TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química - Postos de Gasolina

Por:   •  30/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

Esquema típico de um posto de gasolina. Fonte: Santos( 2005, apud Ecoteste, 2005)

Sobre os Metais: Um tanque reservatorio de combustivel tem 20 anos de uso.

Existe o teste de estanqueidade que realiza o teste de pressão para verificar se o tanque está vazando resíduos.

O procedimento: encher o local contaminado de água, bombear a água para fora do terreno e assim separar a mistura de água e óleo.

O modo de descarte: seria enviar os tanques ao orgão responsável para limpeza, para a remoção dos resíduos garantindo nenhum vestígio. após este procedimento, os tanques podem ser vendidos para uso externo, como empresas que armazenam detergente, ou qualquer outro produto químico, sem a necessidade de manter o tanque no subsolo, ou ser encaminhado para o ferro velho.

As Canaletas: também podem vazar resíduos, sendo necessário o mesmo procedimento de descontaminação do terreno.

Sobre a corrosão dos tanques: Esses tanques subterrâneos são utilizados para o armazenamento de combustíveis automotivos, sendo que os tanques convencionais, fabricados com aço-carbono, possuem parede única simples e são sujeitos aos efeitos da corrosão, principalmente nos pontos de solda das chapas e conexões.

Os principais fatores que influenciam o processo de corrosão estão relacionados com o pH, a umidade e a salinidade do solo onde os tanques estão enterrados. Estatísticas norte-americanas recentes indicam que 91% dos tanques subterrâneos sofrem corrosão a partir do seu exterior, enquanto que, apenas 9% deles sofrem corrosão a partir da parte interna.

As corrosões a partir da parte interna dos tanques subterrâneos estão normalmente relacionadas aos componentes do produto comercializado, como é o caso do óleo diesel com altos teores de enxofre, que facilita a degradação das chapas metálicas, sendo que a oxidação tenderá a ser mais intensa na parte vazia dos tanques, pela presença de oxigênio.

Atualmente existem tanques de parede dupla, também denominados tanques jaquetados, os quais representam um grande avanço no controle de vazamentos. Esses tanques são construídos com duas paredes e com um sensor especial, instalado no espaço intersticial com pressão negativa, o qual será acionado pela alteração da pressão interna, provocada pele entrada de ar ou da água do lençol freático por falta de estanqueidade da parede externa ou pela entrada do produto por falta de estanqueidade da parede interna.

A maioria desses tanques é construída com dois materiais distintos, sendo que a parede interna, a exemplo do modelo convencional, é construída com aço-carbono, enquanto a parede externa é construída com uma resina termofixa, não sujeita à corrosão, a qual fica em contato direto com o solo. Alguns outros modelos de tanques possuem as duas paredes fabricadas com resina.

Esses tanques novos possuem grandes câmaras de calçada, as quais possibilitam o acesso à boca de visita e a visualização das suas tubulações, as quais, preferencialmente, devem ser de material impermeável para evitar rupturas por torções. Qualquer vazamento, ocorrido nessas tubulações, será contido no interior da câmara, sem qualquer prejuízo para o meio ambiente.

Convém esclarecer, que devem ser realizados testes para averiguar a estanqueidade dos mesmos, imediatamente após a sua instalação e antes de serem colocados em uso, e também, que tanto os tanques subterrâneos de parede simples como os de parede dupla têm a sua integridade diretamente relacionada com as seguintes situações:

- transporte adequado que não provoque danos ao costado;

- métodos adequados de instalação que evitem atritos ou pancadas;

- qualidade da compactação do solo, nas cavas de instalação;

- profundidade de instalação e altura da área recoberta;

- fixação adequada, em terrenos sujeitos a inundações ou com o lençol freático alcançando a geratriz inferior do tanque.

Processo de Limpeza do Tanque:

Para identificar e corrigir eventuais vazamentos e contaminação do solo, alguns cuidados devem ser tomados.

Isso determinado por lei.

Os combustíveis, principalmente a gasolina e o óleo diesel,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com