TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa para elaboração de TCC

Por:   •  20/8/2017  •  Resenha  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA [pic 1]

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS

CURSO DE ENGENHARIA QUIMICA

   

TRATAMENTO BIOLÓGICO AERÓBIO DE EFLUENTES COM ALTO TEOR DE GORDURAS COM LIPASES

Orientador: Prof. Dr. Jean Carlo Alanis

GESSICA RODRIGUES PRADO

KAMILA OCASO BERNARDO

KARINE CRISTINA CLEMENTINO BARBOSA

BARRETOS – SP

2013

GESSICA RODRIGUES PRADO

KAMILA OCASO BERNARDO

KARINE CRISTINA CLEMENTINO BARBOSA

   

 

TRATAMENTO BIOLÓGICO AERÓBIO DE EFLUENTES COM ALTO TEOR DE GORDURAS COM LIPASES

Projeto apresentado como exigência parcial para obtenção do crédito da disciplina de Metodologia Científica do curso de engenharia química do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB).

Prof. Dr. Antônio Carlos Marangoni.

BARRETOS – SP

2013

SUMÁRIO[pic 2]

1 INTRODUÇÃO        3

2 JUSTIFICATIVA        3

3 OBJETIVOS        4

4 HIPÓTESE        4

5 METODOLOGIA        4

6 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        5

7 REFERÊNCIAS        6

1 INTRODUÇÃO

As atividades industriais vêm gerando grandes quantidades de resíduos e efluentes. O que tem sido motivo de diversos estudos cujo objetivo é a redução do impacto ambiental.

A gordura é um dos principais problemas, pois ela apresenta baixas taxas de biodegradação e se acumulam no sistema de tratamento. O alto teor de gordura afeta principalmente a eficiência de transferência de oxigênio, dificultando as trocas gasosas (Lefebvre et al., 1998).

A utilização de enzimas é uma alternativa no tratamento de efluentes, sendo as lipases uma das classes de enzimas mais estudadas nesse sentido (Macrae e Hammond, 1985). Podem ser encontradas nos microorganismos que através da fermentação liberam a enzima para o meio extracelular. Tendo como função catalisar a hidrólise de ligações éster-carboxílicas, presentes em acilgliceróis (Jaerger et al., 1994).

A fermentação em meio solido vem sendo uma das mais apropriadas formas de processo para esse fim, pois o seu custo de produção é baixo e contribui para a redução do impacto ambiental. (Gombert et al., 1999).

2 JUSTIFICATIVA

Os elevados teores de gorduras nos efluentes causam problemas no tratamento biológico. As indústrias vêm tendo dificuldades no tratamento de resíduos orgânicos, pois as gorduras apresentam baixas taxas de biodegradação e acumulam no sistema de tratamento.

O estudo de enzimas, principalmente lípases, no tratamento para a redução do teor de gordura tem se tornado o mais eficaz, (Karan e Nicell, 1997), pois elas hidrolisam óleos e gorduras, beneficiando as condições de operações no tratamento aeróbio (Jaeger et al., 1994).

 

3 OBJETIVOS

Os tratamentos biológicos de efluentes industriais têm como objetivo remover a matéria orgânica dissolvida e em suspensão como substrato para microrganismos tais como bactérias, fungos e protozoários, que a transformam em gases, água e novos microrganismos. Os produtos formados devem ser mais estáveis, tendo os esgotos ou efluentes industriais tratados um aspecto mais claro, uma significativa redução da presença de microrganismos e uma menor concentração de matéria orgânica (RAMALHO, 1983).

As indústrias compram enzimas com alto custo comercial. Este projeto tem como finalidade produzir uma enzima utilizando a cultura para o fungo Penicillium Restrictium, isolado a partir de torta de babaçu. Sendo este um método econômico.

4 HIPÓTESE

Os tratamentos biológicos de efluentes industriais, têm como objetivo remover a matéria orgânica dissolvida e em suspensão, o tratamento desses efluentes utilizando enzimas capazes de hidrolisar as proteínas é de grande importância em sistemas de lodo ativado contínuo. Por exemplo, um biorreator com pré-tratamento enzimático chega a ter 6% mais redução de DQO do que um sem pré-tratamento, consequentemente diminuir o acúmulo de gordura no lodo.

5 METODOLOGIA

Penicillium restrictum, é um fungo extraído do óleo de babaçu, será utilizado nesse projeto, pois este é o fungo mais adequado a esta situação.

Na etapa de hidrólise enzimática, será utilizado torta de babaçu seca a 45ºC por 4 horas, após a hidrólise enzimática o efluente será separado da torta, o efluente hidrolisado será mantido sobre refrigeração ate o seu uso.

Para isso será utilizado um sistema de lodos ativados, sendo este um tratamento mais eficiente. Segundo GANCZARCZYK (1983) o sistema de lodo ativado é considerado o mais versátil dentre os sistemas biológicos de tratamento de águas residuárias. É possível obter-se um efluente com uma concentração de matéria orgânica relativamente baixa, quer a concentração da mesma no afluente seja elevada ou baixa.

6 CRONOGRAMA

Quadro 1 – Cronograma de execução do projeto

Etapa

2012

2013

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

1- Elaboração da temática

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2- Levantamento bibliográfico

x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3- Elaboração do projeto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4- Coleta de dados pertinentes

 

 

x

x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5- Tratamento de dados

 

 

 

x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6- Sintetização do produto

 

 

 

x

x

x

 

 

 

 

 

 

 

 

7- Testes com o produto

 

 

 

 

 

x

x

x

 

 

 

 

 

 

9- Relatório e artigo

 

 

 

 

 

 

 

x

x

x

 

 

 

 

10- Formatação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

12- Entrega do trabalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

x

7 REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (164.8 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com