TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE:IEC)

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  998 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS E INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Suelen Alberton Proença – RA 1523094

CUIABÁ/MT

2016

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

  1.  Identificação da Escola

Nome: Colégio Salesiano São Gonçalo – CSSG

Endereço: Avenida Dom Bosco, 605

Cidade: Cuiabá-MT

Bairro: Dom Aquino

Instituição mantedora do estabelecimento escolar: Missão Salesiana

  1. Análise crítica do ambiente físico

  1. A localização da escolar é compatível com o acesso da clientela?

Sim. A escolar está localizada na area central da cidade podendo ser acessada de forma rápida e fácil de vários pontos, incluindo a cidade vizinha, Várzea-Grande.  Também possui três entradas distintas facilidando a entrada dos alunos e o fluxo de veículos.

  1. O espaço físico da escolar está adequado à sua proposta pedagógica?

Sim. A escolar possui espaço amplo com: campo de futebol, piscinas, três quadras cobertas, patios, banheiros, laboratórios de informática, biblioteca e cantinas.

  1. A relação entre o número de alunos e espaço é adequado nas salas de aula, no patio, na biblioteca, no laboratório e em outras dependências?

Sim, a escolar possui aproximadamente 3 mil alunos divididos nos turnos matutino e vespertino. O espaço físico totaliza aproximadamente 25 mil metros quadrados.

  1. Há salas-ambientes? Elas atingem suas finalidades?

Não. As únicas salas específicas da escolar são as de informática, música, dança e ciências. Essas, por sua vez, conseguem alcançar seu objetivo.

  1.  Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:

  1. Que atividades são desenvolvidas?

Quanto ao uso da biblioteca os alunos possuem cadastro para utilização, além de terem projetos de leitura que devem ser executados com o auxílio da mesma. Já o laboratório de informática é utilizado semanalmente com rodízio entre as materias.

  1. Quem utiliza essas dependências e com que frequência?

Todos os alunos da escolar. A biblioteca é de livre acesso aos alunos, os laboratórios de informática são utilizados apenas durante as aulas.

  1. Tais recursos são bem utilizados, atingindo seus objetivos?

Sim. As atividades trabalhas nesses ambientes possuem grande aceitação entre os alunos.

  1. Que aspectos mereceriam suas críticas ou elogios?

A biblioteca poderia ser mais explorada pelas turmas que não possuem projetos de leitura. Os professores das turmas Infantil e Fundamental Anos Iniciais poderiam utilizar do espaço em uma aula diferente, apresentando o espaço e familiarizando os alunos com o acervo que existe lá.

  1. Há comentários relevantes sobre outros aspectos?

Não.

  1. Características da gestão escolar

  1. Como foi a participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar?

Há escola tem mais de 120 anos, atualmente os professores podem sugerir mudanças no regimento escolar que passam por votação anualmente.

  1. Existe um conselho de escolar ou órgão semelhante? Como funciona? Que decisões relevantes têm tomado? Os alunos participam? E os pais?

A escolar possui a Associação de Pais e Mestres (ABM) que é composta por dois pais de alunos de cada série e dois professores. As reuniões acontecem mensalmente.

  1. Documentos como proposta pedagógica, regimento escolar entre outros propiciaram, na sua elaboração, uma reflexão conjunta da comunidade escolar (interna)?

Sim. Tive acesso a tais documentos e me norteei por eles para fazer minha avaliação.

  1. Há comentários relevantes sobre outros aspectos?

Não.

  1. Organização administrativa e pedagógica

  1. Como é a estrutura organizacional da escola (essa pergunta deve ser respondida com a apresentação do organizacional)?

A escola possui diretor, coordenador e orientadores. Cada professor possui um coordenador e um orientador específico da turma com a qual trabalha. Os orientadores possuem um papel muito ativo junto aos pais e professores, com demandas do dia-a-dia.

[pic 2]

  1. Quais os cursos oferecidos, números de classes, horários? Como são tomadas as decisões em relação a esses aspectos e ao calendário escolar?

São oferecidos cursos para Infantil (a partir de 2 anos) até o Ensino Médio, nos horários matutino e vespertino. No caso do Ensino Médio o período é integral. São aproximadamente 5 turmas de cada ano escolar, com salas de até 25 alunos.

  1. Como tem funcionado o horário destinado à permanência dos professores na escolar (horas atividade, reuniões)? Quem coordena esta parte do trabalho?

As reuniões de aprendizagem continuada acontecem um sábado por mês e os professores participam em sua grande maioria. As horas atividades também são produtivas e todos participam. As coordenadoras (Fundamental Anos Finais, Fundamental Anos Iniciais e Ensino Médio) ficam responsáveis pela sua equipe de professores.

  1. Como são elaborados os planos de ensino?

Os planos de ensino são elaborados pelos diretores, coordenadores e orientadores pedagógicos e repassados aos professores no início de cada ano.

  1. Como funciona o sistema de avaliação e recuperação dos alunos?

Os alunos são avaliados através de provas e trabalhos. As provas são divididas em mensais e bimestrais, além dos simulados. Apenas o Ensino Médio conta com a avaliação exclusiva de simulados. A recuperação é feita no final de cada bimestre.

  1. Como se dá a comunicação da escolar com as famílias dos alunos? Há reunião de pais? A comunidade costuma ir? E as informações sobre a aprendizagem dos alunos, como são feitas?

As orientadoras de cada série encaminham emails diariamente aos pais dos alunos com informações como: faltas, não fez tarefa, não trouxe material, etc. Reuniões de pais e mestres acontecem todos os bimestres e os boletins dos alunos são entregues em mãos, assim como a avaliação de aprendizagem de cada um. Os pais em sua maioria comparessem, entretanto, percebe-se que muitos deixam de ir e procuram o colégio apenas no final do ano quando os alunos estão com dificuldades e precisando de notas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (424.2 Kb)   docx (447.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com