TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PADRONIZAÇÃO DE NAOH

Por:   •  27/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata sobre a preparação de uma solução de hidróxido de sódio 0,1 mol.L-1 que, para a utilização desta solução em análises, foi necessária a padronização da solução, ou seja, titulá-la com uma substância considerada padrão (cuja concentração real é conhecida), para que a partir da relação estequiométrica das duas substâncias, seja possível calcular a concentração real da solução comum preparada. [1] A titulação é o processo de adição de quantidades discretas de um determinado reagente, com o auxílio de uma bureta, no meio reacional para quantificar alguma propriedade. Como se pretendia encontrar a concentração da solução preparada, a titulação é um procedimento analítico do quais foram feitas medidas de volume, caracterizando as titulações volumétricas[2]. Comumente, o ponto final, isto é, o ponto onde se diz que as quantidades de titulante e titulado são equivalentes experimentalmente (é um parâmetro experimental)[3] ,foi identificado com o auxílio de um indicador de pH, a fenolftaleína. Os indicadores, para volumetria de neutralização, são substâncias orgânicas fracamente ácidas ou básicas, que mudam gradualmente de coloração dentro de uma faixa de pH relativamente estreita, chamada zona de transição. O atual trabalho irá apresentar apenas os cálculos e resultados, levando a breves discussões sobre os fenômenos observados no experimentos.

2. OBJETIVOS

Preparar e padronizar um a solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol /L com o uso do material de referência padrão de biftalato de potássio (KHC8H4O4).

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Os dados apresentados na tabela 1 foram utilizados para realização dos cálculos:

GRANDEZA VALOR

Massa Molar de NaOH 40 g/mol

Concentração de KHC8H4O4 20,5341 g/L

Volume de KHC8H4O4 no erlenmeyer 10 mL

Massa molar de KHC8H4O4 204, 22 g/mol

Volume obtido na bureta V1 = 10 mL, V2= 10 mL e V3 = 10 mL

Tabela 1: Dados utilizados para realização dos cálculos da prática.

Preparo da solução de NaOH 0,1 mol.L-1

Os seguintes cálculos foram realizados para se encontrar o volume da solução de NaOH necessária para o preparo de solução 0,1 mol.L-1. Primeiro, saber quantas gramas de hidróxido de sódio são necessários para se ter 0,1 M:

1 mol ----- 40g

0,1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com