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas sobre o texto Foram muitos os professores de Bartolomeu C. de Queiroz.

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  4.841 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho sobre o texto: Foram muitos os professores de Bartolomeu C. de Queiroz.

01-Quais os atos de leitura e escrita que Bartolomeu presenciava com seus familiares? Com que finalidade usava a escrita?

R=A mãe de Bartolomeu guardava três cadernos, no primeiro ela copiava receitas, no segundo riscos de bordados e no terceiro ela escondia longas poesias. O seu pai protegia alguns poucos livros sobre homens celebres, aos pedaços ele lia os compêndios, escutando a Voz do Brasil ou o Repórter Esso.

Sua avó toda manhã, ainda em jejum arrancava a pagina da folhinha Mariana e lia as recomendações refletia sobre o pensamento escrito aguardava o papelzinho como se armazenando sabedoria. O seu avô escrevia nas paredes da casa e assim ia ensinado o Bartolomeu.

02-Que valor tinha a escrita para as pessoas que conviviam com Bartolomeu? Quais as pistas que o texto dá para compor essa resposta?

R=A escrita os levava para um mundo diferente onde cada um poderia sonhar com algo melhor, pois eles viam que o saber ler e escrever poderiam lhes proporcionar um futuro melhor. Como descrito por Bartolomeu no texto o momento em que o pai dele “interrompia a leitura e me acariciava com os olhos, me amando sem mãos, como se desejando outros futuros diferentes do seu.”

03- Quais os trechos que comprovam que Bartolomeu se apropriava do valor da escrita?

  • Ele reparava sua fé e guardava o papelzinho como se estivesse armazenando sabedoria, como se estivesse acreditando que o passado poderia se repetir no futuro.
  • Reparava seus cadernos encardidos pelo tempo e pelo uso, admirava sua letra redonda e grande, como caneta de molhar, sem ainda desconfiar das palavras.
  • Sabia o tempo todo, sem suspeitar das partes.
  •  Devagarzinho fui decifrando sua letra, amarrando as palavras e amando o seu significado.
  • Restava horas sem fim de um coração aflito, seduzido pelas histórias de amor de desafeto, de ingratidão, de mentiras do meu livro, as paredes da casa do meu avô.
  • Conhecia mais palavras e mais distâncias combinando melhor as orações.
  • Decorava tudo e repetia timidamente
  • Aproveitava pedaços de jornais que vinham embrulhando coisas e lia em voz alta, procurando atenções  e reconhecimentos.

04-Que atitudes de Bartolomeu comprovam que ele se apropriava do valor da escrita e de outros conhecimentos que antes eram familiares?

R=Ele reparava sua fé e guardava o papelzinho como se estivesse armazenando sabedoria, como se estivesse acreditando que o passado poderia se repetir no futuro.  Lia os cartazes, colava as silabas, recortadas com grude de polvilho, mentindo descobrir pela primeira vez as palavras. A professora jamais soube do meu adiantamento. Na primeira prestava atenção a tudo, sendo elogiado como um menino aplicado cheio de futuros. Nunca soube se precisava mesmo de suas lições ou de seu carinho. E isso ela bem me presenteava. Eu aprendia para ela. Mas, se não me esqueci de sua presença, valeu a pena.

05- Na sua opinião, como Bartolomeu aprendeu a ler? Quais os motivos que ele tinha para ler?

R= Aprendeu a ler decifrando as palavras escritas na parede de casa por seu avô, devagarzinho foi decifrando sua letra amarrando as palavras e amando seu significado. As experiências vividas contribuíram para que ele não só aprendesse a ler, mas que também se apaixonasse pelas letras.

06- Como o avô de Bartolomeu consegue ensinar sem percorrer o caminho que a escola faz? 

R=Ele ensinava de maneira natural ou seja, o que ele fez foi ensinar a leitura e a escrita em seu uso no dia-a-dia, proporcionado ocasiões para que ele compreendesse as diferentes funções sociais que elas têm, além de partilhar com ele o conhecimento de que a escrita se organiza em diferentes formas de dizer: poemas, biografias, receitas, notícias e reflexões.

07- Como podemos, em nosso trabalho, colaborar com crianças para que elas, como Bartolomeu, “aprendem em liberdade, escolham pelo prazer e guardem pela importância”?

R=Buscando recursos inovadores que estimulam a aprendizagem das crianças, a fim de fortalecer sua alto-estima escolar e desenvolver suas capacidades. E assim fazer a diferença na vida de cada criança e para que sejamos importantes para ela.     

08- Quando Bartolomeu diz que seu pai lhe deseja um futuro diferente do seu podemos imaginar as expectativas de seu pai. Quais eram elas? Qual a importância dessas expectativas para a vida de Bartolomeu? Essas expectativas se repetem na escola?

R= A expectativa do pai do Bartolomeu é que ele estudasse,se formasse para que tivesse um futuro melhor,que fosse um homem de sucesso pois no texto podemos ver que ele adorava ler obras onde apareciam  homens célebres e acredito que era um futuro assim que ele queria para seu filho pois queria uma vida mais farta para ele do que a que o próprio pai levava com sua família e essas expectativas eram importante pois o pai estava ao seu lado o incentivando e lutando para que seu filho tivesse uma vida melhor assim estudando em vez de abandonar os estudos para trabalhar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com