TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparo de soluções

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.623 Palavras (11 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE NORTE CAPIXABA DE SÃO MATEUS

ENGENHARIA MECÂNICA

ANDRE GUERRA BATISTA

CRISTIANO GONÇALVES DILLEM

FILIPE ALMEIDA COSTA

KAIQUE SANTOS DOS ANJOS

ROTEIRO EXPERIMENTAL AULA 3: PREPARO DE SOLUÇÕES

SÃO MATEUS

2015

ANDRE GUERRA BATISTA

CRISTIANO GONÇALVES DILLEM

FILIPE ALMEIDA COSTA

KAIQUE SANTOS DOS ANJOS

ROTEIRO EXPERIMENTAL AULA 3: PREPARO DE SOLUÇÕES

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Norte Capixaba de São Mateus como requisito parcial para obtenção de nota no bimestre na disciplina de Laboratório de Química. Orientador (a): Tamires Lacera da Silva.

SÃO MATEUS

2015

  1. INTRODUÇÃO

As soluções são sistemas homogêneos formados por uma ou mais substâncias dissolvidas (soluto) em outra substância presente em maior proporção na mistura (solvente). Nos laboratórios, nas indústrias e no nosso dia-a-dia; as soluções de sólidos em líquidos são as mais comuns. Um exemplo muito conhecido é o soro fisiológico (água = NaCl). Nesses tipos de soluções, a água é o solvente mais utilizado (não importa se na solução existir mais de um solvente. Se a água estiver presente, ela será o solvente da solução, independentemente de sua quantidade), sendo conhecida por solvente universal. Essas soluções são chamadas soluções aquosas.

  1. OBJETIVO

Aprender técnicas de medidas de temperatura, massa e volume e aprender métodos de preparação de diferentes tipos de solução de uso comum em laboratórios, bem como identificar unidades de concentração.

  1. MÉTODO DE DETERMINAÇÃO

3.1 MATERIAIS NECESSÁRIO

  • Béquer de 50 ml 
  • Béquer de 100 ml 
  • Balão volumétrico de 100 ml 
  • Pipeta graduada de 20ml 
  • Pipeta volumétrica de 10, 20 ou 25 ml 
  • Vidro de relógio 
  • Funil de vidro 
  • Espátula 
  • Bastão de vidro 
  • Papel filtro 
  • Frasco lavador 
  • Fita adesiva

 

3.2 REAGENTES NECESSÁRIOS

  • HCl concentrado 
  • NaOH 
  • Água destilada 

3.3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAL

No laboratório todos os cálculos dos solutos e soluções, antecedem o início das práticas e experimentos.

PREPARO DE SOLUÇÕES

 Solução 1:   A partir dos dados de densidade e porcentagem de massa do ácido concentrado (HCl), encontrados no rótulo deste, foi calculado o volume do ácido necessário para preparar 100ml de uma solução 1mol/L. encontrado o volume pesar ou medir o solido/químico, dissolver o soluto usando uma pequena quantidade de água destilada em um béquer, transfira a pre-solução para o balão volumétrico de 50ml com auxílio de um funil de vidro, lavar todos os materiais que entram em contato com a pre-solução com pequenas porções de água destilada, a mesma será transferida para o balão volumétrico contendo a pre-solução. Lave o funil de vidro e as demais vidrarias e descarte no tanque. Adicionar água destilada ao balão até próximo a linha do menisco. Secar com o papel de filtro o balão. Com a pipeta paster completar o volume e homogeneizar. 

 

Solução 2: A partir dos dados de densidade e porcentagem de massa da base (NaOH) foi preparado 100ml de uma solução 0,1 mol/L de NaOH, a partir do reagente solido P.A. Com a quantidade de massa necessária calculada utilizou a balança de precisão tarando a mesma, colocou o reagente solido até 0,416g bem próximo da margem do cálculo que foi de 0,4. Foi acrescentado 20 ml de água destilada para dissolver o reagente sólido com auxílio do bastão de vidro, após a diluição foi transferida a solução para o balão volumétrico de 50ml. O béquer contendo o soluto foi lavado 3 vezes e transferido para o balão volumétrico. Logo após foi acrescido água destilada até bem próximo a linha do menisco. Com a pipeta paster completou o volume até a linha do menisco em seguida realizar a homogeneização.  

 

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Solução 1Após ter sido calculado a massa necessária de HCl (como mostra os cálculos abaixo), foram pesados 9,8 g HCl na balança de precisão, dentro de um béquer de vidro e transferido para outro béquer. É adicionado por volta de 25ml de solvente sendo misturado continuamente com o bastão de vidro, após isto a solução foi transferida para um balão volumétrico e foi adicionado o restante de água destilada até completar 100ml de solução, resultando numa solução de 8,35.10^-3 g/L HCl. 

 

Foram realizados 02 cálculos para solução 1: 

 

-  1,0 mol/L HCl   →    100ml   →  37 % pureza de HCl  →   densidade   1,18 HCl 

 

1,18g    →      1ml                             HCl=  1,01g/0,084L = 12,02mol/L 

 

100g     →        x                                C1V1          =           C2V2 

                                                            12,02 . V1 =           1,0mol/L . 100ml 

X= 84,7ml → 0,084L                            V1           =            8,32 

  1,0 mol/L HCl   →    100ml   →  37 % pureza de HCl  →   densidade   1,18 Cl

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (207.5 Kb)   docx (462.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com