TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparo e diluição de solução

Por:   •  19/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.637 Palavras (7 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Pouso Alegre

Curso: Licenciatura em Química

Prática: 02

Preparo e diluição de solução



POUSO ALEGRE

Março/2017


Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Pouso Alegre

Curso: Licenciatura em Química

Prática: 02

Preparo e diluição de solução

Caroline Jambasse
Eder Pereira Euzebio
Sabrina Graziely Ferreira Silva
Vanessa Fabiana Pereira











POUSO ALEGRE
Março/2017

1 – INTRODUÇÃO

         Para entendermos a preparação laboratorial de soluções com uma concentração conhecida, é necessário primeiro conhecer alguns conceitos para que se torne claro qual o intuito da atividade experimental. Primeiramente, é necessário conhecer o conceito sobre solução. Uma solução é definida como uma mistura homogênea de substâncias, sendo formada por um ou mais solutos e um solvente. A substância presente em menor quantidade e que se dissolve na mistura é conhecida pelo nome de soluto; a substância na qual se dissolve o soluto chama-se solvente. Quando o solvente é agua, damos o nome de solução aquosa. Existem soluções no estado sólido (liga metálicas), no estado líquido (água salgada) e no estado gasoso (ar), onde podemos conhecer não só a sua composição qualitativa como também a quantitativa.


2 – OBJETIVO

          Tomar conhecimento prático do preparo de soluções, como também fazer diluições de substâncias. Neste experimento faremos a calibração do balão volumétrico onde serão preparadas soluções aquosas de cloreto de sódio 0,2 mol/L e fazer uma diluição para obter uma solução a 0,04 mol/L da solução anterior.

3 – MATERIAIS E REAGENTES

   

   

  • Béquer de 100 mL;
  • Balança ( 0,0000g);
  • Bastão de vidro;
  • Pêra;
  • Pipeta de 10mL (graduada e volumétrica);
  • Balão volumétrico ( 100 ml);
  • Pisseta;
  • Funil;
  • Garra;
  • Mufa;
  • Termômetro;
  • Espátula;
  • Água destilada (H2O);
  • Cloreto de sódio (NaCl).

4 – PARTE EXPERIMENTAL

Etapa 1: Calibração do balão volumétrico

Aferiu-se a balança digital antes da sua utilização. Na sequência, centralizou-se o balão volumétrico no prato da balança, fechou-se a porta de vidro e então anotou-se o valor obtido.
Foi utilizada a água como substância padrão, uma vez que já tínhamos sua densidade conhecida e também por podermos descartá-la facilmente. Com o auxílio do termômetro, encontrou-se a água numa temperatura de 23°C.

Com a ajuda da pisseta, colocou-se água dentro do balão volumétrico até que a borda inferior do menisco estivesse paralela à marca de aferição e então levou-se à balança digital para anotarmos a massa total (da vidraria com a água). Então, diminuiu-se o valor da massa do balão volumétrico para chegarmos ao valor da massa da água ( d = m/v).

     Etapa 2: Preparo da solução

Utilizou-se um béquer de 100 mL, e transferiu-se para o mesmo a quantidade da massa calculada com a ajuda da balança analítica, adicionou-se água a esse béquer para dissolver o cloreto de Sódio (0,2 mol/L), após transferiu-se a solução para o balão de 100 mL com a ajuda do bastão de vidro, direcionando o fluxo, repetiu-se o procedimento até não haver mais resíduos do NaCl no béquer, completou-se com água até atingir a altura do menisco, fechamos o mesmo, e homogeneizamos a solução.

 

     Etapa 3: Diluição de solução

Retirou-se o volume calculado (20mL) da solução acima e a transferiu-se para um outro balão de 100 mL, completou-se o mesmo com água até atingir a altura do menisco, fechou-se o balão, e homogeinou-se a solução.

5 – RESULTADOS E DISCULSÕES

         O balão volumétrico utilizado no procedimento foi pesado inicialmente sem água e totalmente seco, chegando-se ao valor de 75,7526g. Logo após, foi medida a massa do mesmo com 100ml de água, obtendo o resultado de 175,3115g, ou seja, a massa de 100ml de água proveniente do balão a ser aferida é de 99,5589g (valor obtido pela subtração do balão com água com o balão sem água).

Massa do balão seco= 75,7526g
Massa (balão + H2O)= 175,3115g

Observamos que alguns critérios tiveram que ser obedecidos como, por exemplo, a melhor técnica para usar a Balança Digital, pois como foi evidenciada no processo, qualquer brisa que chegue ao material, já altera o valor real da pesagem.

Dada a temperatura da água de 23°C (o que nos permitiu encontrar o valor da densidade igual a 0,997538 g/cm3), tem-se a seguinte relação:

d = m/v

0,997538 = 99,5589/v
v = 99,5589/0,997538
v = 99,8046mL.

Ou seja, o volume real do balão de 100ml é de
99,8046mL.

Ao misturar NaCl com H2O, não ocorre nenhuma reação apenas o sal dissocia-se na água e a mesma divide o soluto que nesse caso é o sal em Na+(cátion) + Cl-(ânion), ou seja nessa mistura não há produto e sim uma solução cuja concentração dependera das quantidades de cada um dos componentes da mesma que são o solvente e o soluto, para concluir-se a analise desta etapa, resta apenas calcular o valor da nova concentração, devido a massa não ser exatamente aquela previamente calculada.

CONCENTRAÇÃO DO NaCl

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com