TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino: Interação escola e comunidade

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Carla Trabalon Lopes            RA: 1444612

Araras

2015

Carla Trabalon Lopes RA 1444612

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Projeto apresentado à Universidade paulista - UNIP, do curso de Matemática, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola x Comunidade, ministrada pela Prof.ª Raquel Bokums.

Araras

2015


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO_______________________________________________3

1.1 Objetivos___________________________________________________4

1.2 Justificativa________________________________________________ 4

2. DESENVOLVIMENTO_________________________________________4

2.1 Referencial Teórico__________________________________________ 4

2.2 Método____________________________________________________5

2.3 Cronograma das atividades____________________________________7

2.4 Forma de avaliação do projeto__________________________________7

3. RESULTADOS ESPERADOS___________________________________8

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS_____________________________________8

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_______________________________9

INTRODUÇÃO

O espaço físico de toda escola está construído em uma comunidade. Mas, muitas vezes, os muros e portões da escola são suficientes para separá-las e fazer com que essa relação seja algo estritamente profissional.

Uma escola plena não se fundamenta apenas em aulas, notas e frequência; É de exuma importância a comunicação, interação e amizade dela com o meio.

Um “Show de Talentos”, divulgado e organizado pela comunidade escolar, contendo diversos tipos de apresentações feitas inicialmente pelos alunos nela matriculados, proporcionaria aproximação e, consequentemente, um vínculo - seja afetivo, social e/ou profissional - com a comunidade.

1.1 Objetivos

Esse projeto visa melhorar a relação entre a escola e a comunidade; despertar o interesse da comunidade no aprendizado, inteligência, criatividades e talento dos alunos e o da escola nas particularidades e carência de sua comunidade.

1.2 Justificativa

 A comunidade e a escola deveriam ter uma relação natural e efetiva; isto não acontecendo, todos perdem.

Na interação proposta, alunos carentes podem se inserir na vida social; todos os alunos teriam a chance de serem mais desinibidos, melhorarem sua comunicabilidade e sentirem que eles mesmos e suas apresentações são importantes; a comunidade interagiria entre sí, conhecendo conquistas, fracassos, facilidades e dificuldades de cada um, podendo ajudar ou ser ajudado quando preciso.

“Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção. Encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos” (Paulo Freire, 1979).

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Referencial Teórico

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Conselhos Escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública, 2004.

BEZERRA, Zedeki Fiel. et al. Comunidade e escola: reflexões sobre uma integração necessária pública, 2014.

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001 (Guia da escola cidadã – v. 7).

2.2 Método

O Diretor de Escola, seu Vice e Coordenadores devem combinar e acertar os detalhes sobre as apresentações com os professores no ATPC; com os funcionários, numa reunião extraoficial, seria distribuída a função de cada um para a organização, preparação e efetivação do evento. Aos membros da APM (Associação de Pais e Mestres) e Conselho de Escola, cabe ajudar na obtenção de patrocínios ou doações para o “lanchinho”, que será oferecido no dia do evento.

Os professores expõem o projeto aos alunos e orienta-os em relação ao objetivo pedagógico e social do evento.

Todos os envolvidos devem convidar o maior número de pessoas possível para comparecer no evento, podendo ser o convite por carta, bilhete, e-mail, publicação, mensagem, “boca” etc.

As apresentações serão fruto de uma pesquisa ou conteúdo aprendido em determinada(s) matéria(s). Para cada aluno, será exigida a participação de, no mínimo, uma apresentação por semestre, podendo ser em grupo, dupla ou individual; a qual, terá influência sobre as notas do segundo e quarto bimestres.

As apresentações deverão ser coordenadas e aprovadas pelos professores das respectivas matérias; o cronograma deverá ser divulgado até cinco dias antes do evento.

O projeto aconteceria a cada semestre com o nome “Show de Talentos”, sendo de fundamental importância a presença de pais, família, vizinhos, amigos e toda a comunidade para que eles interajam, participem e prestigiem o evento.

No dia do evento, haverá uma sala de “SAC” (Serviço de Atendimento à Comunidade), onde todos podem se cadastrar, fazer reclamações e sugestões à escola, oferecer e/ou pedir ajuda e tirar dúvidas sobre tudo que a comunidade escolar for capaz e possa responder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (301.1 Kb)   docx (58.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com