TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparo de Soluções

Por:   •  31/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 7

PREPAROS DE SOLUÇÕES[pic 1][pic 2]

Ana Carolina Oliveira¹ , Letícia dos Santos Nascimento², Lícia Santos Cruz³, Sheyla Nogueira Ramos4.

Laboratório de Química.

Felipe Oliveira Souza.

carolinda_acso@hotmail.com¹, liciascruz@gmail.com³, sheyla.nramos@hotmail.com4.

  Solução  é definida como sendo a mistura homogênea de mais de um componente, na dissolução de uma substância em outra, a que se dissolve é o soluto e o meio de dissolução é o solvente. As soluções são obtidas para qualquer um dos três estados da matéria: sólido, líquido ou gasoso. Todas as misturas. Todas as misturas gasosas são soluções, pois, qualquer mistura de gases homogênea. Em toda solução com participação da água, esta é considerada como solvente, esteja ou não em maior quantidade. O preparo de uma solução exige atenção a alguns passos, como  o cálculo da quantidade de soluto a ser utilizada, a medição desse soluto, a sua diluição no meio solvente e homogeneização, seguida de armazenagem. O objetivo principal do presente relatório é formar uma reação química quantitativa, onde a quantidade interfere no mesmo......................................................................

Introdução

    Ao ser desenvolvido uma solução em meio aquoso, foi possível entender que é preciso muito cuidado pois dependendo do material as pessoas que mexem com isso estão correndo risco de vida caso entre em contato com ele, e também observar como o hidróxido de sódio e um ácido sulfúrico e cloreto de sódio reagem.

  Para obter os valores e dar inicio ao procedimento foi necessário a realização de cálculos para obtenção dos valores a serem usados no preparo dos experimentos. Foi possível observar que o Hidróxido de sódio é exotérmico, pois, na medida em que a experiência foi realizada notou-se que a substância libera calor.              

    No decorrer do relatório é possível observar a interação das substâncias.


Procedimento experimental

MATERIAIS

REAGENTES

Balança

Clóreto de Sódio (NaCl)

Béquer 100ml

Hidróxido de Sódio (NaOH)

Bastão de Vidro

Ácido Sulfúrico (H2SO4)

Garrafa Lavadeira

Água destilada

Balão volumétrico de 100ml

Solução de Fenolftaleína

Espátula de Porcelana

Papel tornassol azul e vermelho

Fúnil

Nessa experiência quatro, foram realizadas 4 etapas, sendo que a terceira não foi realizada porque o a etapa dela é a mesma que a primeira a diferença é que a primeira, foi feita com Hidróxido de sódio e a terceira com cloreto de sódio e também ela não foi realizada devido ao tempo.

ETAPA 1

A experiência que era pra ser realizada na etapa 1 era de prepara uma solução aquosa de NaOH sendo que essa experiência tinha que ser de 100ml com concentração D 0,5mol\ de NaOH. Para a realização dessa experiência foi necessária fazer os cálculos para descobrir a massa, o volume e a concentração calculada

0,5 mol em 100 ml

0,5 mol – 1L                          40g – 1mol

   X     - 0.1L                              y – 0.05

X= 0.05 mol                              y= 2.0g

Logo após a cálculo foi necessário medir na balança analítica 2g de Hidróxido de sódio no Béquer de 100ml logo o peso achado foi de 2.23g não podendo sair da casa do dois senão a reação química seria muita elevada logo após que colocou um pouco de água no Béquer mexeu a água para ver solubilidade, depois transferiu para o  balão volumétrico de 100ml ao realiza transferência foi necessário adicionar água até aonde se encontrava a lista que indicava que a água já tinha chegado a 100ml  logo após o material foi fechado e guardado.

M= n1/V(L) Sendo que M: molaridade, n1 números de moles do soluto e V(L) volume de solução em litros.

n1=m1/PM1 Sendo que n1: números de moles do soluto, m1 massa do soluto e PM1 peso molecular do soluto

Essa fórmula ela foram usadas para a realização do cálculo.

ETAPA2-

E experiência a ser realizada nessa etapa foi uma solução aquosa de ácido sulfúrico no qual preciso de 100ml de água para uma concentração de 0,5mol\l de H2SO4. Como na etapa 1 na etapa 2 também foi necessário fazer o cálculo para acha a quantidade de grama para realizar essa experiência, mas sendo que essa conta é mais complexa como está descrita a seguir:

1° 0.5mol – 1l                     2° 98g – 1mol             3° 4.9g – 95%              4° 1.84g-1ml

      xmol – 0.5l                       y – 0.05mol                     z – 100%                    5.16g—w

 x=0.05mol                                  y= 4.9g                         z= 5.16g                         w= 2.80ml

Como o ácido sulfúrico é muito corrosivo se cair na pele na roupa ou em qualquer lugar ele corroer tudo H2SO4o deixando feridas em forma de queimadura, também ele dilata as vidrarias que é usada no laboratório foi necessário muito cuidado na hora de transferi-lo para o balão volumétrico e também foi necessário colocar mais ou menos três dedos de água no balão para ele não ser destilasse pois o ácido ele esquenta muito, logo após isso adicionou o restante da água que faltava para completar o 100ml do balão e ai a solução foi guardada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (137.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com