TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Laboratorio de Organica

Por:   •  8/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE VILA VELHA - UVV

   ENGENHARIA QUÍMICA


ANNA PAULA IMPERIAL FABRIS POLONINI

NICOLE NAYANE DE OLIVEIRA

PAOLLA FONSECAC DE LIMA

SAMARA CRISTINA PANTALEÃO

SANTES CAZASSA

PRÁTICA Nº 3: EXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO COM SOLVENTE ORGÂNICO

Disciplina: Química Orgânica Experimental I

Professor: Artur Rodrigues Machado

VILA VELHA - ES

MARÇO – 2016

ANNA PAULA IMPERIAL FABRIS POLONINI

NICOLE NAYANE DE OLIVEIRA

PAOLLA FONSECAC DE LIMA

SAMARA CRISTINA PANTALEÃO

SANTES CAZASSA

PRÁTICA Nº 3: EXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO COM SOLVENTE ORGÂNICO

                                                                     

                                                                    Relatório do Curso de Engenharia

Química apresentado à Universidade Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Laboratório de Química Orgânica Experimental I sob orientação do Professor Artur Rodrigues Machado.

VILA VELHA – ES

MARÇO – 2016

QUESTIONÁRIO:

1) No que consiste o procedimento de extração líquido-líquido? Explique, se possível utilizando exemplos.

Consiste na transferência de um soluto de um solvente de uma fase líquida para outra de acordo com a sua solubilidade. A extração se torna uma ferramenta útil na separação de compostos orgânicos se forem escolhidos os solventes de extração adequados. Os dois solventes não podem ser miscíveis e devem formar duas fases. Muitos produtos naturais estão presentes em tecidos animais e vegetais que tenham muita agua. Extrair esses tecidos com um solvente imiscível em água é útil para isolar os produtos naturais.

2) Na prática em questão utilizaram-se dois compostos (Iodeto de potássio – KI, e Iodo – I2) para a preparação da solução aquosa a ser submetida ao processo de extração. Qual a tendência ou fase preferencial (Água ou hexano), de cada um desses compostos no processo de extração? Justifique discutindo o tipo de interação e ligações desses compostos.

Iodeto de potássio (KI) – polar – Água (H2O)
Iodo (I
2) – apolar – Hexano (C6H14)

O Iodo é apolar e é um sólido molecular, seu retículo cristalino é formado por moléculas onde dentro de cada uma os átomos se mantêm unidos por ligações covalentes. As interações formadas de soluto-solvente nessa mistura são fracas e não liberam energia suficiente para compensar a energia necessitada para romper os dipolos da água, porque essas ligações dipolo-dipolo da água são muito fortes.

Porem a uma relação da interação polar e apolar do Iodo, que é devido seu raio atômico muito grande podendo interagir quando um analito redutor é titulado diretamente com iodo (produzindo íons iodeto), o método é denominado iodimetria. Caso o analito seja oxidante, ele é adicionado a um excesso de íons iodeto, produzindo tri-iodeto (I3-). 

I2(s) + KI(s) → K+(aq) + I3-(aq)

O I3- se decompõe em I2+ e I-. O hexano solubiliza o I2+, mas não solubiliza o I-. Assim, no funil de separação apareceram duas fases: por cima está o I2+ solúvel em hexano, menos denso, que adquiriu coloração roxo escuro e por baixo está o I- solúvel em agua que adquire coloração mais clara. Sendo assim, O I2+ é apolar e, como o hexano é apolar, ocorrem interações do tipo dipolo induzido-dipolo induzido entre o I2+ e o hexano, o que permite a solubilização. Já o I- é um íon não solúvel em hexano por ser polar, mas sim em solução aquosa (apolar) onde forma interação íon – dipolo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (384.6 Kb)   docx (304.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com