TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão do ensino de quimica

Por:   •  27/10/2016  •  Artigo  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Campus Toledo

PROFOP  

Programa Especial de formação pedagógica

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA – PROFOP

CLEITON TEXEIRA

REFLEXÃO DO ENSINO QUÍMICA

TOLEDO

2016

CLEITON TEXEIRA

REFLEXÃO DO ENSINO QUÍMICA

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Programa Especial de Formação Pedagógica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná como requisito parcial para avaliação de conclusão de curso.

Orientadora: Profa. Dra. Viviane Da Silva Lobo

TOLEDO

2016

REFLEXÃO DO ENSINO QUÍMICA

Cleiton Texeira

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

cleiton.texeira@yahoo.com.br

Profa. Dra. Viviane Da Silva Lobo

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

loboviviane@gmail.com

Resumo

A sociedade está em um constante desenvolvimento tecnológico, tornando-se assim, muitas vezes, mais complicada de se viver. Os membros dessa sociedade precisam constantemente se adaptar ou até mesmo serem inseridos a esses desenvolvimentos, e cabe ao professor boa parte dessa tarefa. Os currículos ressaltam que o ensino de química não pode se resumir apenas à transmissão de conhecimento, mas sim, que este ensino faça referência com a vida do aluno, para que o mesmo possa assimilá-lo com mais facilidade, refletindo sobre esse assunto temos a utilização de projetos no processo de ensino-aprendizado, que pode fazer essa ponte entre a fundamentação teórica e o cotidiano do aluno. 

Palavras-chave: Ensino-aprendizado; Projetos; Cotidiano.

Introdução

Com o avanço tecnológico cada vez mais iminente, a sociedade deve se adaptar a tais avanços, adquirindo novos conhecimentos e habilidades. Cabe aos professores a responsabilidade de desenvolver as habilidades necessárias em seus alunos, para que os mesmos adquiram os conhecimentos tecnológicos necessários (NUNES; ADORNI, 2010).

A Química está presente constantemente em nossas vidas, porém o que se pode observar, é que os alunos, na sua maioria, não conseguem aprender a matéria e entender para que serve. Possuem uma grande dificuldade em relacionar o conteúdo com o seu cotidiano, causando assim um desinteresse pela matéria. Isto pode ser um indicador de que os profissionais dessa área não estão sabendo lidar com esse problema ou estão com preparação inadequada (NUNES; ADORNI, 2010).

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM dizem que, na química, o conteúdo deve ser abordado de uma forma que o aluno possa relacioná-la com seu cotidiano e não somente uma mera transmissão de conhecimento (BRASIL,2002).

Segundo Usberco e Salvador (2002), “A Química, assim como outras ciências, tem papel de destaque no desenvolvimento das sociedades, pois ela não se limita à pesquisa de laboratório e a produção industrial (...). Embora às vezes não se perceba, esta ciência está presente no nosso dia- a- dia e é parte importante dele, pois a aplicação dos conhecimentos químicos tem reflexos diretos sobre a qualidade de vida das populações e sobre o equilíbrio dos ambientes da terra”. Os autores citam que a química é essencial no desenvolvimento da sociedade, pois com esse conhecimento as pessoas podem entender o que ocorre a sua volta, e como suas ações podem afetar o equilíbrio ambiental do meio em que se vive.

Quando se olha para o ensino de Química, o que é visto é a falta de interesse e a dificuldade dos alunos em assimilar o conteúdo. Isso ocorre devido à falta de percepção do que o estudo significa em sua vida. Isto pode ocorrer devido a alguns professores não serem formados na área da química e eles mesmos terem dificuldade no entendimento do conteúdo e acabam apenas transmitindo as informações, e os que possuem formação na área estarem passando o conteúdo de forma descontextualizada.

Segundo Mortimer (apud OLIVEIRA, 2004), já era observado que algumas pesquisas apontavam para mudanças na forma de abordar os conteúdos científicos. Oliveira (2004) relata que, entre pesquisadores em ensino de química, deveria se incluir aos currículos aspectos sócio-cientificos, como questões ambientais, socioeconômicas e etc., dessa forma o aluno teria instrumentos para leitura e entendimento do mundo a sua volta e adquirir habilidades para viver nessa sociedade moderna.

Assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre as causas da dificuldade de aprendizagem na disciplina de química, mediante revisão bibliográfica e relatos de alguns artigos publicas sobre o ensino de química.

REFLEXÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Segundo Libâneo (apud LOBATO, 2005), “Ao selecionar os conteúdos da série em que irá trabalhar, o professor precisa analisar os textos, verificar como são abordados os assuntos para enriquecê-los com sua própria contribuição e a dos alunos, comparando o que se afirmam com fatos, problemas, realidades da vivência real dos alunos (...)”.

No trabalho de ensino aprendizagem o professor é peça fundamental, pois é ele quem vai motivar o aluno a estudar através de contextualização do conteúdo, relacionando com o que esta sendo estuda com o cotidiano do aluno, dando assim um sentido ao que ele esta aprendendo. Na LDB e nos Parâmetros Curriculares Nacionais já é prevista a relação do que está sendo ensino com a realidade dos alunos (BRASIL, 1998).

No Projeto realizado por Veiga et al. (2012), pode ser constatado em uma pesquisa com alguns professores de química, que a maior problematização levantada foi a dificuldade dos alunos passarem o conteúdo assimilado nas aulas para a provas escritas, 90% dos professores apontaram  essa problematizarão e apenas 10% apontaram os baixos salários como problema. Isto pode indicar certa preocupação desses profissionais na aprendizagem dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (191.7 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com