TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reação do amalgama

Artigo: Reação do amalgama. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  Artigo  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 7

É um produto mt controverso porcausa da sua containação com o mercúrio. Chegou a ser proibido, depois liberado. Oque acontece: o problema em relação ao marceurio são os resíduos que vao ficar no ambiente. Tem q guardar em frascos de vidro com tampa e o descarte tem q ser feito por empresas especializdas. Não há na literatura nenhum trabalho que comprove o risco de amalgama no individuo, por isso foi liberado.

Na opinião da prof não existe nenhum material como amalgama. A resistência dele é melhor. O amalgama ainda tem hj as suas indicações, apesar do advento da resina. A resina continua evoluindk pode ser q um dia supra o amalgama, mas ainda n substituii totalmente.

O amalgama é uma liga de metais formada pela prata(principalmente) associada ao estanio e ao cobre e que tem como veiculo o mercúrio. Na hr que misturar essas partículas com o mercúrio vai ter uma reação química, então essas partículas são em forma de po, vai misturar com o mercúrio e vai ter o q se chama de amalgamação.que é uma reação química formamdo uma massa pastosa q vai ser introduxzida na boca. A diferença da amalgama vai ta emrelação as ligas. Os metais q formam as ligas metálicas pode ser obtidop de 2 formas: uma forma é a trituração, trituradas aleatoriamente q são as... outra forma de obtenção dessas partículas é através da cautorização. Que é um processo q funde o metal, transforma em metais liq e eles vao ser colocados em recipientes resfriados a altas temperaturas com orifico esférico, então se ontem as partículas tds esféricas do msm tamanho. Então, em um se tem particulasesfericas comtamanho variado e no outro particulasesfericas con

Um tem particulas esfericas de tamanho variado e outro esféricas de tamanho padronizado. Vai ter então características cliicas diferentes e eu preciso saber o material q eu to trabalhando. Tds os 2 tem respostas clinicas satisfatórias mas eu preciso conhecer pra trabalhar corretamente. Alguns preferem trabaahat com a esferiaca outros coma irregular. Indepedemente da forma das partículas, elas devem ter 15- 30 micrometros. Esse tamanho e essa forma q vai determinar a relaão mercúrio-liga, a quantidade de mercúrio q vai ter na liga que ta sendo utilizada. O q se observa é que o tamanho da partícula diz a qnt de marcurio. Quanto menor a partícula, maior é a quantidade de mercúrio. Pq é necessário q o mercúrio entre em contato com cada uma das partículas para ficar de forma homogênea. Então se a gnt levar em consideração o tamanho da partícula dentro de uma área, qnt menor a partícula maior a qnt q eu vou colocar no recipiente. Então qnt menor a partícula, vu preciar de mais mercúrio pra entrar em contato com cada uma delas. Pra q a gnt tenha uma reação de presa total, pra q a gnt n tenha mercúrio residual precisa dessa proporção correta. Hj em dia essa proporção é feita de uma maneira industrializada, pq se obsevou q ela tinha q ser de maneira exata. Por isso é proibido que se venda sem ser em capsula. Essa capsula são dosadas em balanças pra nos termos a proporção ideal (que varia com o tipo de liga, com o formato da liga, o tamanho das partículas e a qnt de mercúrio. Inicialmente essa proporção era feita pelos dentistas em balanças manuais, depois surgram os amalgamadores, porem nada disso tinha uma relação exata. Então, o q se observa: as partículas irregulares trabalham com uma proporça amior e as esferiacas conseguem trabalahar com menos mercúrio. Trabalhando com 42 ou menos. Pq as ligas de partículas irregulares precisam trab com mais mercúrio? Pq o mercúrio precisa se ligar a tds as partículas e nessas partículas irregulares ele precisa entrar em contati com td a superfície pra que essa reação inicie, tendo uma área maior. Na padronizada tem uma área menor, o mercúrio se engloba rápido e logo a reação se inicia. Isso faz com as partículas esféricas trablhem melhor. Com esse tecnologia o amalgama acabou aumentando o preco, mas trouxe retorno mt satisfatório.

Reação do amalgama

Inicialmente as ligas n tinham mt cobre. Reação de presa: no inicio prata com estanio: fase gama. Depois prata com mercurio: gama 1 e esatanio com a prata gama 2. A fase gama 2, era uma fase nociva a amalgama pq estanio e um materal corrosivo e no meio aqusoso o nivel era mt maior, então o amalgama sofria corrosão no meio oral, sofrendo fratura posteriormenye. Então pra melhorar essa reação acrescentaram o cobre. Foi quando surgiu as ligas enriquecidas, que hoje em dia dominam o mercado. Foi estabelecido q as ligam tinham q ter no min 9% de cobre podendo chegar a 30%. As diferenças das marcas comercias está nessa porcentagem do cobre. Essa fase gama 2 deixa de existir, porque o cobre tem uma afinidade química grande com o estanio, quando eles tao juntos formam composto q reduz o poder de corrosão. Então não vai ter o estanio livre pra agir com o mercúrio, aumentando o poder de resistência e diminuindo o de corrosão. Então tem umas respostas clinica mais stusfastoria. Vai ter uma longevidade da restauração. Diminui corrosão, diminui porosidade(trazendo uma textura melhor, reduzindo retenção de placa e fraturas marginal) da camada superficial, vai ta menos sucetivel a fratura e longevidade maior, além de evitar o escurecimento pq o amalgam vai se decompondo e impregnando na musoca e manchando (chamada de descoloração de amalgama).

Tem uma resposta clinica totalmente diferente da partícula esférica pra variada na hora da condensação. Coloca se amalgama na cavidade e compacta e na hr q faz isso se observa nas partículas irregulares uma resistência. Nas esferiacas n pode aplicar mt força, pq ele é mt mais macio. Na hora que for aplicar diretamente no denete tem q colocar um porta matriz pra ter um ponto de contato satisfatório. Partículas irregulares tornam mais fácil fazer restaurações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com