TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado IV Licenciatura em Química

Por:   •  22/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Estágio Supervisionado IV

Relatório Final

André Marques Shinohara

Profa. Tássia Joi Martins

Universidade Estadual Paulista - UNESP

Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT

Departamento de Física, Química e Biologia – DFQB

Licenciatura em Química

Presidente Prudente[pic 5]

02/12/2011


SUMÁRIO[pic 6]

[pic 7]

1        Sobre o Estágio............................................................................................

02

2        Diário de Classe...........................................................................................

04

1.1        Diário da Monitoria.......................................................................................

02

1.2        Diário de Observação....................................................................................

02

1        Sobre o Estágio

O estágio supervisionado IV proporcionou uma experiência importante e bem interessante, pois ajudou a se aproximar dos alunos da rede pública e a compreender a maneira e as dificuldades que existem para se ensiná-los. Atualmente a disciplina de Química no ensino médio ocupa um pequeno espaço na carga horária do aluno, sendo de apenas duas aulas semanais, o que dificulta o papel do professor, o qual tenta passar de maneira sucinta e eficaz o conteúdo de Química necessário.

A Química nas escolas ainda é ensinada de forma tradicional, onde o professor é o único responsável pelo conhecimento, sem ele, a aula não existe. Este estilo de aula sobrecarrega muito o professor. As aulas são dadas totalmente numa lousa, não existem recursos pedagógicos extras e poucas atividades práticas. Além disso, não existe material didático para o aluno, com isso todo conhecimento é repassado somente pelo professor durante a aula ou na forma de apostilas desenvolvidas pelo estado de São Paulo.

Foram elaboradas algumas aulas com metodologias diferentes das tradicionais, entretanto as aplicações não fizeram com que os alunos apresentassem grande interesse durante a sua realização. As aulas apresentadas não tiveram o efeito esperado, pois os estagiários não tiveram o contato necessário com os alunos para lhe chamarem a atenção deles para prática e também pela pouca quantidade de aulas ministradas. Porém a sua aplicação foi satisfatória, pois os alunos se interessam por temas que envolvem o cotidiano deles.

As metodologias surtem mais efeitos quando a turma a qual se aplica já é acompanhada há algum tempo pelo professor e este tem o domínio da sala, pois o controle da sala é determinante para se alcançar os objetivos propostos pela metodologia, pois a indisciplina dificulta e muito a sua aplicação, fato este comprovado na aplicação dela no estágio.

Principalmente nas escolas da rede pública o desinteresse do aluno é grande e para contornar essas dificuldades o professor passa a ter um papel mais que importante, pois este além de preparar o conteúdo, necessita algo mais para prender a atenção do aluno. Muitas vezes na relação escola-aluno é o único incentivador e motivador dos alunos, papel que na maioria das vezes deveria ser dividido com a direção e os pais.

Neste estágio esperava ser realizada a aplicação de algumas metodologias no ensino de química que foram aprendidas durante as aulas de estágio. Entretanto o professor não nos forneceu aulas suficientes para aplicar as metodologias de forma satisfatória. Portanto grande parte do estágio foi realizada em sala de aula juntamente com o professor, onde foi feito explicações sobre o assunto e resoluções de exercícios individuais da matéria que estava sendo dada em sala de aula.

A monitoria realizada em sala de aula consistia da seguinte forma: o professor passava a aula teórica na lousa e em seguida passava alguns exercícios na lousa ou pedia a resolução dos exercícios da apostila do estado de são Paulo. Após os alunos iniciarem a resoluções, os estagiários circulavam pela sala perguntando se precisavam de auxilio e os ajudando a resolverem os exercícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (62.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com