TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas de Ensino Ciências

Por:   •  16/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

De acordo com Versuti-Stoque & Lopes Jr (2009), no Brasil, as pesquisas relacionadas com a formação de professores se desenvolveram a partir da década de 1990. É também dessa década, do ano de 1996, a mais recente Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – Nº 9.394/96, que estipula que os profissionais que se tornarão docentes passem por cursos de formação de nível superior – os cursos de licenciatura. Do Conselho Nacional de Educação de 2002, vêm as Resoluções CNE nºs 1/2002 e 2/2002, que definem a obrigatoriedade de que seja realizado o estágio em escolas de educação básica para a conclusão da licenciatura.

A partir das informações acima expostas, pode-se perceber que os estudos com relação às práticas efetivas dos professores em sala de aula ainda são bastante recentes e é importante que continuem sendo avaliadas e estudadas, uma vez que baseando-se nesses estudos é possível encontrar novos caminhos para uma prática docente cada vez melhor.

Segundo Pereira & Baptista (2009), o estágio supervisionado é necessário para que os futuros docentes compreendam a importância das teorias estudadas durante o curso. Além disso, é durante o estágio que o futuro professor se depara com a realidade de uma sala de aula. Durante o curso e as disciplinas, o estudante consegue ter uma visão do que são as práticas docentes, de quais problemas poderá enfrentar, de quais desafios terá que superar. Mas é no estágio supervisionado que tudo o que foi estudado na teoria ganha vida.

Quando entramos em uma escola para realizar o estágio, o professor supervisor é fundamental, porque é através dele que conseguimos, de fato, efetuar o estágio. É o professor surpevisor que acolhe o estagiário e apresenta a escola, as escolas, outros professores. A supervisão e orientação do docente é importante e enriquecedor, pois é a articulação da teoria e da prática. O professor surpervisor faz a mediação entre o estudante de licenciatura e os alunos e auxilia tirando dúvidas que surgem durante a prática em sala (Cardoso, Costa & Rodriguez, 2011). Além disso, a partir da observação da prática do professor, podemos ver com mais clareza alguns dos desafios enfrentados pelos docentes de ciências em sala de aula.

Um dos grandes desafios atuais vividos pelos professores é a propagação de notícias falsas e a superação do senso comum nas aulas de ciências. Por essas razões o professor deve estar sempre bem preparado e ser capaz de fazer conexões com a vida cotidiana, a fim de apontar os caminhos para a construção de um senso crítico e do conhecimento científico. Outro desafio que foi possível perceber ao realizar o estágio, que também está relacionado com o primeiro, é o de aproximar a ciência da vida dos alunos, democratizar o ensino; tentar compreender a realidade dos alunos e atualizar suas práticas pedagógicas para atender essa demanda. Um terceiro ponto que ainda é a realidade de muitas escolas é a falta de um laboratório de ciências para realizar experimentos práticos.

Diante de todas essas adversidades, o estagiário se depara na prática com todas as situações estudadas durante o curso de licenciatura e isso o leva a refletir suas práticas, além de focar sua atenção nas práticas do professor que está acompanhando, com o intuito de perceber quais práticas funcionam, quais não funcionam tão bem. Leva a pensar porque certas práticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com