TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Analítica - Padronização de Soluções

Por:   •  13/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO[pic 1][pic 2]

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

CURSO BACHARELADO EM FARMÁCIA

QUÍMICA ANALÍTICA

        

LAYSA PIMENTA BUENO

AULA PRÁTICA 02

PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES

BARRA DO GARÇAS – MT

SETEMBRO, 2018

LAYSA PIMENTA BUENO

AULA PRATICA 02

PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES

Relatório apresentado ao curso de Farmácia- Bacharelado da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT, como requisito parcial para avaliação da disciplina de Química Analítica.

Profo. Paulo Cesar Leme.

BARRA DO GARÇAS – MT

SETEMBRO, 2018

INTRODUÇÃO

A volumetria consiste na medição de volumes de duas soluções que reagem uma com a outra, sendo uma solução de concentração conhecida e a outra contendo a substância a ser doseada. A primeira é adicionada, em geral, gradualmente à solução da substância a dosear até que se atinja a quantidade estequiométrica.

Titulação é o processo empregado em Química para se determinar a quantidade de substância de uma solução pelo confronto com outra espécie química, de concentração e natureza conhecidas. A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.

Padrão primário consiste em uma substância química sólida ou líquida estável, que não absorve nem libera umidade e, geralmente, possui massa molecular alta. A massa molecular alta contribui favoravelmente para diminuir os erros na padronização. É denominado primário porque através dele determina-se diretamente a concentração exata da solução a ser padronizada.

Solução padronizada, por sua vez, é aquela cuja concentração, expressa em normalidade ou molaridade, é conhecida com quatro números decimais, necessários devido à precisão com que as balanças analíticas pesam o décimo do miligrama. Entre as soluções mais usadas estão as de NaOH (hidróxido de sódio), HCl (ácido clorídrico) e Na2S2O3 (tio sulfato de sódio).

Dentro da titulação de ácido-base tem-se a titulação ácido forte/ base forte. Neste tipo de titulação, o ponto de equivalência se dá aproximadamente em pH 7, pois o ácido ioniza-se praticamente na totalidade e a base se dissocia praticamente na totalidade. Quando os íons H3O+ e OH- reagem, formam água.

De acordo com o Princípio de Le Chatelier, alterações do pH do meio provocam deslocamento do equilíbrio de ionização do indicador. Em meios de elevada acidez (baixo pH e abundância de H3O+), predomina a forma ácida do indicador, e o observador vê a cor respectiva; para elevada alcalinidade (relativa deficiência de H3O+, logo abundância de OH-), ou seja, pH mais elevado, predomina a forma básica. A zona de viragem do indicador deve estar contida na zona de mudança brusca de pH e conter o pH do ponto de equivalência.

A fenolftaleína é um indicador muito utilizado. Possui a zona de viragem entre pH 8,0 - 9,8 assumindo a forma incolor em meio ácido e violeta avermelhado em meio alcalino. O alaranjado de metila, por sua vez, é um indicador que possui zona de viragem bem mais baixa, entre pH 3,1 - 4,4. Assume a cor vermelha em meio ácido e amarelo alaranjado em meio alcalino.

OBJETIVO

Padronizar uma solução de NaOH 0,1 mol L-1 a partir do método da volumetria de neutralização, bem como também a titulometria através do sal biftalato de potássio. Realizar a consolidação de conceitos de cálculos estequiométricos previamente adquiridos.

MATERIAIS E REAGENTES

  • Béquer de 50 mL;
  • Pipeta volumétrica de 25 mL;
  • Erlenmeyer de 100 mL;
  • Bureta de 50 mL;
  • Suporte e garra;
  • Água destilada;
  • NaOH 0,1 mol L-1;
  • Biftalato de potássio KHC8H4O4;
  • Fenolftaleína.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Pesou-se cerca de 0,7 g de KHC8H4O4 seco em estufa a 110ºC por 1 a 2 horas. Adicionou-se a massa em um erlenmeyer contendo 25 mL de água destilada, onde a mesma foi agitada para total dissolução do sal. Após a homogeneização, adicionou-se 2 gotas de fenolftaleína.

Ambientou-se bureta com a solução de NaOH 0,1 mol L-1, a fim de retirar todos os resíduos. A bureta foi completada com o volume de 50 mL de NaOH 0,1 mol L-1. A titulação se deu por meio de uma constante agitação e do gotejamento de NaOH 0,1 mol L-1 sob a solução em erlenmeyer, contendo KHC8H4O4 e as gotas de fenolftaleína. O fim da titulação se deu após a viragem de cor, com o aparecimento de uma leve coloração rosa na solução.

Ao final, repetiu-se o processo em triplicata para a coleta do volume consumido de NaOH 0,1 mol L-1, para a realização do cálculo de concentração molar.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

A partir do emprego de neutralização, obteve-se a seguinte reação química balanceada:  

KHC8H4O4 + NaOH → NaKC8H4O4 + H2O

Biftalato de Potássio + Hidróxido de Sódio → Ftalato de Sódio e Potássio + Água

com proporção de ácido e base de 1:1

Para a determinação da concentração do hidróxido de sódio, utilizou-se o método da titulometria em triplicata, onde coletou-se os volumes gastos de NaOH 0,1 mol L-1. A tabela 1 apresenta os respectivos dados obtidos através das massas de KHC8H4O4, volumes consumidos de NaOH 0,1 mol L-1 e as respectivas concentrações molares de cada solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (249.1 Kb)   docx (609.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com