TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV

Por:   •  24/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.797 Palavras (12 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE – UFAC

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA NATUREZA – CCBN

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV

REFORÇANDO O APRENDIZADO DO ENSINO DE QUÍMICA NO 2º E 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS QUÍMICOS

RIO BRANCO – ACRE

2016

AULAS EXPOSITIVAS E DEMONSTRAÇÕES DE EXPERIMENTOS QUÍMICOS PARA AS TURMAS DO 2º ANO “C” E 3º ANO “A” DO ENSINO MÉDIO

NA ESCOLA JOSÉ RIBAMAR BATISTA – EJORB

Relatório apresentado à Supervisão de Estágio do curso de Licenciatura em Química, como cumprimento parcial das exigências para a conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado IV.

RIO BRANCO – ACRE

2016

AGRADECIMENTOS

Primeiramente expressamos nosso agradecimento especial ao nosso Deus, pela força, ânimo, sabedoria, determinação, pelo conhecimento e por nos ter proporcionado alcançar todos os objetivos no decorrer desta longa jornada, pois no decorrer deste curso enfrentamos muitas dificuldades e os obstáculos foram grandes, porém a maior força veio de Deus e foi essa força que nos manteve de pé e que nos trouxe até aqui e por isso agradecemos e podemos dizer que somos vitoriosos.

Agradecemos ainda à direção e em especial a professora Valcilene  da Escola José Ribamar Batista, e aos alunos das duas turmas do 2° e 3º anos do ensino médio, que serviram de pilares de sustentação para que os nossos conhecimentos fossem fortalecidos a cada estudo realizado, não poderia deixar de agradecer aos incentivos, as horas que juntos batalhamos para alcançar o conhecimento e obter êxito nas apresentação que  realizamos, pelas noites e madrugadas de muito estudo, certamente esses momentos serão lembrados e guardados com imenso carinho.

Não podemos deixar de agradecer a nossa querida professora e supervisora Nabira Bestene, que esteve conosco todo esse tempo nos ajudando através das suas orientações e por toda a paciência que teve conosco, com certeza isso foi fundamental para pudéssemos realizar este trabalho.

Enfim, deixamos aqui o nosso muito obrigado a todos que direta ou indiretamente estiveram conosco nessa caminhada!

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................................06

2. RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO...............................07

2.1 Conhecimentos do contexto escolar e do cotidiano da sala de aula......................................07

2.2 Observações, encontros para discussões, momentos de reflexões e vivências de práticas pedagógicas...............................................................................................................................        07

2.3 Análise dos projetos, dos programas, da metodologia, dos materiais didáticos e dos procedimentos de avaliação utilizados......................................................................................07

2.4 Descrição das atividades realizadas no planejamento e na regência.....................................08

3. AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO E AUTO-AVALIAÇÃO...................................................09

3.1 Dificuldades encontradas, as explicações e aproximações teóricas sobre a realidade vivenciada.................................................................................................................................09

3.2 Propostas alternativas de trabalho realizadas na sala (limites e possibilidades) ...................10

3.3 Avaliação desta etapa do estágio..........................................................................................10

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................................11

5. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................................12

ANEXOS................................................................................................................................. 13

  1. INTRODUÇÃO

Química é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, suas aplicações e sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Constitui-se em um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o aprendido na Universidade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e testando-lhes o nível de consistência e o grau de entrosamento. Por meio dele o estudante pode perceber as diferenças do mundo organizacional e exercitar sua adaptação ao meio empresarial.

O estágio funciona como uma “janela do futuro” através do qual o aluno antevê seu próximo modo de viver. Deve ser uma passagem natural do “saber sobre” para o “saber como”; um momento de validação do aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade.

O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº. 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. 

O Estágio Supervisionado é a exteriorização do aprendizado acadêmico fora dos limites da faculdade. É o espaço onde o discente irá desenvolver seus conhecimentos junto às escolas públicas e privadas, correlacionando a teoria e a prática, contribuindo para uma análise de pontos fortes e fracos das organizações e propondo melhorias para as instituições públicas e privadas. O espaço destinado para o estágio faculta ao acadêmico a disponibilidade de assimilar o seu conhecimento teórico com os entraves que somente a prática por meio do dia-a-dia pode oferecer. Nesta configuração, a troca de experiência fará com que o novo profissional se torne mais preparado para atuar em diferentes áreas relacionadas à sua formação acadêmica.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (254.9 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com