TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  12/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 6

  1. INTRODUÇÃO

1.1 GASES

Gases são compostos moleculares que possuem características como a grande compressibilidade e a capacidade de se expandirem, estes compostos não possuem volume fixo, são miscíveis entre si e em qualquer proporção. Os gases são substâncias cujas moléculas perdem totalmente a atração entre si e se dispersam muito umas das outras, além disso, estas moléculas estão sempre em movimento desordenado. Este movimento faz com que algumas partículas se choquem quando estão confinadas em algum recipiente, e este choque gera o que chamamos de pressão que o gás exerce sobre determinadas superfícies. (ALVES, 2009)

 1.4 FAMÍLIA DOS CALCOGÊNIOS (VI)

O grupo VI a ou a família dos calcogênios, é formada pelos elementos OxigênioEnxofreSelênio, Telúrio e Polônio. Os elementos dessa família possuem número de oxidação – 2. Sua configuração eletrônica sempre finaliza em ns2np4. Nessa família se encontra o elemento de maior presença na crosta terrestre: O Oxigênio, é o elemento mais eletronegativo dessa família, por isso apresenta ligações com caráter mais iônico que os demais. (LORENA, 2012)

 O Oxigênio está presente na forma de óxido dos mais variados elementos. Muitos elementos puros são obtidos através do tratamento desses óxidos. Além da sua óbvia importância na sobrevivência dos seres aeróbios, através da respiração. O oxigênio também é altamente utilizado na indústria do aço. Ele é soprado através do ferro gusa para queimar o carbono presente nele. (LORENA, 2012)

 1.5 FAMÍLIA DOS HALOGÊNIOS (VII)

A Família dos Halogênios: conhecida também como VII A, é uma das mais conhecidas famílias da Tabela Periódica, os elementos que a compõe são: Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I), Astato (At).Talvez a popularidade desta família esteja relacionada com a de seus integrantes, o Flúor merece destaque por ser o elemento mais eletronegativo da Tabela Periódica. Além de ser conhecido em um contexto químico também se faz presente em nosso cotidiano. (SOUZA, 2010)

Uma visita ao dentista comprova esta afirmação: aquele gelzinho que tem como objetivo proteger os dentes contra cáries, é sim uma forma do elemento Flúor.O Cloro por sua vez, não fica para trás, se tornou popular em nosso dia a dia. A começar pela água que tomamos, esta é purificada nas ETA’s (Estações de tratamento de água) graças a este componente da Família dos Halogênios. O Cloro tem o poder de eliminar micro-organismos patogênicos da água e garantir segurança aos seus consumidores. Justamente por essa propriedade desinfetante, Cloro também é empregado em limpeza de piscinas. (SOUZA, 2010)

 1.6 PRODUÇÃO DE ENXOFRE (S)

enxofre é o elemento químico de número atômico 16 e massa atômica 32,065 u. Representa-se pela letra S em sua forma maiúscula e se localiza na tabela periódica no período 3. É participante do grupo dos calcogênios. Seu estado físico é sólido quando se encontra a uma temperatura de 20ºC e pressão de 1 atm. Possuí uma coloração amarelada, é insípido, mal condutor de calor e eletricidade além de ser quase inodoro. É insolúvel em água, porém apresenta solubilidade em dissulfeto de carbono. Um de seus compostos mais conhecidos é o dióxido de enxofre (SO2), um dos responsáveis pelo surgimento de chuvas ácidas. (LEAL, 2006)

Em 1891, Herman Frasch criou o primeiro processo economicamente viável para a sua extração. Como possui um baixo ponto de fusão (115ºC), Frasch teve a idéia de usar vapor de água em altas temperaturas para fundir o enxofre sólido e soltá-lo da rocha onde ele se encontrava afixado. Depois de solto, o líquido era levado à superfície através de um bombeamento com ar comprimido. Atualmente o método mais utilizado é o Processo Claus, inventado e patenteado por Carl Friedrich Claus, consiste na obtenção de enxofre a partir do Sulfeto de Hidrogênio. (LEGAL, 2006)

1.7 PRODUÇÃO DE CLORO (Cl2)

 Em 1774 o químico polonês Karl Wilhenlm Scheele obteve pela primeira vez o Cloro (Cl2), reagindo ácido clorídrico (HCl) com dióxido de manganês (MnO2), a reação obtida foi um gás esverdeado de cheiro irritante e forte.

No mundo, a cada ano, são produzidos cerca de 36 milhões de toneladas de Cloro, onde são transformados em produtos essenciais para a vida diária. A principal matéria prima para obtenção do cloro em escala industrial é o cloreto de sódio (NaCl) aquoso, para produzir o cloro é empregado o sal-gema, originários de depósitos subterrâneos, pois o sal marinho contem muitas impurezas que inviabilizam o processo.(SILVA, 2011)

O composto mais comum de cloro, cloreto de sódio (sal comum), é conhecida desde os tempos antigos. Por volta de 1630, o gás de cloro foi primeiramente sintetizado em uma reação química, mas descartada como uma substância fundamentalmente importante. Sua caracterização foi feita em 1774 por Carl Wilhelm Scheele, que supôs como sendo um óxido de um novo elemento. Em 1809, químicos sugeriram que o gás seria um elemento puro, e sua confirmação veio em 1810 por Sir Humphry Davy. (SILVA, 2011)

  1. OBJETIVO

- Produzir enxofre (S) e cloro (Cl2) em laboratório das famílias VI e VII.

  1. MATERIAIS E REAGENTES

3.1 MATERIAIS UTILIZADOS

- Tubo de ensaio;

- Béquer de 100 mL;

- Papel tornassol rosa;

- Suporte universal;

 3.2 REAGENTES UTILIZADOS

- (Na2S2O3) 1 mol.L-1;

- H2SO4 3 mol.L-1;

- MnO2;

- HCl P.A.

  1. PROCEDIMENTO (MÉTODO)

4.1  PARTE A - OBTENÇÃO DE ENXOFRE (S)

Adicionou-se em um tubo de ensaio, 3 mL de solução de tiossulfato (Na2S2O3) 1 mol.L-1 e 1mL de solução de H2SO4 3 mol.L-1. Agitou-se e aguardou-se. Não foi necessário o aquecimento do mesmo.

4.2 PARTE B - OBTENÇÃO DE CLORO (Cl2)

Colocou-se em um tubo de ensaio 0,1g de dióxido de manganês (MnO2). Em seguida na capela adicionou-se 2 mL de HCl concentrado. Umedeceu-se um papel de tornassol e colocou-se o mesmo sobre a boca do tubo onde se produziu o gás. O papel tornassol ficou lá durante 15 minutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (164.4 Kb)   docx (302.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com