TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES

Por:   •  7/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

ENGENHARIA DE TRANSPORTES – 1º Período T-1

Disciplina: Laboratório de Química Aplicada        Professora: Rosângela Maria Ferreira

Alunos: Bruna Marques Da S. Santos

        Eduardo Marra

        Heleonora Das Graças Freitas

Data: 14 de Maio de 2016

PRÁTICA 6 – PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES

1 INTRODUÇÃO

        A química em soluções é amplamente utilizada nas mais diversas áreas. Nesse sentido o conhecimento sobre o preparo de soluções tem fundamental importância tendo em vista que grande parte das reações realmente ocorre em solução aquosa e não aquosa. Uma solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias que podem ser iônicas ou moleculares. A substância em maior quantidade é o solvente. As outras substâncias são chamadas de solutos.

        Nesse mesmo contexto, existem soluções que possuem diferentes componentes e concentrações. Para determinar a concentração de uma solução existem vários métodos e o que será apresentado será uma titulação por reação ácido-base.  Para que uma solução seja empregada como agente titulante, esta deve ter sua concentração exatamente conhecida, além de possuir alto grau de pureza, ser estável nas condições ambiente, não ser higroscópica, reagir segundo relações estequiométricas bem definidas. Esse tipo de substância fica determinado como padrão primário, a qual determina a concentração de outros agentes titulantes, que são denominados como padrões secundários. O procedimento abordado define-se como padronização. O padrão primário utilizado foi o carbonato de sódio (Na2CO3) e como padrão secundário o ácido clorídrico (HCl).

 2 OBJETIVOS

Preparar soluções diluídas ácida (HCl) e básica (Na2CO3), e padronizar a solução de ácido clorídrico (HCl) a partir do agente titulante de padrão primário carbonato de sódio (Na2CO3).


3 MATERIAIS E REAGENTES

  1. Balança analítica;
  2. Vidro de relógio;
  3. Suporte Universal;
  4. Béquer;
  5. Pipeta de Pasteur;
  6. Pipeta;
  7. Pisseta;
  8. Balão volumétrico;
  9. Tampa para os balões;
  10. Erlenmeyer;
  11.  Bureta;
  12. Relógio de pulso digital

3.1) Reagentes utilizados:

  • Solução HCl 34% m/v;
  • Carbonato de Sódio (Na2CO3) ;
  • Água destilada;
  • Alaranjado de metila

4 PROCEDIMENTO

        Inicialmente preparou-se a solução de padrão primário. Para tanto foi necessário pesar 0,53 g Na2CO3, sobre um vidro de relógio, em uma balança analítica. Em sequência, foi utilizada uma pisseta com água destilada para transferir a massa pesada para um balão volumétrico de 100,0 mL. Adicionou-se água ao balão em quantidade suficiente para se atingir o pescoço do recipiente e posteriormente acertou-se o menisco utilizando uma pipeta de Pasteur. O balão foi tampado e agitado para homogeneização da solução no recipiente.

        Para preparação da solução de padrão secundário foram colocados 2,65 mL da solução de HCl 34% m/v em um béquer de 100,0 mL contendo uma pequena quantidade (cerca de 10,0 mL) de água destilada. A solução presente no béquer foi transferida para um balão volumétrico de 250,0 mL. Adicionou-se água ao balão em quantidade suficiente para se atingir o pescoço do recipiente e posteriormente acertou-se o menisco utilizando uma pipeta de Pasteur. O balão foi tampado e agitado para homogeneização da solução no recipiente.

        Para realizar a padronização da solução de HCl pela solução de Na2CO3, foi necessário ambientar a bureta de 25,0 mL. Para isso utilizou-se um béquer que também foi ambientado com 5,0 mL da solução de HCl. O béquer ficou posicionado abaixo da bureta, presa a um suporte universal, e a bureta foi completamente preenchida com 25,0 mL da solução de HCl, e posteriormente abriu-se a torneira da bureta para retirar a amostra da solução utilizada para realização da ambientação, essa amostra foi descartada em sequência. Com a bureta ambientada e presa ao suporte universal, adicionou-se aproximadamente 27,0 mL da solução de HCl. Acertou-se o menisco abrindo a torneira da bureta. Feito isso, coletou-se 10mL de Na2CO3 com o auxílio de um balão volumétrico e um pipetador e essa solução foi transferida para um erlenmeyer. No recipiente contendo carbonato de sódio, foram acrescentadas três gotas de alaranjado de metila (indicador ácido-base). Por fim realizou-se a titulação até observar a alteração de tonalidade, de alaranjado para róseo. Esse processo foi executado em duplicata.

5 RESULTADOS

5.1) Preparação das soluções:

Padrão primário: para o experimento foi determinado a utilização de 100,0 mL de solução de Na2CO3 0,05 mol·L-1 que, por meio dos seguintes cálculos estequiométricos, definiu-se a massa de Na2CO3 necessária para o preparo da solução.

1 mol de Na2CO3 –––– 105,99 g. Logo:

0,05 mol               –––– x g

x = 5,29 g.   E para 100,0 mL de solução temos:

5,29 g  –––– 1000,0 mL

    x     ––––  100,0 mL. Logo:

x = 0,529 g de Na2CO3

No entanto a massa pesada na balança analítica foi de 0,5381 g.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (171.4 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com