TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Laboratório: Lei de Graham

Por:   •  23/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1] 

Universidade Federal do Tocantins 

Campus Universitário de Gurupi – TO

Graduação em Química Ambiental 

  

  

Relatório de Laboratório: Lei de Graham

  

  

 

Disciplina:        Físico-Química II                                                                        

Docente:                

Data da experiência: 10/03/20221

Turma: 2021/1

Data da entrega: 17/03/2021

 Nota:

Experiência: Lei de Graham.

  

Discente:

Gurupi-TO 

Março, 2021


Introdução

Em relação aos três estados da matéria, o gás se destacar de uma maneira específica ao qual tem densidade menor do que os sólidos e os líquidos, tendo em consideração uma característica de se mistura sobre qualquer proporção e uma enorme capacidade de expansão, dilatação e compressão. Desta maneira, sabe se quer, o gás e uma substância que se expande de forma espontânea preenchendo o recipiente ao qual ele está armazenado, de modo que venha completa todo o recipiente de maneira homogênea (ATKINS,2008).

Diante disto, os gases têm forças de atração intermoleculares resultando em ligações fracas entre si, por conta do distanciamento entre suas moléculas e porventura nem chegam a se chocarem entre os mesmos. Estas ligações proporcionam uma movimentação rápida e independe das moléculas, dando ao gás um comportamento físico independente de sua composição, surgindo assim a expressão do gás ideal (ATKINS,2008; CASTELLAN,1986).

Para mensura a velocidade que um gás se movimenta o químico escocês Thomas Graham estipulou a lei de difusão de Graham, em que a “velocidade de difusão de um gás através de outro é inversamente proporcional à raiz quadrada da sua densidade”. Em outras palavras, quanto menor for a densidade do gás, maior será a velocidade de movimentação das partículas do mesmo. Supondo que os gases se encontrem nas mesmas temperaturas e pressão, nestas condições a densidade de dois gases são iguais em relação de suas respectivas massas molares (CASTELLAN,1986; RANGEL,2006).

A demonstração matemática da lei de difusão de Graham e expressa no exemplo 1.

                                                                                                       [pic 2]

Exemplo 1.

Onde V1 e a velocidade do primeiro gás e V2 a velocidade do segundo gás, e M1 e a massa molar do primeiro gás e M2 a massa molar do segundo gás.

A lei de Graham poder ser aplicada de modo a se comparar as razões entre velocidades de difusão na qual a propriedade que todos os gases têm de se misturar espontaneamente com outros gases, resultando assim em misturas ou soluções homogêneas (RANGEL,2006). A difusão dos gases é um processo relativamente rápido comparado com os processos de difusão dos estados líquidos e sólidos (RUSSEL,1982).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (716.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com