TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL

Por:   •  2/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

DISCIPLINA QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL

Professor: Mestre Marcelo M. Amendolara

Acadêmico: Valério Balsanelli      RA: 54793931       Curso: Engenharia Mecânica     Fase: 2°

Acadêmico: Mateus Belle              RA: 2659180510        Curso: Engenharia de Produção    Fase: 1°

Acadêmico:                                        RA:                              Curso                   Fase:  

Acadêmico:                                      RA:                              Curso:                

Fase:

  1. Escreva um resumo de 5 linhas sobre: O que é o pH da água?

Resposta: Ph (são as iniciais de Percentual Hidrogeniônico) determina a qualidade da água para o consumo humano e indica a concentração de íons H presentes na agua, é obtido através de uma escala que varia de 1 a 14, sempre números positivos. Com essa concentração de íons H conseguimos determinar o caráter ácido da água, que podem variar em caráter menor de 7 é considerado ácido, maior que 7 é básico e neutro que seria igual a 7.

  1. O autor afirma no seu Blog que: “Essa condição não deixa nenhuma água “melhor” ou “pior” para a saúde humana pois seu efeito sobre ela, baseado no pH, é absolutamente nenhum.” É verdade que devo tomar água “alcalina” para melhorar minha saúde? Essa informação é absurda, mentirosa e sem nenhum fundamento. O ambiente estomacal de uma pessoa normal tem pH na faixa de 2.5 a 3.0, produzido por um ácido forte que é o ácido clorídrico. É assim que tem que ser, isso é normal e fisiológico. Quando se toma água com pH alcalino, isto é, superior a 7.0, a sua influência sobre o pH do estômago é praticamente nenhuma em razão da “força” do ácido clorídrico do estômago. No passado, acreditava-se nessa influência e muita gente tratava gastrite com água alcalina, sem absolutamente nenhum sucesso. “ Assista no YouTube a opinião do Dr. Lair Ribeiro se confirma ou refuta dita afirmação deste item 2; utilizando para tanto o seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=FnmNIw3WAOo Descreva e confronte a opinião de ambos em um texto de 15 linhas. Reserve umas linhas finais para dar sua opinião pessoal sobre o tema baseada na leitura de ambos autores, ao final responda: Quem tem a razão?

Resposta: O autor do blog se equivoca em dizer que água alcalina não surte efeitos por conta do pH do estomago ser correspondente a 3,0. Afirmando ser "forte" demais para que surta afeito. Já o Dr. Lair, diz que é possível tratar pacientes somente com água pois a água tem seu pH 10, fazendo assim, com que o organismo tenha facilidade em "aproveitar" essa água de forma curativa. Acreditamos que devem sim haver mais estudos sobre qual a quantidade do pH na água para que esta seja benéfica e gere efeitos positivos aos indivíduos.

  1. Pesquisar e explicar por que a fenolftaleína utilizada no laboratório da Prática do Laboratório sobre pH no dia 03.11.17 muda de cor conforme o meio seja alcalino ou ácido. Responder também se a fenolftaleína mesmo sendo meio alcalino pode se apresentar incolor? Por quê? (se necessário pode se utilizar mais linhas para completar a resposta)

Resposta: Esta solução é um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. Os íons liberados são H+ e OH- que estabelecem um equilíbrio em meio aquoso. A fenolftaleína é um corante indicador utilizado para identificar a alcalinidade ou acidez de uma solução. Os corantes indicadores apresentam uma dada coloração para uma solução ácida e outra para uma solução alcalina. Desse modo, a fenolftaleína altera sua coloração de rosa para incolor numa titulação ácido-base porque passou de uma faixa de pH de 0 a 6,9 para 7,1 a 14.
Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor. Exemplo: se adicionarmos solução de fenolftaleína em um meio ácido ela fica incolor, pois o aumento da concentração de H+ desloca o equilíbrio. Por outro lado, se o meio for básico, a solução de fenolftaleína se torna rosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com