TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Destilação

Por:   •  30/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

ANA CAROLINA DE AGUIAR

MORGANE MINSKI

                                        

EXTRAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DA Syzygium aromaticum PELO MÉTODO DE HIDRODESTILAÇÃO POR ARRASTE A VAPOR INTERNO

Palhoça

2017

ANA CAROLINA DE AGUIAR

MORGANE MINSKI

EXTRAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DA Syzygium aromaticum PELO MÉTODO DE HIDRODESTILAÇÃO POR ARRASTE A VAPOR INTERNO

Relatório apresentado à disciplina de Síntese e Análise Orgânica do curso de Engenharia Química, da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Orientador: Prof.ª Rachel Faverzani Magnago, Drª.

Palhoça

2017


  1. CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA

A árvore produtora do cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) é endêmica nas Molucas do Norte (Arquipélago de Molucas - Indonésia), tendo sido disseminada pelos alemães durante a colonização pelas outras ilhas do arquipélago, assim como para outros países. Atualmente Zanzibar e Madagascar são os principais produtores de cravo-da-índia, seguidos pela Indonésia (MAZZAFERA, 2003). O cravo-da-índia é a gema floral seca, sendo usado principalmente como condimento na culinária, devido aos seus marcantes aroma e sabor, conferido pelo composto fenólico volátil, o eugenol. Nas folhas ele chega a representar aproximadamente 95% do óleo extraído (Raina et al. 2001) e no botão floral também é o principal componente do óleo, variando de 70 a 85% (Vanin, 2014).

 O eugenol é muito usado na odontologia como componente de seladores e outros produtos antissépticos de higiene bucal, tendo comprovado efeito bactericida (Cai & Wu 1996, Chong et al. 1997, Kaplan et al. 1999, Shapiro et al. 1994). Além disso, o eugenol tem sido empregado para a produção de outros fenólicos, tal como a vanilina (Priefert et al. 2001).

São inúmeras as atividades funcionais e farmacológicas atribuídas aos extratos brutos, óleos voláteis e princípios ativos de plantas nativas e/ou adaptáveis ao cultivo brasileiro (antioxidante, anti-tumoral, hipoglicemiante, anti-HIV, bactericida, fungicida, hipocolesterolêmiante, anti-malárica, etc.) (LEAL, 2008).

       Uma série de processos têm sido investigados para obtenção do óleo essencial de plantas. Entre os processos convencionas destacam-se os processos de destilação por arraste a vapor e extração com solventes voláteis (WATANABE et al., 2006). Segundo Povh (2000) o processo de destilação envolve três categorias: 1) destilação com água e vapor, 2) destilação com água ou hidrodestilação e 3) destilação com vapor direto.

A SD é um processo seguro e simples e não agride o meio ambiente. (LEAL, 2008) (LEAL, 2008)A SD é um processo seguro e simples e não agride o meio ambiente.Parte superior do formulário

       Na hidrodestilação a matriz vegetal é submersa em água líquida e uma fonte de calor permite a produção de vapor (LEAL, 2008). O vapor, depois de passar pelo leito da matéria prima, é condensado pelo resfriamento da água a temperatura ambiente (WATANABE et al., 2006).

                Neste processo, dois produtos são obtidos: óleo volátil e hidrolatos (água não alcoólica condensada). A etapa de separação do óleo volátil e hidrolato ocorre por decantação. Se o hidrolato não é um produto de interesse, pode ser adicionado um sal (dessecante) com o objetivo de facilitar a separação. Pode-se extrair o óleo volátil com solvente imiscível em água como diclorometano, tolueno, hexano ou éter de petróleo (LEAL, 2008).

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL

Realizar a hidrodestilação, para a obtenção do composto eugenol.

  1. OBJETIVOS ESPECIFÍCOS

Montar o aparato utilizado para a hidrodestilação por arraste a vapor interno;

Realizar a extração do óleo essencial da Syzygium aromaticum;

Separar o óleo essencial do hidrolato;

Pesar o óleo essencial obtido.

  1. PARTE EXPERIMENTAL

Para a obtenção do óleo essencial, a biomassa selecionada para os estudos foi submetida a um processo de extração sólido-liquido usando o método de extração por hidrodestilação por arraste a vapor interno.

  1. MONTAGEM DO APARATO PARA REALIZAR A HIDRODESTILAÇÃO

Foi montado o aparato para a hidrodestilação por arraste a vapor interno do óleo essencial do cravo-da-índia (Syzygium aromaticum). Foi utilizada uma manta de aquecimento, sobre a qual, colocou-se um balão de duas bocas contendo cravo-da-índia juntamente com água destilada. A este balão interligou-se um tubo condensador com fluxo contínuo de água para que ocorresse a condensação do vapor, e utilizou-se um enlermeyer para a capitação do hidrolato produzido juntamente com o óleo essencial, conforme pode ser observado na figura 1.

                     Figura 1. Aparato para hidrodestilação por arraste a vapor [pic 2]

Fonte: autores, 2017.

  1. EXTRAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DA Syzygium aromaticum

Após começar a fervura da mistura, cravos-da-índia e água, esperou-se o período de 90 min para que ocorresse a extração do óleo essencial. Tranferiu-se o óleo essencial e o hidrolato em um funil de separação e passou-se 3 partes de diclorometano, com a finalidade de separar o óleo essencial do hidrolato. Após a separação, adicionou-se à mistura óleo essencial/diclorometano cerca de 1g de sulfato de cálcio, que agiu como agente dessecante, sendo posteriormente filtrado e retirado todo o sal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (388.6 Kb)   docx (247.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com