TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Quimica

Por:   •  6/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

        O relatório trata dos procedimentos para preparar uma solução. Uma solução é formada quando uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias forma uma única fase e contém o soluto, que é a substância dissolvida na outra substância, o solvente, que é responsável pela dissolução. Foi trabalho com unidades de concentração das soluções, grama por litro que é calculado pela divisão da massa em gramas pelo volume em litros, molaridade que é calculado pela divisão do número de mols pelo volume em litros, e calculo percentual do título que pode ser calculado pela massa (produto da massa inicial pela massa total vezes a porcentagem) e pelo volume (produto do volume inicial pelo volume total, vezes a porcentagem). A aula teve como objetivo, treinar a técnica de pesagem, de manuseio de pipeta e de leitura do balão volumétrico, ilustrar a técnica de preparação de soluções de concentração conhecida e entender o efeito das energias envolvidas nos processos de preparo de solução.

Materiais e Métodos

Foram utilizados água e hidróxido de sódio, além de vidrarias como béquer, funil simples, balão volumétrico.

          Foi calculado a massa necessária para preparar 200,00mL de solução de 0,100 mol/L.

200 mL de NaOH (0,1m)

1L ____0,1 mol

0,2____x mols

x= 0,02 mols de NaOH

Massa molar NaOH=40g  

1mol____40g de NaOH

0,02 mol____y

Y=0.8g de NaOH

          Logo em seguida, foi pesado o béquer cuja massa foi 49,07g e pesado as 8g de NaOH. Com auxílio de um funil simples foi transferido a mistura para um balão volumétrico de 200mL.

          Na parte final, foi colocado água destilada a marca da aferição do balão, tampado e agitado até acontecer completa homogeneização.  

Resultados e Discussão

A solução foi totalmente homogeneizada, as 0.8g de NaOH foram dissolvidas na água destilada, isso significa que a massa do hidróxido de sódio foi suficiente para preparar 200mL de solução de 0.100 mol/L.

 

Conclusões

         Nota-se que, para o preparo de uma solução é de total importância calcular a concentração das soluções, processo conhecido como padronização. Neste procedimento foi calculada a concentração em quantidade de matéria (molaridade) para chegar a massa necessária para o preparo da solução e logo depois sua homogeneização.

Bibliografia

        Livro: Química Geral, Autor Kotz

        Sites: Info Escola: www.brasilescola.com

                 

                     

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (6.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com