TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Quimica

Por:   •  25/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 7

1-Introdução

Nesta experiência, foram medidos as massas, volumes e temperatura. Os resultados encontrados serviram para calcular a densidade do ferro e a de um liquido. É necessário a elaboração correta da experiência e a utilização dos instrumentos específicos para cada medição, considerando os seus erros e, assim, minimizar suas influências nos resultados obtidos.

Massa é a medida da matéria contida em determinada região do espaço, e, portanto, constante em qualquer parte do planeta e fora dele.                                                                Peso é a força com que qualquer massa é atraída para o centro de qualquer planeta, é variável com a posição da superfície do planeta e com a distância a este, sendo também influenciável por fatores como magnetismo, velocidade e etc.                                                                                                           Volume de um corpo é a quantidade de espaço ocupada por esse corpo.                              Temperatura é a grandeza que caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema.                                                                                                            Densidade é a quantidade de massa que um objeto possui em uma unidade de volume das substâncias contidas nele. É comumente calculada quando temos um corpo heterogêneo e/ou não maciço. É expressa em kg/m³ no Sistema Internacional (SI).

A fórmula para se calcular a densidade é:

d=m

     v[pic 1]

Onde: m é a massa;

v é o volume;

d é a densidade.

Para se achar a massa específica basta trocar a densidade por massa específica, simbolizada pela letra grega Mi.                                                                                      

MATERIAIS E REAGENTES:

Na medição massa foi utilizado:

  • Prego
  • Balança analítica

Na medição do volume foi utilizado:

  • Proveta
  • Prego
  • Água
  • Álcool etílico

Na medição da temperatura:

  • Permanganato de potássio
  • Água
  • Termômetro
  • Pera pipetadora
  • Aquecedor
  • Becker

  1. Procedimentos

Roteiro: 

No primeiro experimento medimos a massa de um prego. Logo em seguida colocamos 40 ml de água na proveta e jogamos o prego dentro, para saber o volume de água deslocado. Com os dados calculamos a densidade do prego.                                                  

Na realização do segundo experimento, colocamos 50 ml de água em um Becker e aquecemos em banho-maria até aproximadamente 60°C, retiramos do banho-maria e medimos a temperatura da água. Logo após medir tal temperatura, com uma pipeta de 5 ml e uma pera pipetadora, adicionamos 5ml de permanganato de potássio –KMnO4 – e novamente medimos a temperatura da água com o permanganato.

O terceiro experimento teve o intuito de determinar a densidade de um líquido, para tal experimento; pesamos uma proveta vazia e encontramos a sua massa, logo em seguida transferimos 25 ml de álcool etílico e a pesamos novamente para obtermos a massa. Com esse procedimento pela formula (M4=m3-m2) achamos uma massa. E obtendo essa massa calculamos a densidade do álcool etílico.

E para finalizar pesquisamos as densidades teóricas das substancias de ferro e álcool etílico e comparamos com os resultados experimentais e chegamos a uma conclusão.

RESULTADOS:

  1. Foi encontrada a densidade do prego valendo 3,86 g/cm³.
  2. Ao retirarmos a água do banho-maria e medirmos a temperatura da água, vimos que a temperatura desceu 3°C em um curto espaço de tempo e logo em seguida quando adicionamos o permanganato de potássio com isso a temperatura desceu mais 2°C.
  3. Pesamos a proveta vazia e encontramos o valor de massa valendo: 36,97g. Quando adicionamos os 25ml de álcool etílico e pesamos novamente encontramos um valor de massa valendo 56,43g. Com base nessas massas, utilizamos a fórmula (M4=m3-m2) achamos um valor de 19,46g. Com essa massa calculamos o valor da densidade e achamos a densidade do álcool etílico valendo 0,7896 g/cm³
  4. Densidade do ferro 7,87 g/cm³; densidade do álcool 0,789 g/cm³. Notamos que a densidade do ferro não é igual, mas a do álcool etílico é exatamente precisa.

                                  3-  Conclusão

Nessa aula prática aprendemos que para encontrarmos a densidade de um sólido ou de um liquido qualquer é preciso ter a massa e o volume do mesmo.                                                     Vimos que água diminui a uma temperatura maior do que o Permanganato de Potássio.                                                                                                                         Observamos nas pesquisas e cálculos que o objeto utilizado (prego) não possuí ferro puro em sua composição, pois a densidade do ferro é 7,86g/cm³, logo esse prego é uma liga metálica.                    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com