TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES NAOH.

Por:   •  26/3/2016  •  Ensaio  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

No dia 15/04/2015 efetuou-se um experimento químico denominado titulação, através da qual objetivou-se padronizar uma solução de hidróxido de sódio a uma concentração de aproximadamente 0,1 mol/L utilizando-se como solução padrão uma solução previamente padronizada de ácido clorídrico (HCl) de concentração aferida a 0,0983mol/L. Utilizando-se o indicador azul de bromotimol, então, pode-se calcular a concentração exata da solução de NaOH analisada.

INTRODUÇÃO

Os principais critérios para que se considere uma solução como sendo padrão primário, são: 

1. Ter alto teor de pureza.

2. Ser estável em contato com o ar.

3. Não pode sofrer hidratação, o que pode variar com a mudança de temperatura e humidade.

4. Ser de fácil obtenção.

5. Deve dissolver-se facilmente, a fim de produzir soluções estáveis em solventes de escolha.

6. Deve ter uma massa molecular relativamente elevada.¹

Observando-se então os critérios supracitados, subentende-se que uma solução de NaOH não pode ser considerada como sendo padrão-primário, uma vez que, ao entrar em contato com o ar, tais soluções facilmente absorvem partículas de água do ambiente, alterando assim, indubitavelmente, sua concentração. Desse modo, para que se conheça precisamente a concentração de uma solução de hidróxido de sódio, faz-se necessária a realização de uma padronização de tal solução, realizando-se então uma reação de titulação.

A técnica conhecida como titulação é um método analítico utilizado em laboratórios de química para a determinação da quantidade ou concentração de uma substância em solução. Em uma titulação, utiliza-se uma solução de concentração exata conhecida, ou então outra substância já previamente padronizada, para se conhecer a concentração de outra solução que não seja precisamente conhecida. Adiciona-se assim gradativamente a solução padrão à solução a ser analisada até que se atinja o ponto final da titulação. Sabendo-se então qual a quantidade da solução padrão necessária para reagir totalmente com a solução analisada (de interesse), e a reação química que ocorre entre as duas substâncias, tem-se condições para se calcular a concentração da substância analisada. E para que se detecte então o ponto final de uma titulação, faz-se necessária a adição de uma solução indicadora. No caso, utilizou-se uma solução de azul de bromoltimol, que levou a solução a mudar de cor no momento exato em que a solução atingiu o ponto final.

Desse modo, no experimento que foi realizado, efetuou-se então uma volumetria de neutralização, a qual envolveu a titulação de uma espécie química alcalina (NaOH) com uma solução ácida (HCl) de concentração previamente conhecida a 0,0983mol/L.

Ao finalizar o processo de padronização da solução, pode-se então determinar a concentração real da solução analisada (Normalidade Real), que comumente difere da concentração registrada no frasco de substâncias como a NaOH em laboratórios (Normalidade Teórica). E, com os dados obtidos, é possível então calcular o fator de correção da solução, que nada mais é do que um número que se multiplica pela concentração teórica (normalidade teórica) da solução para se conhecer a real concentração desta (Normalidade Real). Sendo assim, calcula-se o fator de correção simplesmente dividindo o valor real ou experimental da solução pelo valor teórico desta.

OBJETIVO: Padronizar solução de NaOH de concentração próxima a 0,1mol/L utilizando-se uma solução previamente padronizada de HCl, de concentração aferida a 0,0983mol/L, a fim de se aferir a concentração real da solução analisada.

PARTE EXPERIMENTAL

EXPERIMENTO 1:

Materiais:

- 3 Erlenmeyers

- Pipeta Volumétrica

- Bureta

- 1 Becker

- pissete

Reagentes:

- Hidróxido de Sódio (NaOH) ~0,1mol/L

- Ácido Clorídrico (HCl) 0,0983mol/L

Procedimento:

- Utilizando-se pipeta volumétrica, pipetou-se 10mL de NaOH em cada um dos 3 erlenmeyers, e utilizando-se o pissete acrescentou-se pequena quantidade de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (335.3 Kb)   docx (996.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com