TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARO, DILUIÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES

Por:   •  20/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.945 Palavras (16 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS – UFPEL

CURSO QUÍMICA LICENCIATURA

DISCIPLINA QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL

PROF.ª Dr.ª ADRIANE MEDEIROS NUNES

PREPARO, DILUIÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES

Alex Garrido

Chaiana Moura

Pelotas, 2016.

Alex Garrido

Chaiana Moura

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Química Geral Experimental, no Curso de Química Licenciatura, na Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

Prof.ª Dr.ª Adriane Medeiros Nunes

Pelotas, 2016.

Sumário

1.        Resumo        4

2.        Introdução        4

3.        Materiais e métodos        4

3.1.        Materiais        4

3.2.        Reagentes        4

3.3.        Procedimentos Experimentais        4

4.        Resultados e Discussões        5

5.        Conclusões        9

6.        Referências        9


  1. Resumo

        Essa atividade visa tratar da pratica de técnica laboratorial do preparo, diluição, dissolução e padronização de uma solução a fim de apreender, compreender, associar e assimilar todo o processo de uma solução concentrada conhecida. Visa aprimorar aulas praticas anteriores de instrumentação e aferição de medidas exatas de solutos nos ensaios de laboratório ainda calcular e determinar a partir de equações os valores moleculares de uma solução.

 

  1. Introdução

        Esse ensaio experimental tem como seu eixo de interesse apresentar técnicas laboratoriais preparação, diluição e padronização de soluções. Como muitos laboratórios em função de suas atividades diárias, necessitam reservar algumas soluções concentradas em parâmetros pré-determinados para execuções analíticas, mantém armazenado soluções já padronizadas.

        Para tal armazenamento, faz-se necessário o procedimento aqui apresentado ao longo dessa atividade experimental. Com tudo conhecer as informações introdutórias e conceitos prévios, é prioritário para uma maior compreensão dos resultados obtidos ao longo do processo. As misturas conhecer as composições quantitativamente possibilita controlar dosagem ou transferir de um recipiente para outro. Misturas homogêneas conhecidas como soluções, a produção de uma solução esta intrinsecamente ligada ao processo de dissolução ou dissolver a água é um solvente universal. A quantidade molecular aqui apresentada no trabalho representa o soluto que será a base de calculo para a concentração molar. Para determinar uma concentração desconhecida de uma solução utilizou-se a técnica de titulação ou padronização de uma solução.          

Misturas e Soluções  

        Os materiais não são feitos de elementos puros nem de compostos puros, constitui se de misturas de substancias mais simples, algumas ligas são misturas de metais, tem em sua composição uma dureza e resistência a corrosão. Para a realização de objetos, perfumes e compreensão de efeitos químicos presentes na natureza, os químicos necessitam especificar as composição das misturas quantitativamente. Por exemplos conhecer esses parâmetros possibilita a observação de poluentes, controlar dosagem ou transferir de um recipiente para outro. (1)  

Classificação de Misturas

        Compreender diferentes tipos de misturas para detectar a melhor forma técnica de realizar a sua separação. Aqui faremos uma breve introdução da diferenciação entre misturas e compostos. Assim, misturas e seus componentes podem ser separados por técnica física, a sua composição é fixa e as propriedades estão relacionadas com os seus componentes. Já nos compostos os seus componentes não podem ser separados por técnicas físicas, a composição é variável e as propriedades não estão relacionadas com as de seus componentes. (1)

        Misturas onde as moléculas ou íons componentes estão bem dispersos que a composição é a mesma em toda a amostra, independentemente do seu tamanho. Tais condições são conhecidas como misturas homogêneas. É possível reconhecer a diferentes componentes com o auxilio de um microscópio os a olho nu. Sendo assim em uma coluna apresentar componentes diferentes podemos considerar e chamar de misturas heterogêneas um exemplo esta no leito que com o auxilio de um microscópio pode ser observado glóbulos de gorduras flutuando, o ser humano também é considerada um mistura heterogênea por ser formado por milhões de compostos. (1)

        As misturas homogêneas também são conhecidas como soluções muitos dos materiais em nossa volta são soluções um exemplo é o guaraná, a coca-cola, água com açúcar dentre muitas outras. Quando utilizamos o termo dissolver, estamos referindo se a um processo de produção de solução, onde um componente encontra se em maior quantidade na solução e passa pelo processo de dissolução, assim chamado de soluto (a água é um solvente universal). Porém o melado encontra se em maior concentração, mas, é considerado um solvente. Normalmente o estado físico é determinado pelo solvente. (1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (348.4 Kb)   docx (120.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com