TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado II

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.829 Palavras (12 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Universidade de Uberaba - UNIUBE

LICENCIATURA EM QUÍMICA PARA BACHARÉIS EM QUÍMICA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Belo Horizonte

2018

DAYANA FLÁVIA GONÇALVES DA SILVA ROSA

1126983

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Relatório elaborado como requisito parcial para aprovação na disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL do curso de Licenciatura em Química para Bacharéis em Química da Universidade de Uberaba - UNIUBE.

Professor-tutor on-line: Wilson de Sousa Benjamin.

Belo Horizonte

2018

Sumário

  • Introdução---------------------------------------------------------------------------------------4
  • Desenvolvimento -----------------------------------------------------------------------------4
  1. A escola e sua história-------------------------------------------------------------------4
  2. Conhecimento dos espaços, materiais e recursos pedagógicos-------------5
  3. Reflexão e análise sobre o Projeto Político-Pedagógico------------------------6
  4. Estudo e análise dos PCN’s do 6º ao 9º ano---------------------------------------7
  5. Observação e análise do ensino de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental--------------------------------------------------------------------------------8
  6. Monitoria e docência nas séries finais do Ensino Fundamental-------------9
  7. Planos de aulas para a docência no Ensino Fundamental------------------10
  • Considerações finais ----------------------------------------------------------------------12
  • Referências------------------------------------------------------------------------------------12

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é uma etapa extremamente importante e enriquecedora na formação acadêmica e profissional do futuro docente. Surge para suprir a necessidade de uma experiência prática na escola aplicando os fundamentos teóricos aprendidos ao longo do curso de licenciatura.

O presente trabalho foi realizado na Escola Municipal Newton Amaral Franco durante o período de 24 de fevereiro a 7 de julho de 2018, totalizando 240 horas, sob orientação do docente regente Wilson de Souza Benjamin e supervisão da professora Flávia de Souza Matias, com o objetivo de vivenciar e analisar situações reais do ensino-aprendizagem de Ciências e Química e capacitar o licenciado a buscar soluções-problema no contexto da prática profissional.

DESENVOLVIMENTO

  1. A Escola e sua história

A Escola Municipal Newton Amaral Franco, situada a Rua Estireno, nº 15, Bairro Petrolândia, Contagem/MG, foi fundada em novembro de 1986, entretanto as atividades com os estudantes começaram no mês de março do mesmo ano, ainda com o prédio em obras. A escola recebeu este nome em homenagem póstuma ao prefeito de Betim, Doutor “Newton Amaral Franco”, amigo do então prefeito de Contagem Newton Cardoso.

Desde sua inauguração a escola vem crescendo e conquistou seu espaço como instituição modelo de ensino na região. Tem como objetivo principal formar cidadãos autônomos, críticos, participativos, conscientes de seus direitos e deveres diante da sociedade. Para alcançar tal objetivo, a escola além do período e atividades regulares também oferece espaço de convívio e participação para a comunidade em horários alternados ao da escola, através de feiras e apresentações culturais, contribuindo para a troca de informação e ajuda mútua.

Sob a direção de Paula Zumpano Tassara e vice-direção de Edilene Alves Martins e Thais Luciene Mesquita, a escola atende 1065 estudantes do ensino fundamental (1º a 9º ano) e do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), divididos nos turnos manhã, tarde e noite. A clientela da instituição campo de estágio é formada por alunos de classe social baixa, residentes do próprio bairro e de bairros adjacentes. Já no turno noturno, em que ocorre o EJA, o corpo discente é constituído por filhos de população assalariada, trabalhadores assalariados, pais e mães que, depois de um dia esgotante de trabalho, deixam o conforto do lar para irem à escola.

A gestão escolar é composta por 01 (um) diretor, 02 (duas) vice-diretoras, 02 (duas) secretárias, 64 (sessenta e quatro) professores, 07 (sete) pedagogos, 02 (dois) auxiliares de secretaria, 06 (seis) assistentes escolares, 03 (três) auxiliares de biblioteca e 08 (oito) auxiliares de serviços. Os funcionários demonstraram ser compromissados, prestativos e solícitos.

  1. Conhecimento dos espaços, materiais e recursos pedagógicos

A Escola na sua estrutura física possui 15 salas de aula com 450 conjuntos de carteiras e cadeiras escolares, 1 laboratório de informática, 1 laboratório de Ciências, 1 biblioteca com um espaço privilegiado, rico e diversificado acervo, 1 sala de vídeo, 1 secretaria, 1 sala para professores, 1 sala de direção, 1 sala de coordenação pedagógica, 1 sala AEE (Atendimento Educacional Especializado), 1 sala disciplinária, 1 sala de jogos, 1 sala de inglês, 1 sala de xerox, 2 almoxarifados, 3 banheiros para funcionários, 5 banheiros para alunos sendo um deles destinado a deficientes, 1 cozinha, 1 refeitório, 2 pátios de recreação e 1 quadra poliesportiva coberta. Os espaços físicos são amplos e estão sempre limpos, organizados e decorados conforme a destinação do ambiente. As salas são pequenas pelo número de alunos e há pouca ventilação devido à arquitetura do prédio. Há 2 ventiladores em cada sala, porém insuficientes para suprir às necessidades de todos. Vale ressaltar que o laboratório de Ciências está em fase de implantação e por isso algumas vidrarias e reagentes ainda não estão disponíveis no mesmo.

Dentre os recursos e materiais disponibilizados na escola encontram-se: 7 caixas de som, 2 microfones sem fio, 2 projetores multimídia (Data Show), 32 computadores com acesso para alunos – sendo 2 adaptados para educação especializada, 11 computadores de uso administrativo, 2 copiadoras – xerox, 4 aparelhos de dvd, 2 impressoras multifuncionais, 1 retroprojetor, 2 televisores de LCD, 18 quadros lousas, 4 bebedouros e 4 mesas grandes de refeitório.

Existe ampla quantidade de livros fornecidos pelo MEC, mas pouco utilizados pelos professores como recurso. Os computadores destinados aos alunos estão com sistema operacional desatualizado e configuração obsoleta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (168.9 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com