TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Bico de Bunsen

Por:   •  20/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.433 Palavras (10 Páginas)  •  1.040 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADES PONTA GROSSA

ENGENHARIA ELÉTRICA – 1º PERÍODO

Professora Bianca Brekailo Silveira Nunes

BICO DE GÁS E TESTE DA CHAMA

Carlos Henrique Carneiro

Carlos Henrique de Lara Justus

Carlos Roberto Biniara

Fernando Batista

Israel Juliano

Matheus Kaminski Baía de Jesus

Ponta Grossa

MARÇO/2016

Sumário

1.Introdução        

1.1 Bico de gás (Bico de Bunsen)        

1.2 Acendimento do Bico de Bunsen        

1.3 Tipos de chama do Bico de Bunsen        

1.4 Cátion e Ânion        

1.5 Teste da Chama        

2.Objetivos        

4.Metodologia        

5.Discussão dos resultados        

6.Questões propostas        

7. Conclusões        

8.Referências Bibliográficas        

1.Introdução

1.1 Bico de gás (Bico de Bunsen)

O Bico de gás ou Bico de Bunsen como é conhecido, é um dispositivo utilizado em laboratório para aquecimento de substâncias. Basicamente é um queimador pequeno a gás (GLP – gás liquefeito de Petróleo), no qual existe regulagem de entrada de ar e gás.

 Bico de Bunsen recebeu esse nome em homenagem ao seu inventor, o alemão Robert Wilhelm Bunsen.

O bico de gás é composto por uma base no qual inclui um tubo de metal vertical onde sai a chama. Na sua base existe uma conexão a fonte de combustível com uma válvula reguladora de entrada de GLP e um regulador de entrada de ar. A mistura é realizada na parte inferior do tubo que vai em direção ao topo do tubo, onde pode ser acendido com isqueiro ou fósforo. O bico produz uma chama luminosa e notável que pode ser controlada com a entrada de gás e do ar, alterando suas características físicas.

A cor da chama pode variar-se em amarelo-laranja à azul e temperatura entre 300 e 1600ºC. Quando a entrada de ar está fechada o gás só se mistura com ar quando sai pelo bico, criando uma chama amarela brilhante no qual foi dado o nome de “Chama de segurança”, pois tem temperatura baixa (cerca de 300ºC) e fácil de ser vista. Ao aquecer algo com a “chama de segurança”, podemos deixar fuligem no material (camada de carbono), por isso a “Chama de segurança” também pode ser conhecida como “Chama suja”.

O tipo mais utilizado para aquecimento de materiais é a chama azul, no qual à mistura eficiente do gás e oxigênio, para isso basta regular a entrada de ar no bico.

[pic 1]

Fonte: http://www.biomedicinabrasil.com/2011/06/bico-de-bunsen.html

1.2 Acendimento do Bico de Bunsen

Etapas:

1º Etapa: Colocar o bico em local apropriado longe de fontes de calor e fogo;

2º Etapa: Fechar totalmente a válvula de gás e de ar do Bico de Bunsen;

3º Etapa: Abrir uma quantidade razoável da entrada de gás.

4º Etapa: Acender a fonte de ignição e levar até próximo a extremidade superior do bico de Bunsen, aproximando pela lateral do bico;

1.3 Tipos de chama do Bico de Bunsen

        O Bico de Bunsen produz diferentes tipos de chama dependendo da quantidade de oxigênio é inserido na mistura. Na imagem abaixo temos:

        1 – Válvula de ar fechada: Chama mais redutora ou seja com menor temperatura;

        2 – Válvula de ar quase fechada: aumento de temperatura em relação a chama 1;

        3 – Válvula de ar semiaberta: aumento de temperatura em relação a chama 2;

        4 – Válvula de ar totalmente aberta: chama mais oxidante ou seja com maior temperatura.[pic 2]

Fonte: http://www.infoescola.com/materiais-de-laboratorio/bico-de-bunsen/

1.4 Cátion e Ânion

Os átomos são eletricamente neutros no seu estado fundamental, pois a quantidade de prótons (partículas positivas) presente no núcleo do átomo é igual a quantidade de elétrons presente na eletrosfera (cargas negativas), sendo assim se anulam.

Quando ocorre de um átomo perder ou ganhar elétrons, formam se Íons. Essas formações são carregadas eletricamente porque existe um desbalanceamento entre a quantidade de elétrons e prótons.

Os íons que estão negativos ou seja com maior número de elétrons são chamados de ânions e os íons que estão positivos ou seja maior números de prótons são chamados de cátions.

O processo de perder ou ganhar elétrons faz com que ocorram alterações químicas e físicas nas espécies químicas.

Cátions dos metais alcalinos possuem propriedades semelhantes dificultando a identificação por isso se utiliza o teste da chama para facilitar esse processo.        

1.5 Teste da Chama

 O teste de chama é um procedimento utilizados na química, para a identificação de íons metálicos, baseado na emissão de luz característico de cada elemento químico.

 O teste baseia-se em introdução de uma amostra de um elemento químico em uma chama no bico de Bunsen e a observação da cor resultante da chama. As amostras devem ser manuseadas por meio de pinça que deve ser limpa em ácido clorídrico a cada troca de elemento químico para retirar resíduos de elementos já testado.

O teste da chama é baseado em um processo químico que ao fornecer calor a determinado elemento alguns elétrons da última camada de valência saltam para um próximo nível de energia mais elevado, que chamamos de estado excitado. Quando o elétron retorna do estado excitado para o estado fundamental ocorre a liberação de energia em forma de radiação. Como cada elemento possui um comprimento de onda característico. Podemos ver em alguns casos onde o comprimento da onde está na faixa do espectro visível, através das cores da chama. Com isso podemos identificar certos tipos de elementos por causa de suas cores especificas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (196.6 Kb)   docx (60.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com