TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Hídricos e Tratamento Biológico de Efluentes

Por:   •  14/2/2017  •  Monografia  •  6.585 Palavras (27 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 27

Josilei da Silva Ferreira

Monografia em Química:

Recursos Hídricos e Tratamento Biológico de Efluentes

Orientador: Prof. Dr. Pedro Sérgio Fadini

        


        

Aluno: Josilei da Silva Ferreira

Título: Recursos Hídricos e Tratamento Biológico de Efluentes

Palavras-chave: meio ambiente, sustentabilidade, saneamento básico

Monografia apresentada junto ao Curso de Bacharelado em Química da Universidade Federal de São Carlos para a obtenção do título de Bacharel em Química.

Orientador: Prof. Dr. Pedro Sérgio Fadini

Comissão Examinadora

                                                        

Prof. Dr. Pedro Sérgio Fadini

Universidade Federal de São Carlos

                                                        

Msc. Guilherme Grosseli

Universidade Federal de São Carlos

                                                        

Dra. Glaucia Pantano

Universidade Federal de São Carlos


AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, pois, ainda que minha fé não tenha sido inabalável durante todos estes anos, é Nele em que depositei minha confiança nos momentos em mais precisei e, desta forma, obtive retribuição.

À Universidade Federal de São Carlos, pela oportunidade e pelo apoio durante o período de tempo em que estive matriculado no curso de Bacharelado em Química, que me possibilitou expandir uma visão de mundo antes limitada.

À minha mãe, Zenilda, ao meu pai, José e meus irmãos, Zerli e Zirlei, pois foi com eles que aprendi a dar o devido valor às pessoas e ao conhecimento. Que fique claro que não consigo encontrar palavras para agradecê-los e que se me tornei digno de qualquer reconhecimento foi graças a vocês.

Aos meus colegas da Escola Técnica Conselheiro Antônio Prado, em especial Mayna e Igor, que me pressionaram a ingressar no ensino superior, ainda que contra minha vontade.

Aos meus veteranos de curso, em especial à turma de 2011, que nem sempre puderam contribuir com conhecimento, mas que me cativaram e me mostraram o significado das palavras solidariedade e empatia e me ergueram muitas das vezes em que fui ao chão. Um agradecimento mais que especial à Karine Daiane Dornelles de Souza.

Aos meus colegas membros do Centro Acadêmico da Química e da Semana da Química da UFSCar, que construíram em mim um grande senso de trabalho em equipe, pois ainda que discordássemos em muitos pontos, sempre nos unimos no intuito de cumprir nossos objetivos em comum.

Aos membros discentes do grupo PET Química, que nestes dois últimos anos me mostraram o valor do trabalho em grupo e que a força de vontade e companheirismo superam qualquer adversidade ainda que no insucesso.

Aos professores e alunos do NUEESC, que me possibilitaram vivenciar uma das melhores experiências que tive na vida, seja fortalecendo meu senso crítico ou possibilitando enriquecer e diversificar meu conhecimento.

Aos professores do Departamento de Química pelo comprometimento e dedicação ao transmitir sua visão desta bela ciência. Gostaria de citar em especial a Profa. Dra. Ieda Lucia Viana Rosa, que me possibilitou explorar a minha criatividade de uma forma que nenhum outro professor o fez; e ao Prof. Dr. Edward Ralph Dockal, por me mostrar que o conhecimento está em toda parte, desde que procure por ele.

Aos meus colegas do Laboratório de Biogeoquímica Ambiental, que nestes últimos três anos tem sido como uma segunda família, em especial à Diana, por ser como uma segunda mãe para todos e sempre disposta a nos ajudar e ao Prof. Dr. Pedro Sérgio Fadini, que me orientou e instruiu muito além do que qualquer professor estaria disposto a fazer.

A mim, por descobrir que nunca se está sozinho quando a autoconfiança é maior que qualquer dúvida ou lamentação.


SUMÁRIO

1. Crescimento populacional e demanda por recursos naturais        2

2. Hidrosfera e disponibilidade hídrica        6

2.1. Água        6

2.2. Distribuição e consumo dos recursos hídricos no Brasil        10

2.3. Legislação brasileira        13

3. Tratamento de águas residuais        14

3.1. Águas residuais        14

3.2. Sistemas biológicos de tratamento        16

3.3. Legislação brasileira        19

4. Contaminantes emergentes        20

5. Considerações finais        24

6. Referências        25


1. Crescimento populacional e demanda por recursos naturais        

Estima-se que em meados de 2050, segundo dados de 2013 do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a população mundial alcance o total de 9,6 milhões de habitantes, um aumento de mais de 30% em relação a população atual do planeta e que este aumento tende a ser ainda mais expressivo na segunda metade do século (figura 1). Os relatórios da instituição ainda apontam que 6 bilhões de habitantes estarão alocados em centros urbanos e que esta mudança afetará principalmente países em desenvolvimento e que 3 bilhões de pessoas poderão estar habitando favelas caso essa expansão não seja acompanhada da provisão de infraestrutura e serviços básicos (ONUBR, 2013, 2014).

[pic 1]

Figura 1. Crescimento da população mundial até 2100. Em destaque, população estimada para o ano de 2050. (Fonte: worldometers.info)

Os maiores índices de crescimento são apontados em países da África, onde é esperado que que a população dobre em tamanho. Um exemplo interessante é a Nigéria, que figurará como terceiro país mais populoso do mundo, atrás apenas de Índia e China, respectivamente primeiro e segundo países mais populosos à época (ONUBR, 2013), mas que apresenta um índice de desenvolvimento humano (IDH) de 0,51 (UNDP, 2015), considerado como baixo, isto é, espera-se um grande aumento populacional em meio a um cenário que pode não ser o ideal. Este é o caso da maior parte dos países que protagonizam este acentuado aumento na população mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.7 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (924.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com