TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparo e Padronização de Solução

Por:   •  22/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 6
  • Resumo

Inicialmente mediu-se em uma proveta a concentração de HCl  para ser misturada com água, em seguida foi devidamente homogeneizada e transferida para um vidro e rotulado. Após a pesagem da massa do Na2CO3, o mesmo foi dissolvido em água, e recebeu três gotas de indicador de metila alaranjado. Em seguida o HCl foi colocado na bureta, para que então o processo de titulação ocorresse.

  • Introdução

A titulação é o método usado para identificar a concentração de um soluto das reações sendo destacadas nesta literatura dois tipos, a ácida-base (acidimetria-alcalimetria) e a titulação redox. Na titulação, é usada também para o controle de pureza da água, na determinação da composição do sangue e no controle da qualidade das indústrias de alimentos. E a concentração é um termo utilizado para identificar a quantidade de soluto dissolvido em um solvente.[1]

Nas reações envolvendo titulação, o volume de uma das soluções é conhecido, e assim pode ser possível medir o volume da outra solução. A titulação apresenta dois termos o analito e o titulante, aqui representados pelas bases e ácidos respectivamente ou vice e versa.[1]

O ponto estequiométrico da reação é detectado com o auxílio do um indicador, um corante solúvel em água presente na solução em análise e a solução contida na bureta misturam-se e este ponto é o equilíbrio em volume entre analito e titulante e logo após muito repentinamente, ocorre mudança de coloração na solução analisada, determinando o ponto de viragem. A mudança de cor determina o fim da reação.[1]

Conforme os constituintes de uma reação, a titulação classifica-se em

  • Acidimetria- dosagem de um ácido.
  • Alcalimetria- dosagem de uma base.
  • Volumetria de precipitação- quando ocorre reação com formação de precipitado.

Volumetria de oxi-redução quando ocorre uma reação entre um oxidante e um redutor.[2]

Solução é uma dispersão molecular homogênea de duas ou mais substâncias, ou seja,um estado em que as substâncias estão subdivididas de modo que suas partículas estejam em dimensões moleculares, atômicas ou iônicas; e só podem ser separadas por processos físicos. O preparo de uma solução envolve o uso de uma outra solução,feita a partir de uma substância no estado sólido, de modo que se possa saber com exatidão sua concentração. Essa solução – chamada de padrão primário – é utilizada para a verificação da solução problema, ou seja, a que está sendo preparada. A esse processo de verificação da concentração dá-se o nome de padronização.[3]

O objetivo do experimento é padronizar o acido clorídrico (HCl) por meio do carbonato de sódio (Na2CO3), para assim verificar a concentração do HCl por meio da utilização da titulação.

  • Parte Experimental

Materiais e reagentes

Os seguintes materiais disponíveis, no laboratório de Química da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), utilizados neste experimento:

- balança analítica                           - Bureta 50ml                   - Becker  

-erlenmeyer de 250ml                     - espátula

- proveta 50ml                                 - vidro de relógio

- balão volumétrico 1000ml            - funil

As seguintes substancias disponíveis, no laboratório de Química da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), foram utilizadas neste experimento:

- alaranjado de metila

-carbonato de sódio (Na2CO3)

-acido clorídrico (HCl)

  • Procedimento

1º passo: mediu-se em uma proveta 9,0 mL de ácido clorídrico concentrado que foi transferido para um balão volumétrico que já continha cerca de 150 mL de água destilada.

2º passo: Homogeneizou-se a solução e em seguida o volume do balão foi completado em 1000 mL com água destilada. Transferiu-se a solução para um recipiente de vidro, lavado e seco, e rotulado.

3º passo: Pesou-se 0,2062 g do carbonato de sódio seco e transferiu-se para um erlenmeyer de 250 mL, diluindo o carbonato de sódio com 50 mL de água destilada. Adicionou-se 3 gotas do indicador alaranjado de metila.

4º passo: Encheu-se uma bureta de 50 mL com solução de HCl a ser padronizada. Adicionou-se gota a gota com agitação a solução de HCl ao erlenmeyer ate a mudança de coloração da solução de carbonato de sódio. Anotando-se o volume gasto. Repetiu-se a titulação usando outra porção de carbonato de sódio.

5º passo: Efetuou-se uma titulação em branco, usando um volume de água destilada igual ao volume final da titulação, aproximadamente 90 mL, com a mesma quantidade de indicador, 3 gotas de alaranjado de metila.

  • Resultados e Discussões

Para a realização do calculo da concentração do HCl primeiramente se realizou os cálculos para as medias de peso do carbonato de sódio (tabela 1) e medias dos volumes obtidos da titulação (tabela 2).

Realização

Peso (g)

1º vez

0,2062

2º vez

0,2083

Tabela 1. Peso do Carbonato de Sódio.

Com o peso do carbonato de sódio pode-se calcular a media da massa utilizada durante a pratica.

[pic 1]

[pic 2]

Na tabela 2 encontram os volumes de HCl utilizados na titulação.

Realização

Volume (mL)

1º vez

34,5

2º vez

35,5

Tabela 2. Volume do HCl utilizado na titulação.

Com o volume do HCl pode-se calcular a media da volume utilizada durante a pratica.

[pic 3]

[pic 4]

Com a media do peso de carbonato de sódio e do volume de HCl calculou-se a concentração de HCl na titulação.

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Onde m é a massa de carbonato de sódio utilizada na titulação, V volume da solução de HCl consumida e a massa molar do sódio utilizada na padronização 106,0 g/mol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (183.8 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com