TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPC licenciatura em química

Por:   •  24/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO LICENCIATURA EM QUÍMICA

André Felippe de Almeida Xavier

Graduando (IC), andrefelippe10@gmail.com

Palavras-Chave: Projeto Pedagógico do Curso (PPC), Licenciatura, Química.

Introdução

Esse trabalho trata-se de uma pesquisa documental, que aborda uma visão geral do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de licenciatura em química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), campus Aracaju.

Os estudantes brasileiros não tem tido desempenho satisfatório em exames como o Pisa – Programa Internacional de Avaliação de Alunos – o que indica que os estudantes não estão sendo educados para o letramento cientifico. Desta forma, o curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe foi criado para formar professores de Química capazes de atuar na educação do ensino fundamental, médio e profissionalizante. E para se ofertar um curso com uma maior qualidade, foram propostas modificações na matriz curricular e no tempo de conclusão de curso.

Tendo como objetivo formar professores de química, para o ensino fundamental, médio e profissionalizante que tenham uma dimensão de interdisciplinaridade e uma formação cientifica básica. Este profissional deve possuir uma sólida formação teórica, pratica e metodológica.

O acesso ao curso de licenciatura em química é dado através de um processo seletivo, regulado por edital próprio, em que o candidato deve ter concluído o ensino médio ou equivalente.

Este PPC visa à formação do docente para atender principalmente o ensino médio e a educação profissional, por tanto esta estruturado com atividades práticas, estagio supervisionado integrado e as atividades complementares.

Quanto a estrutura curricular, se baseia na construção do conhecimento que fundamentara a formação inicial dos profissionais. As ações pedagógicas para engajar os futuros educadores em equipes interdisciplinares de pesquisa para a construção e produção de conhecimentos articulados às realidades sociais.

As atividades complementares permitem aos alunos uma aproximação com o campo epistemológico da pedagogia e da área especifica, experiências diversificadas de formação e de cultura geral.

O currículo do curso é constituído por uma sequência de disciplinas e atividades ordenadas por matrículas semestrais seriadas (créditos). O curso apresenta uma duração mínima de 8 semestres (4 anos), sendo o tempo máximo de sua integralização de 8 anos, descontado o tempo regimental de trancamento do curso.

O curso traz duas disciplinas voltadas ao meio ambiente, química ambiental e educação ambiental no ensino de química.

Resultados e Discussão

Conclusões

Agradecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (295.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com