TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA À EMPRESA CESAN

Por:   •  10/4/2019  •  Seminário  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)[pic 1]

Departamento de Química (DQUI)

Processos Químicos Industriais

        Professores: Felipe Augusto Moro Loureiro e

Honério Coutinho de Jesus

Evelyn da Silva Pinheiro

Josenilton de Jesus Santos

Karen Kenlderi de Lima Augusto

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA À EMPRESA CESAN

Vitória/ES

Julho - 2017

Realizou-se, no dia 7 de Julho de 2017 às 14h30min, uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Cesan, localizada em Carapina, Serra. A visita teve como foco entender como é realizado o tratamento de água da Cesan. A visita técnica foi acompanhada pela engenheira química Letícia e por um técnico em química.

A água bruta, não tratada, possui um aspecto barrento, turvo e com coloração que vai do amarelo ao marrom. A turbidez da água ocorre devido a partículas de material que ficam em suspensão (argila, areia, micro algas, etc). A coloração da água é provocada por substâncias orgânicas dissolvidas ou finamente divididas. O foco do tratamento da água é remover essas substâncias de maneira a tornar a água própria para o consumo humano.

O tratamento de água acontece em etapas e envolve processos químicos e físicos. A adição de produtos químicos contribui para tornar a água potável.

[pic 2]

Figura 1 – estação elevatória - Carapina

  • ETAPAS DO TRATAMENTO DE ÁGUA
  1. Coagulação

Produto químico adicionado: Sulfato de Alumínio ou Cloreto de Polialumínio (PAC).

Na etapa da coagulação o primeiro produto químico que entrará em contato com a água é um coagulante, como o Sulfato de Alumínio ou o Cloreto de Polialumínio (PAC). Seu objetivo é aglomerar as partículas para que, aderindo umas às outras, formem flocos. Essa etapa ocorre no tanque de mistura rápida. 2. Floculação

Produto químico adicionado: polímero catiônico, aniônico ou neutro.

Após a coagulação, a água é direcionada ao floculador, onde é adicionado o polímero, que é um auxiliar da floculação. É um composto químico de grande cadeia molecular que auxilia a aumentar o tamanho dos flocos que ganham peso no floculador. Dependendo da característica química da água, escolhe-se qual polímero será usado (catiônico, aniônico ou neutro). Para algumas águas não é necessária sua adição no floculador.

  1. Flotação

Essa etapa promove a remoção dos flocos formados. Ocorre a flotação. Na flotação os flocos são arrastados para a superfície do tanque devido a adição de água com microbolhas de ar que fazem os flocos flutuarem para depois serem removidos.

4. Filtração

Os filtros são tanques compostos por camadas de seixos (pedras), areia, e carvão antracito. Essa etapa é importante não só para remover a turbidez da água, mas nela também inicia a remoção de microrganismos patogênicos. Após a filtração a água seguirá para o tanque de contato onde ocorrerão as etapas finais do tratamento.

5. Desinfecção

Produto químico adicionado: Cloro.

Após a filtração, utiliza-se cloro como desinfetante. A portaria 2.914/2011 estabelece que a companhia de saneamento deve entregar ao consumidor a água tratada com um teor mínimo de cloro residual livre de 0,2 mg/L.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (339.3 Kb)   docx (465.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com