TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padronização de NaOH

Por:   •  19/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO

Os métodos volumétricos são um grupo de procedimentos quantitativos baseados na determinação da concentração de um constituinte de uma amostra a partir de uma reação, em solução, deste com um reagente de concentração conhecida, acompanhada pela medida de quantidades discretas de solução adicionada. Genericamente, trata-se de determinar a concentração de uma espécie de interesse em uma amostra a partir do volume (ou massa) de uma solução com concentração exatamente conhecida (solução padrão) necessária para reagir quantitativamente com esta amostra em solução (solução problema) (JEFFERY,1992).

A determinação da concentração de uma solução (solução problema) a partir de sua reação quantitativa com uma quantidade conhecida de uma substância que é pura (padrão primário) é chamada de titulação de padronização, ou simplesmente padronização. Neste caso, após ter sua concentração determinada, a solução problema passa a ser uma solução padronizada (HARRIS, 2001)

A padronização de uma solução convém para determinação de sua concentração real (ou pelo menos um valor muito próximo do real). Por meio deste processo é possível encontrar o Fator de Correção, um valor adimensional utilizado para conformidade da concentração da solução em questão. Antes da padronização é conhecida a Normalidade Teórica. Após a padronização a concentração real da solução (Normalidade Verdadeira) é definida pelo produto:

Fc=VT/VR

Onde:

VT = Volume teórico

fc = fator de correção

VR = Volume real

O biftalato de potássio (C8H5KO4) atuou como um padrão primário, por permanecer inalterado ao ar durante a pesagem, possuir alto índice de pureza, ter uma massa molecular relativa elevada, a fim de que erros de pesagem possam ser desprezíveis. E além disso, a substância é facilmente solúvel nas condições em que será empregada. (VOGEL, 1981)

O NaOH (Hidróxido de Sódio) é uma base forte, que se encontra muito dissociada em solução aquosa. (FREITAS e COSTA, 1978)

C8H5KO4 + NaOH == C8H4O4NaK + H2O

2.OBJETIVO

Padronizar o hidróxido de sódio (NaOH) com biftalato de potássio (C8H5KO4), achando o fator de correção para tornar esta base uma solução padrão.

3.MATERIAIS UTILIZADOS

1. Balança analítica

2.Espátula para pesagem

3. Béquer – 100 ml

4. Balão volumétrico – 250 ml

5. Bureta – 50 ml

       6. Erlenmeyer - 125,0ml

7.Água destilada

8.Indicador fenolftaleína

9. Biftalato de potássio

10. Hidróxido de Sódio

4.METODOLOGIA

-Preparou-se 250 ml de uma solução de NaOH 0,1M.

-Foi calculado a massa do biftalato de potássio (C8H5KO4) para reagir com 25 ml de NaOH 0,1M.

-Transferiu-se para um erlenmeyer de 250 ml.

-Foi adicionado ao erlenmeyer, 25 ml de água destilada e em seguida titulado com NaOH.

- O procedimento foi realizado em triplicata, anotando-se os volumes gastos de NaOH.

-Fez-se a média dos volumes e calculou a concentração real da amostra de NaOH.

5.RESULTADOS E DISCUSSÕES

Na titulação do NaOH foi conduzida lentamente, controlando o fluxo da bureta com a mão esquerda que foram gasto em média 26 ml; observando o ponto de viragem na solução do erlenmeyer com característica rósea. Foi utilizada neste procedimento uma solução padrão primária o biftalato de potássio.

Observou-se que a viragem da substância em cada caso foi de diferente volume podendo ser levado em conta a velocidade da titulação ou a pesagem da substância.

*Obs: Padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição até um volume definido de solução. A solução que se obtém é uma solução padrão primário.

Dados:

Mm NaOH=40 g/mol

Mm C8H5KO4=204 g/mol

Volume teórico=25 ml

Cálculos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com