TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Química-Bioplastico

Por:   •  15/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  3.557 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

BIOPLÁSTICO

           

                QUÍMICA AMBIENTAL

                                                 

LEANDRO ALVES

LEMARQUES MOREIRA MARQUES DE SOUZA

TATIANA NUNES VIEIRA

30/05/2016

SUMÁRIO

  1. OBJETIVO.............................................................,,..1
  2. INTRODUÇÃO...........................................................1

  1. MATERIAIS E REAGENTES......................................1

2.1 Esquema de Aparelhagem

2.2 Procedimento Experimental

      4. ANÁLISE DE DADOS................................................3

      5. CONCLUSÃO............................................................5

      6. REFERÊNCIAS..........................................................5

OBJETIVO:

Produzir e analisar as características de um bioplástico.

INTRODUÇÃO

O bioplástico ou biopolímero é uma das alternativas para a redução do impacto ambiental. Sua matéria prima são de fontes renováveis como: soja, amido de arroz, milho cana de açúcar, fibra de banana, abacaxi e casca de coco, porém, é bom salientar, que nem todos os bioplásticos são biodegradáveis, como no caso das embalagens da Coca-Cola e Pepsi por exemplo, podendo levar cerca de até 500 anos para se decompor, ou seja, o mesmo tempo que os plásticos provenientes do petróleo. Os plásticos biodegradáveis são aqueles que se decompõem em cerca de 18 semanas e são classificados em:

  • Bioplástico compostável: que se deteriora fácil em processo de compostagem.
  • Bioplástico hidro-solúvel: Que se decompõe em contato com a água.
  • Plástico oxi-degradável: Estes recebem aditivos para que se deteriorem em contato com raios ultra-violeta e oxigênio.

O preço do bioplástico ainda é de custo elevado, chegando a ser de 2 à 3 vezes mais caro que o plástico convencional, a alta do preço ocorre devido sua pouca comercialização no mundo.

O plástico convencional libera toxinas cancerígenas que poderiam ser evitadas caso o mesmo fosse substituído pelo bioplástico.

Materiais e Reagentes:

  • 1 Placa de Petri
  • 1 Béquer 400 ml
  • 1 Proveta 25 ml
  • 1 Aquecedor
  • 1 espátula de plástico
  • 02 Pipetas de Pasteur
  • Papel Tornassol
  • Amido de Milho (Maizena)
  • Água
  • Àcido Clorídrico - HCl
  • Glicerina
  • Hidróxido de sódio - NaOH

Procedimento Experimental

Numa placa de Petri pesou-se 2,5g de amido de milho; em seguida adicionou-se o amido em 25 mL de água que estava contido em um béquer, agitou-se bem o sistema para que o mesmo pudesse ser diluído o máximo possível; em seguida acrescentou se no béquer 3,0 mL de HCL e 2,0 mL de glicerina. Deixou-se a solução sob aquecimento durante aproximadamente 15 minutos, mexendo incessantemente sempre observando para que o mesmo não secasse totalmente; retirou-se a mistura do aquecimento e com auxílio da pipeta de Pasteur pingou-se algumas gotas de NaOH até ocorrer a neutralização do PH, em seguida usou-se papel indicador para confirmar neutralização.  

ANÁLISE DE DADOS

O amido é usado pelo fato de conter muitas moléculas juntas, e ao seca-lo forma uma película devido às ligações de amido entre as cadeias. O HCl faz –se necessário para quebrar as ligações de amilopectina que é a estrutura ramificada do amido, que por ser ramificada dificulta a formação do filme.

A glicerina é usada para que a mesma atue como agente plastificante assumindo maior maleabilidade e elasticidade. O uso do NaOH é para neutralização do  material

Ferveu-se a solução de Amido de milho, água, HCl e glicerina para que a solução fique totalmente homogênia, porém o material passou do ponto secando completamente a água e comprometendo nosso experimento. :(

Questionário

  1. Qual o tempo de degradação do bioplástico?

R: Bioplásticos não biodegradáveis levam praticamente o mesmo tempo que os plásticos convencionais para se decompor. Já os Biodegradáveis devem se decompor em cerca de 18 semanas.

  1. Quais as vantagens e desvantagens na produção de materiais biodegradáveis?

Resposta:

Vantagens 

São materiais provenientes de fontes renováveis, também podem ser reciclados, sofrem degradações em muito pouco tempo (se comparado aos convencionais) dessa forma não agride tanto o meio ambiente, e no caso do bioplástico, esse não danifica a saúde humana como o plástico derivado do petróleo que contém propriedades químicas cancerígenas. O bioplástico também pode ser até 30% mais leve e 4 vezes mais forte que o plástico comum, sendo perfeito para ser usado na fabricação de carros e até mesmo na fabricação de coletes e capacetes a prova de balas, com ele podemos diminuir o consumo de petróleo e aproveitar restos de certos orgânicos ao invés de jogá-los no lixo.

Desvantagem

A biodegradação do material e compostagem do plástico, só ocorrerão de forma eficaz em condições adequadas de umidade, luz e microorganismos suficiente, no entanto, as usinas de compostagens no Brasil não são confiáveis no sentido de dar suporte para esse tipo de material. Os aterros no Brasil propiciam uma biodegradação anaeróbica fazendo com que haja liberação de gás metano ao invés do CO2 que causa 20 vezes menos prejuízo para o efeito estufa.

        Outra desvantagem é o risco que se corre em retroceder ainda mais a conscientização das pessoas ao descartar esse tipo de lixo, pelo fato de ser biodegradável, algumas pessoas podem despejá-lo em lugares inapropriados, mas vale ressaltar que um material biodegradável pode levar até mais de um ano para sua decomposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (67.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com