TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Promovendo a Saúde no Espaço Escolar

Por:   •  14/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]        [pic 2]        [pic 3][pic 4]        

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - PROGRAD

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID UVA/2013

TAREFA 3

Leidiane Gomes Carneiro; Marcela Cruz Moreira; Raul Silva de Sousa; Túlio Flávio de Vasconcellos

  1. TEMA

Promovendo a Saúde no Espaço Escolar

  1. JUSTIFICATIVA

É sabido que a alimentação desempenha papel importante para a manutenção da vida e proteção contra doenças que, por sua vez, são decorrentes de uma ingestão de alimentos inapropriados e pobres em nutrientes úteis para o nosso desenvolvimento. Sobre a saúde na vida adulta, esta tem sido bastante discutida, principalmente na escola, e isso é motivado pelo fato da área escolar ser a fonte de conhecimento sobre os alimentos para os alunos, mostrando a real importância da ingestão de alimentos saudáveis e ricos em nutrientes.

A escola tem o privilégio de mostrar e desempenhar papéis fundamentais, sendo os principais: formação cidadã, científica e hábitos que conduzem à uma vida saudável. A motivação para a apropriação de informações sobre alimentação saudável é a diminuição da mortalidade infantil e aumento da longevidade através do combate à problemas de saúde como desnutrição, obesidade, diabetes etc.

Os adolescentes são considerados um grupo exposto ao risco nutricional devido aos seus hábitos alimentares, ou seja, suas opções de alimentação no que diz respeito à quantidade e qualidade dos alimentos que ingerem.

Em observância aos dados mostrados em artigos e jornais é notória que as más educações alimentares da população mundial, principalmente em jovens, adquirem doenças causadas pela má alimentação muitas das vezes também motivadas na crença em dietas milagrosas, são elas, dietas retiradas de sites, sem acompanhamento de um profissional.

Segundo Birch e Fisher (1998), todo comportamento alimentar, tem, por sua vez, um ato envoltório na ingestão, onde passa a possuir alguns aspectos qualitativos em relação a escolha e decisão de quais alimentos os jovens passam a escolher e consumir. Portanto, para que o adolescente possa ter uma visão sobre uma alimentação equilibrada, tem por obrigação possuir uma alimentação regrada desde a infância, onde o indivíduo passa a construir seus hábitos alimentares.

Pretendemos mostrar a importância do consumo de alimentos saudáveis de forma controlada, tendo em vista uma grande satisfação e aproveitamento dos mesmos. Sendo assim, vendo a real necessidade em que os conhecimentos estavam sendo afetados, surgiu na necessidade de chamar a atenção dos jovens da escola para os perigos da má alimentação. Diante de alguns estudos e dados, estão sendo apontados que atividades que envolvam alimentação dentro das escolas são muitos importantes, o que possibilita aos adolescentes o grande desenvolvimento de uma relação mais responsável com a própria saúde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (WHO, 2001), toda escola tem o privilégio de mostrar para os alunos a real importância de um conhecimento e confiança sobre os respectivos hábitos alimentares, é na escola que se configura a iniciativa para o ensino de uma boa alimentação, sempre mostrando os riscos que podem ser prevenidos. É na escola que tem-se um grau maior de repercussão na vida dos alunos, famílias e de algumas comunidades inseridas no ambiente escolar.

  1. OBJETIVOS

De maneira geral, nosso objetivo é levar ao corpo discente conhecimento sobre práticas de alimentação equilibrada, desenvolvendo o tema acerca de alimentação racional, saudável, por meio de intervenções sócio educativas e nutricionais, levando os alunos a s procurarem em seu cotidiano uma alimentação nutritiva e variada, trabalhando conteúdos intrínsecos às disciplinas de Biologia e Química, através da Bioquímica, orientando os valores nutritivos dos alimentos e suas respectivas reações no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • A conscientização dos alunos sobre a importância de se alimentarem corretamente, corrigindo ou minimizando os problemas de saúde, visando diminuir muitos fatores de riscos para algumas doenças.
  • Estimular uma alimentação saudável mostrando seus benefícios contra os comumente consumidos pelos alunos, como refrigerantes, doces e afins.
  • Trabalhar de forma a conscientizar a promoção de hábitos alimentares saudáveis, alertando-os sobre os problemas de obesidade e de doenças crônico degenerativas na infância e adolescência.
  • Preparar um levantamento qualitativamente e quantitativo dos alimentos ingeridos pelos alunos cotidianamente, comparando os valores nutricionais com os valores considerados ideais para sexo e faixa etária.
  • Incentivar a prática de multiplicação de conteúdos, formando monitores responsáveis por replicar tais conteúdos aos demais alunos.
  • Desenvolver atividades onde toda a comunidade escolar possa ser contemplada, levando essa consciência também aos lares dos alunos.
  • Identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

De que forma o PIBID pode interferir na saúde dos alunos quanto ao aspecto alimentação?

  1. HIPÓTESES

Pretendemos com nossas ações aumentar a participação dos alunos nas atividades, fazendo com que tenham um melhor desenvolvimento na construção concreta do conhecimento adquirido nas oficinas.  Para o aluno é importante a prática no desenvolvimento de algum trabalho, principalmente em algum que envolvam hábitos de vida, observamos a importância em proporcionar essa oficina a eles, percebe-se que o aluno possui um conhecimento vasto de informações, onde eles possuem um interesse muito maior em relação ao conteúdo, devido a prática, devemos colocar os discentes para vivenciar o cotidiano, para que eles possam ter interações mais concretas do seu organismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (238.8 Kb)   docx (553.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com