TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Visita Técnica à Vale

Por:   •  12/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  3.455 Visualizações

Página 1 de 2

 Relatório de Visita Técnica à Vale

No dia 18 de março de 2016 realizou-se uma visita técnica aos laboratórios de química e física da empresa Vale.

Foi fundada em 1942, tendo inicialmente o nome de Companhia Vale do Rio Doce, em 2007 passa apenas a se chamada de Vale. A Vale é uma das maiores mineradoras do mundo, onde seus produtos são: minério de ferro e pelotas, níquel, carvão, fertilizantes, cobre, manganês e ferroligas. Executa suas atividades em cerca de 30 países, opera em 13 estados brasileiro, no Espírito Santo esta localizada no Complexo de Tubarão em Vitoria, tendo atividades em outras localidades do estado.

No Laboratório de Pelotização é realizada redução de grãos para obtenção de massa analítica e posteriormente análise química.

Através do atrito ocorre a diminuição da granulometria. Utiliza-se o carbeto de tungstênio, material muito resistente que não degrada, para que a redução seja de 325 mesh (em 5min.). Após esta diminuição de granulometria são confeccionadas pastilhas para análises, tais pastilhas podem ser confeccionas na forma de pastilha prensada e pastilha fundida.

Para pastilha prensada utiliza-se material aglomerante para sua formação. A pastilha fundida é o melhor método para análise, porém é mais caro e um processo mais demorado, por isto esta forma de pastilha é utilizada para embarque, pois necessita de um qual exatidão maior no resultado para os clientes, pois a quantidade de ferro influencia no valor da venda.

Na Sala Instrumental são realizadas análises de espectrometria de florescência de raio-x das pastilhas, também contém um analisador de carbono e enxofre em células de infravermelho.

No laboratório também são realizadas análises de silício, fósforo, alumínio, enxofre e titânio. A análise de ferro é realizada por via úmida, titulada com dicromato de potássio, em meio tamponado e utilizando como indicador difenilamina. São realizadas cerca de 130 análises de rotina e 30 pastihas fundidas para embarque.

Em paralelo a produção existe uma “micro fábrica” ou “fabrica teste” onde são realizados testes e análises de amostras dos minerais extraídos, a fim de se tentar determinar a composição e característica do produto final.

O laboratório é responsável por realizar séries de análises com objetivo de manter qualidade do processo, verificando se os parâmetros operacionais estão dentro de seus limites, assim serão decididas quais mudanças necessárias para o processos. Outra função é verificar se o embarque, o produto que será vendido, esta dentro das especificações exigida pelo cliente.

Assim temos que a química é de vital importância deste o inicio do processo de produção até o final, que seria a venda de um produto, colaborando também para satisfação do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com