TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os métodos Espectroscópicos de Análise

Por:   •  9/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Os métodos espectroscópicos de análise são baseados na medida da quantidade de radiação produzida ou absorvida pelas moléculas ou pelas espécies atômicas de interesse. Podemos classificar os métodos espectroscópicos de acordo com a região do espectro eletromagnético envolvida na medida. As regiões espectrais que têm sido empregadas incluem os raios g, os raios X, ultravioleta (UV), visível, infravermelha (IV), micro-ondas e radiofrequência (RF)

A espectrometria UV-Vis

É uma metodologia que tem sido frequentemente utilizada nas determinações analíticas em diversas áreas. Pode ser aplicada para determinações de compostos orgânicos e inorgânicos, sendo valiosa para a identificação dos grupos funcionais de uma molécula. A região ultravioleta é observada na faixa de 200 a 400 nm, enquanto que a região do visível entre 400 a 800 nm (Silverstein et al., 1998). Sendo uma ferramenta analítica consolidada, de aplicação simples, custo baixo e sensibilidade compatível com as necessidades da indústria farmacêutica. (Sahin et al., 2007).

O paracetamol

conhecido como acetaminofeno, é um anti-inflamatório muito fraco, derivado do p-aminofenol, sendo eficaz como antipirético e analgésico em doses típicas que inibem parcialmente as COX (BRUNTON; CHABNER; KNOLLMANN, 2012; LOPES; MATHEUS, 2012). As formas farmacêuticas encontradas e comercializadas são: cápsulas, drágeas ou comprimidos e também na forma de gotas, xarope, efervescentes e pastilhas. (LOPES; MATHEUS, 2012;).

Objetivo geral

 Aplicação da técnica de análise espectrofotométrica na determinação de Paracetamol.

Objetivo especifico

Determinação de um padrão através da uma curva de calibração da amostra padrão de paracetamol, e a determinação da concentração desconhecia através dos coeficientes da curva de calibração padrão.

Materiais e métodos

Resultados e discussões

Dados obtidos em laboratório

Padrão de paracetamol em (ppm)

Transmitância em % primeira amostra

Transmitância em % segunda amostra

0

0

0

1

87,7

87,4

3

67,4

67,0

5

50,8

50,9

7

38,9

39,0

9

29,8

29,9

10

26,1

26,2

Tabela 1

Corresponde à capacidade do método de fornecer resultados diretamente proporcionais à concentração da substância em análise (à capacidade do método de fornecer resultados diretamente proporcionais à concentração da substância em análise)

utilizando-se a média dos resultados obtidos em seis níveis de concentrações distintas de paracetamol, levando em consta o branco da amostra usando curva padrão (0, 1, 3, 5, 7, 9 e 10 mg/l). foi determinada em duplicata, a linearidade foi verificada através de uma análise de regressão linear, onde os dados foram ajustados pelo método dos mínimos quadrados para obter a equação da reta, que relaciona a Absorbância ao Paracetamol (mg/L), foi construída a curva de calibração e o coeficiente de correlação ou se já r² foi de 0,9691, o método analítico desenvolvido possui faixa de linearidade entre as concentrações de paracetamol de 20 mg/l.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (71.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com