TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRESENTAÇÃO DE INTENÇÕES DO PROJETO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA O TCC

Por:   •  10/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

ALUNO:

MATRÍCULA:

APRESENTAÇÃO DE INTENÇÕES DO PROJETO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA O TCC

Objetivo dessa apresentação é colocar em perspectiva as intenções provisórias do aluno sobre seu projeto de pesquisa para o TCC.Objetiva, também, oportunizar ao aluno exercitar sua capacidade de comunicação escrita de forma precisa e consistente. Ao mesmo tempo pretende-se facultar ao aluno a oportunidade de demonstrar sua capacidade de apreensão de conteúdos expostos na literatura sobre seu tema proposto everificar suas habilidades ao tomar tais conteúdos e coloca-los em um ordenamento lógico visando o desenvolvimento de estudos especializados sobre a área de seu interesse.

Problema: Como pequenas empresas podem trabalhar técnicas de marketing de guerrilha para alavancarem seus resultados?

Objetivo Geral: O presente estudo visa identificar e descrever meios pelos quais as pequenas empresas podem atingir seu público alvo de forma não convencional. Tais técnicas utilizam a criatividade para impactar seus clientes e não-clientes, fugindo das mídias tradicionais já existentes, fazendo com que os empreendedores possam maximizar seus lucros através desta ferramenta que requer pouco investimento e aufere excelentes resultados quando utilizada de forma adequada.

Objetivo específico I: 1- TEORIA GERAL DO MARKETING

Neste capítulo serão explicados a história e os conceitos principais do  marketing tradicional, que servirá de base para o entendimento correto do marketing de guerrilha, bem como será abordado as características do Marketing Direto, o único método de marketing que é utilizado tanto no marketing tradicional, como no marketing de guerrilha.

Segundo KOTLER (1998) o marketing possui diversas definições, mas a que melhor atende é essa:

Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. (p.27)

Objetivo Específico II: 2- MARKETING DE GUERRILHA ESTRATÉGICO

     Criado inicialmente como estratégia de marketing, com o passar dos anos o marketing de guerrilha tornou-se mais famoso por outro conceito, conforme Site Mundo do Marketing [5], este mais voltado para a área de propaganda, onde o termo marketing de guerrilha é utilizado para denominar técnicas de divulgação em que não se compra mídia, e que podem ser usados por empresas menores, já que não exigem o uso de muito recurso financeiro, mas sim de grande criatividade e ousadia.

Neste capítulo serão abordadas as técnicas e os conceitos de marketing guerrilha estratégico, nascido a partir da ideia do marketing de guerra, onde são abordadas técnicas de posicionamento estratégico, e de comportamento de pequenas empresas em que o mercado é tratado como um campo de batalha, disputado por diversas empresas, cada uma com suas táticas específicas para alcançarem êxito.

                

Objetivo Específico III: 3- TÉCNICAS DO MAKETING DE GUERRILHA

 Para finalizar o estudo neste capítulo serão abordadas as técnicas de marketing guerrilha, técnicas estas muito úteis e utilizadas por empresas de todos os tamanhos no Brasil e no exterior.

Aqui temos algumas das diversas ferramentas utilizadas pelas empresas e agências de propaganda guerrilheiras. Dentre essas ferramentas destacam-se:

  • PR Stunt: baseia-se na criação de situações diferentes e inusitadas, com intuito de chamar a atenção da mídia.
  • Arte Urbana: A arte urbana baseia-se na criação de manifestações artísticas em espaço público, com o intuito de divulgar algo relacionado à marca ou produto.
  • Viral: O marketing viral tornou-se conhecido com a proliferação da Internet, pois sua utilização está diretamente relacionada ao uso de redes sociais.

  • Buzz Marketing: O buzz marketing, também conhecido como marketing boca a boca, tem como princípio, como o próprio nome indica, a transmissão de informações sobre um produto ou serviço entre pessoas, sem o auxílio de mídias contratadas.

Justificativa: As pequenas empresas tendem a não investir em marketing por considerar um gasto desnecessário e muitas vezes alto, porém, desconsideram o fato de que com o advento e popularização da Internet, um leque de oportunidades foi aberto, trazendo múltiplas possibilidades de interação com seu público alvo, captação de novos clientes e divulgação seus produtos e serviços, com custos reduzidos, se comparados as campanhas de marketing e propaganda em mídias tradicionais. Além disso, o marketing de guerrilha faz uso da criatividade e do inusitado, para atrair mídia espontânea e a atenção dos consumidores. Tais campanhas, que muitas vezes custam valores irrisórios, demandam muito mais ousadia que dinheiro. Num mercado competitivo em que vivemos, as pequenas empresas devem buscar formas alternativas para garantir sua sobrevivência.

     Com as técnicas do marketing de guerrilha, os empresários podem criar ações para maximizar seus lucros investindo em mídias sociais, as quais não exigem um investimento em dinheiro, mas demandam uma boa dose de criatividade.

Com intuito de oferecer aos empresários base teórica suficiente para otimizar suas ações, são apresentadas técnicas de guerrilha estratégica, ideais para que possam encontrar um nicho ou segmento de mercado não explorado ou precariamente explorado, onde tem possibilidade de investir pouco dinheiro e muita criatividade, visando ampliar o reconhecimento de suas empresas nos nichos ou segmentos escolhidos.

.

Referências Bibliográficas:

LEVINSON, J. Excelência no Marketing de Guerrilha [Guerrilla Marketing Excellence, Tradução: Dinah de Abreu Azevedo], 1994, Editora Saraiva

KOTLER, P. Marketing de A a Z, 3ª Edição, 2003, Elsevier Editora ltda

COBRA, M. Administração de Marketing 2ª Edição, 1992, Editora Atlas S.A

Aprendizado: Ao iniciar o projeto de pesquisa, para o TCC, pode observar a importância de uma pesquisa bem elaborada, da necessidade de buscar vários autores para embasamento teórico uma vez que o assunto é instigante e relevante.

Foi possível observar que ao  desenvolver um trabalho acadêmico faz-se necessário um prévio conhecimento de normas e padrões de forma a respeitar opiniões e conceitos elaborados por autores que serão trabalhados durante a elaboração do trabalho.

Ao concluir este trabalho sei que estarei dando mais um passo para o meu aprimoramento como futuro profissional. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com