TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PADRONIZAÇAO DE NAOH

Por:   •  6/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 6

2 PADRONIZAÇÃO DO HIDRÓXIDO DE SÓDIO

        

A padronização e preparo de soluções é muito importante para um bom procedimento de análise quantitativa, pois as soluções são preparadas a partir da pesagem do soluto que deve ser rigorosa e dissolvendo-o no solvente, ficando assim imediatamente conhecida a sua concentração exata, ou seja, Soluções Padrão. Um reagente adequado ao preparo de uma Solução Padrão deve satisfazer os seguintes requisitos:

  • Deve ser fácil obter, purificar, secar e preservar em estado puro;
  • A substância não deve se alterar no ar durante a pesagem;
  • A substância deve poder ser testada para empurezas por ensaios qualitativos ou por testes de sensibilidade conhecida;
  • O padrão deve ter massa molecular relativa elevada para que os erros de pesagem possam ser ignorados;
  • A substância deve ser facilmente solúvel nas condições de trabalho;
  • A reação com a solução padrão deve ser estequiométrica e praticamente instantânea;

O processo da adição da solução padrão até qua a reação esteja completa é chamada de titulação. A titulação é uma das técnicas universais de química e que é geralmente usada na determinação da concentração de um soluto. As titulações podem ser do tipo ácido – base, na qual um ácido reage com uma base, ou titulação redox, na qual a reação é entre um agente redutor e um agente oxidante. O reagene de concentração exatamente conhecida é chamado de titulante e a substância a ser determinada é chamada titulada. Sabendo-se qual a quantidade da solução padrão necessária  para reagir totalmente com a amostra e a reação química envolvida calcula-se a concentração da substância analisada.

O ponto exato onde a reação completa é chamado de ponto de equivalência ou ponto final teórico. O término da titulação é percebido por alguma modificação física provocada pela própria solução ou pela adição de um reagente auxiliar, conheido como indicador. O ponto em que isto ocorre é o ponto final da titulação. É através do processo de padronização que é possível verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada.

3 MATERIAIS E REAGENTES

  • Béquer de 500 ml;
  • Erlenmeyer de 250 ml;
  • Bureta de 50 ml;
  • Balança Analítica;
  • NaOH;
  • Biftalato de potássio;
  • Balão volumétrico de 250 ml;
  • Bico de Bunsen;
  • Vidro de relógio;
  • Tripé de ferro.

4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Inicialmente aqueça até a ebulição de 400 ml de água destilada utilizando o Béquer e o tripé para retirar o CO2 dissolvida nela, tampe o Béquer com o vidro de relógio após o término da ebulição.

Calcule a massa de NaOH necessária ao preparo de 250 ml, 0,1M da base e dissolva a massa da base na água fervida, espere a água esfriar um pouco:

Peso molar do NaOH (PM) conhecida é: 40g

M= m1/PM.V(L)   --->    m1= M. PM. V(L)  ----->   m1= 0,1 . 40 . 0,25  ---->  m1= 1g de NaOH.

Pesar 1g de NaOH na balança Analítica e pôr no Erlenmeyer e diluí-lo com 250 ml de água destilada já esfriada com auxílio de um bastão de vidro.

Em outro Enlermeyer prepare uma solução com 250 ml de água, 0,1M do padrão primário, biftalato de potássio C6H6(CO2H)(CO2K) (PM: 204,22g) e transfirir para uma alíquota de 20 ml do sal para um erlenmeyer adicionando 2 gotas de fenolftaleína 10%:

M= m2/ PM. V(L) ---->    0,1= m2/ 204,22 . 0,25  ----->   m2= 5,10g de biftalato de potássio.

Pesar 5,10g de biftalato de potássio na Balança Analítica e pôr no erlenmeyer e diluí-lo com 250 ml de água destilada já esfriada com auxílio de um balão de vidro. Desse material transfirir para uma alíquota 20 ml dessa solução para outro erlenmeyer e adicionar 2 gotas de fenolftaleína a 10%.

Montar o kit de titulação. Encher a bureta com uma pequena quantidade da base para lavar a bureta, despreze esse volume. Encher novamente a bureta de modo a não perceber nenhuma bolha na mesma.

Titule a base até o ponto final, que é observado por uma leve coloração rosa que persiste por 30 segundos. Repetir o processo uma segunda vez para obter uma média do volume final observado. Anotar os volumes usados na bureta.

Calcule a molaridade da base com precisão de 3 casas decimais e calcule o fator de correção que é dado pela fórmula:

F = Concentração real/ concentração teórica

F =

F=

No experimento foi realizada a padronização da solução de hidróxido de sódio (NaOH). A padronização feita por titulação com uma solução padrão de biftalato de potássio (C8H5KO4), este se encontrava no dissecador para não ter contato com o ambiente, pois já havia sido separado e colocado na estufa para secar. O processo de titulação foi realizado com o gotejamento da solução de NaOH (solução titulada) que estava na bureta, durante este processo foi sempre agitado a solução que continha no Erlenmeyer assim foi observado que a coloração mudava, esse fenômeno ocorre pois foi adicionado gotas de fenolftaleína. A fenolftaleína foi usada nessa analise como um indicador de pH, é incolor em soluções ácidas e torna-se cor-de-rosa em soluções básicas. A titulação prosseguiu ate o ponto de viragem, nesse ponto todo ácido foi neutralizado pela adição de base, momento esse em que a solução contida no Erlenmeyer muda de incolor para rósea. Enfim, foi através do volume gasto da solução de NaOH, que foi possível calcular concentração da solução a ser padronizada, esse volume é obtido pela diferença entre a quantidade de NaOH existente na bureta no inicio da titulação e a leitura feita na mesma quando a reação seja julgada completa sendo que a leitura final foi feita quando o ponto de equivalência foi alcançado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com