TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponto de fusão da substância

Artigo: Ponto de fusão da substância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Artigo  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

O ponto de fusão é a temperatura á qual uma substancia funde ou passa do estado solido para o estado liquido, tudo depende das forças existentes entre as moléculas da substancia solida. Se estiverem fortemente ligadas umas nas outras, a temperatura necessária para separá-las deve ser elevada, para dispô-las em sua nova forma, o liquido, neste estado as partículas não podem se afastar muito umas das outras e nem se avizinhar demais. (RUSSELL, 1994)

Por esse motivo suas características físicas são intermediarias entre sólidos e gases, substancia diferente possuem ponto de fusão diferente, que as caracterizam. Podemos citar os compostos orgânicos com propriedades semelhantes como os hidrocarbonetos parafinicos são difíceis de se distinguir, pois tem atividade química praticamente idênticas. (RUSSELL, 1994)

A pureza de uma determinada substancia também influi grandemente no valor de seu ponto de fusão pode-se também avaliar o grau de pureza de um solido, para algumas substancias não existe ponto de fusão, pois elas se decompõe antes de se fundirem, podemos citar a madeira quando é aquecida não se funde, mas carboniza-se. (RUSSELL, 1994)

Quando se aquece um solido a partir de uma temperatura muito inferior é do seu ponto de fusão, esta sobe gradualmente ate alcançar esse ponto, ainda que o fornecimento de calor prossiga, a temperatura mantém inalterada por um certo intervalo, o calor que antes da substancia atingia o seu ponto de fusão era utilizado para o aumentar a vibração molecular, agora é empregado para arrancar as partículas das posições que ocupavam, ou seja, a energia calorífica destina-se apenas a destruir o reticulo cristalino, não contribuindo para o aumento da temperatura, nesta fase a energia calorífica empregada é chamada de calor latente de fusão, a substancia encontra-se parte no estado solido e parte no estado liquido. (RUSSELL, 1994)

1.1. ACIDO BENZÓICO

Acido benzóico ou benzoatos são encontrados facilmente na maior parte da dos frutos, especialmente em bagas, as uvas dos montes são uma fonte muito rica em acido benzóico, alem das frutas o acido ocorrem naturalmente em cogumelos, canela, cravos e em alguns produtos de leitaria, para propósito comerciais, é preparado quimicamente a partir do tolueno. (FOOD INF, 1999)

1.2. α- NAFTOL

O naftol é uma substancia química e um produto orgânico, ocorrendo na forma de pó cristalino branco, parcialmente solúvel em água, muito solúvel em álcool metílico, existe muitos riscos em caso de incêndio formam-se gases inflamáveis e vapores perigosos. (DINAMICA QUIMICA, 2001)

2. OBJETIVO

Determinar o ponto de fusão do acido benzóico e do α- naftol, e comparar a temperatura atingida de ambas as substancias.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »