TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica experimental

Por:   •  15/6/2015  •  Ensaio  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Departamento de Química

Química Experimental Geral –  2015/1

Prof. Dr.

Relatório 6: Síntese, purificação e Caracterização de um Sal Simples

Data: 03/06/2015

Aluno: A

R.A.:

Aluno: B

R.A.:

Fluxograma do Procedimento Experimental:

[pic 2]

Material e reagentes utilizados:

Para realização deste experimento foram utilizados 1 g de CuO, um béquer com capacidade de 100 ml, um Erlenmeyer com capacidade de 50 ml, 10 ml de ácido sulfúrico, bico de Bunsen, tripé e manta de amianto para aquecimento da solução, bacia com gelo, sistema de filtração a vácuo com um frasco de kitasato e bomba de vácuo, um funil de Büchner e um filtro de papel. Para eliminar ácido sulfúrico dos cristais formados foi usado etanol e em seguída foi usado um vidro relógio para colocar o filtro com os cristais, por fim, os cristais com o filtro foram armazenados em frascos identificados para secar.

Resultados: Experiências

Reação Química Balanceada de Síntese com as condições reacionais.

CuO(s) + H2SO4(aq) → CuSO4.5H2O(aq)

Cálculos

Reagente Limitante =

CuO

Massa teórica esperada =

3,244 g

Massa obtida no experimento =

3,038 g

Rendimento =

94%

  • Massa teórica esperada:

A massa exata de CuO usada foi de 1,012 g. De acordo com a equação da reação de formação do CuSO4.5H2O cada mol de CuO produz 1 mol de CuSO4.5H2O portanto.

1 mol CuO------- 79,5 g     X= 1 x 1,012 = 0,012(7295...) = 0,013 mol

X------------------- 1,012 g             79,5

1 mol CuSO4.5H2O---------- 249,5 g     X= 3,2435 = 3,244 g

0,013 mol  CuSO4.5H2O--- X                         1

  • Rendimento:

R% =  massa obtida no experimento x 100% =  93,6(498...)% = 94 %

               massa teórica esperada

Resultados e Discussões

1) Apresente as observações feitas durante os testes dos íons cobre e sulfato, bem como as respectivas equações químicas balanceadas.

Teste dos íons de cobre:

Cu2+(aq) + OH-(aq) → CuOH(s)

No teste realizado com a “água mãe” após a adição de NaOH não houve precipitação de Hidróxido de cobre, atestando que o íon cobre estava presente em quantidades irrelevantes. Já na caracterização do produto obtido, ao adicionar a base ocorreu o aparecimento de um precipitado azul, constatando a presença significativa do íon cobre no sal formado.

Teste de íons Sulfato:

SO42-(aq) + Ba2+(aq) → BaSO4(s)

No teste realizado com “água mãe” após a adição do cloreto de bário ocorreu a formação de um precipitado branco, atestando a presença em quantidades notaveis de íons sulfato.

Na caracterização do produto obtido, após a adição do BaCl2 ocorreu a formação de um precipitado branco, constatando a presença significativa de íons sulfato no sal formado.

2) Compostos inorgânicos, geralmente necessitam de uma cristalização forçada para ocorrer, uma vez que essa não ocorre significativamente com uma simples diminuição de temperatura. Quais são esses métodos discuta um pouco a respeito.

Como procedimentos que forçam uma cristalização é possível executar:

-A adição de solvente orgânico: Com a dição de um solvente orgânico que em geral tem constante dielétrica menor que a da água. Com menor constante dielétrica da solução ocorre maior interação entre as cargas dos íons, facilitando a formação dos cristais de sais inorgânicos.

-A evaporação de parte do solvente: A menor quantidade de solvente na solução diminui a solubilidade do composto o que provoca a cristalização deste.

3) Comente e discuta o rendimento experimental obtido.

O rendimento obtido experimentalmente de 94% pode se explica pelo fato de após a realização da filtragem dos cristais a “água mãe” possuía uma coloração azul, atestando que ainda havia pequenas quantidades de reagentes dissolvido. Além disso, ao realizar os testes dos íons no produto obtido foi retirado uma pequena quantidade da massa obtida, sendo esta indefinida pelo fato do sal ainda estar úmido.

Procedimento adotado para o tratamento dos resíduos gerados nesse experimento:

Os rejeitos gerados durante o experimento(“água-mãe” e cristais de CuSO4) foram armazenados nos devidos frascos para posterior tratamento visto como o melhor adotado pelo responsável qualificado.

Conclusões:

Como objetivo deste experimento foi proposto a síntese de cristais CuSO4.5H2O e a partir dos resultados obtidos foi possível concluir-se que não é possível chegar a 100% do rendimento teórico do composto desejado devido não haver condição de insolubilizar totalmente os reagentes no solvente, podendo com uma execução de qualidade da prática alcançar o mais próximo possível do máximo rendimento, e não de um rendimento total.

Referências Bibliográficas:

SILVA, R. R.; BOCCHI, N.; ROCHA-FILHO, R. C.; MACHADO, P. F. L. Introdução à química experimental. 2º edição. São Carlos: EDUFSCar, 2014. P. 215 à 221.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (219.6 Kb)   docx (41.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com