TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV

Por:   •  4/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  1.373 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS

LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA

STÉFANY MARQUIS DE BARROS SILVA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV

PICOS – PI

2015


STEFANY MARQUIS DE BARROS SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV

Relatório final apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado IV, do curso de História, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí. Sob orientação da professora Dr.ª Carla Silvino de Oliveira.

PICOS – PIAUI

2015


INTRODUÇÃO

        O Estágio Obrigatório é uma etapa essencial para os cursos de licenciatura, através dele nós futuros professores temos a oportunidade de vincular a teoria aprendida na sala de aula da universidade à prática na sala de aula da Educação Básica. Através dos procedimentos realizados no estágio tivemos a oportunidade de conhecer melhor a realidade e a qualidade do ensino básico público brasileiro.

        Na disciplina de Estágio Supervisionado IV foram realizadas as seguintes atividades: observação e participação nas atividades cotidianas da escola, produção da pesquisa institucional, observação das aulas dos professores titulares e a produção dos planos de aula a serem executados nas regências.

        A instituição educacional escolhida para realizar o Estágio Supervisionado IV foi o Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela que se encontra localizado na Rua Monsenhor Hipólito, bairro Canto da Várzea S/N. O colégio possui duas diretoras: Maria Enoi Cosme (titular) e Francisca Eneide Holanda Sousa (adjunta) e a coordenação está sob a responsabilidade de Jessilene Borges de Sousa.

DESENVOLVIMENTO

        A seguir relataremos cada atividade realizada ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado IV. Para facilitar a organização do texto optamos por dividir cada etapa em tópicos onde faremos as considerações pertinentes a cada atividade e disponibilizaremos em anexo as mesmas no final do relatório.

  1. Observação das aulas e participação nas atividades cotidianas da instituição

        Essa etapa inicial se deu no início da disciplina e consistiu em observações das aulas ministradas pelo professor da instituição e participação nas atividades cotidianas da escola. Além do aprendizado proporcionado pelas aulas, essa etapa é válida por proporcionar o contato com o ambiente escolar, com os alunos, e com todo o corpo docente nos intervalos entre as aulas com os momentos de socialização na sala dos professores.

  1. Produção da Pesquisa Institucional

         Essa atividade se deu concomitantemente com a observação das aulas. Por não ter familiaridade com o corpo docente, foi uma atividade não muito tranquila, alguns problemas com relação à aquisição de documentos e alguma relutância em mostrar as dependências da escola foram constatados.  A produção da pesquisa institucional foi relevante no sentido de nos dar um diagnóstico da escola na qual iremos estagiar. Conhecer a estrutura da escola, bem como os recursos que esta pode nos disponibilizar para desenvolver as atividades são essenciais para um melhor rendimento no estágio.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com