TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnica e arte: O desafio da Pesquisa Social

Por:   •  1/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE PITÁGORAS

UNIDADE TEIXEIRA DE FREITAS-BA

CURSO BACHAREL EM NUTRIÇÃO

DISCIPLINA: BASES PARA A VIGILANCIA SANITÁRIA DE ALIMENTOS[pic 1]

PROF. Esp. ANA PAULA OLIVEIRA SOUZA

RELATÓRIO DA PESQUISA DE CAMPO

ANALISE ...

COMPONENTES DO GRUPO:

ANA PAULA DIAS

ARIEVELLY DOS ANJOS

BEATRIZ PAULO

CAROLINE

CHRISTIELE OLIVEIRA

INDIARA BORGES

MARIA ELI GALVÃO

                                                    THAYS STEFANY

Teixeira de Freitas – BA

2018

Relatório apresentado à Faculdade Pitágoras para a obtenção de nota parcial na disciplina Ciências Moleculares e Celulares no curso de Nutrição sob a orientação da professora Ana Paula Oliveira Souza

SUMÁRIO

CONSIDERAÇÕES INICIAIS.............................................................................05

OBJETIVO.........................................................................................................07

MATERIAIS E MÉTODOS.................................................................................07

RESULTADOS E DISCUSSÃO.........................................................................09

CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................10

REFERÊNCIAS.................................................................................................11

Existe uma fundamentação psicológica e pedagógica que sustenta a necessidade de proporcionar ao aprendiz a oportunidade de, por um lado, exercitar habilidades como cooperação, concentração, organização, manipulação de equipamentos e, por outro, vivenciar o método científico, entendendo como tal a observação de fenômenos, o registro sistematizado de dados, a formulação e o teste de hipóteses e a inferência de conclusões.       (CAPELETTO 1992)

1. INTRODUÇÃO

Urge asseverar que os trabalhos científicos tornaram possível pensar as questões que permeiam os alimentos em toda sua performance para se chegar ao que se pode chamar condições higiênico-sanitárias. Não obstante, por vezes, há desencontros e contradições em relação à sua verdadeira fisionomia. Tal fenômeno apresenta-se desde o processo de origem perpassando pela produção/industrialização, fracionamento, armazenamento, preparo, transportes manipuladores até chegar à mesa do consumidor.

Nas páginas deste trabalho faz-se um recorte para espaço(s) que manipula(m) alimentos que por sua vez constituem terrenos permeados constantemente pela falta de condições de higiene prevista pela resolução da Vigilância Sanitária, conferido ao alimento. Tal instancia, impressa no artigo III da Resolução 326 pontua que a mesma visa  ‘’ normatizar, controlar e fiscalizar produtos, substâncias e serviços de interesse para a saúde’’

Ainda a Resoluçao supra citada afirma, Segundo o Ministério da Saúde PORTARIA Nº 326, DE 30 DE JULHO DE 1997 que:

O presente Regulamento se aplica, quando for o caso, a toda pessoa física ou jurídica que possua pelo menos um estabelecimento no qual sejam realizadas algumas das atividades seguintes; produção/industrialização, fracionamento, armazenamento e transportes de alimentos industrializados.(MINISTÉRIO DA SAÚDE)

Alguns estabelecimentos em descumprimento da Lei, tornam-se alvos ainda mais certeiro da fiscalização. Ou seja, há um processo constitucional que idealizou trazer a padronização de manipulação de alimentos e, o que se percebe é a violação desses parâmetros provocando resultados recheados por uma vasta gama de infecções\doenças\surtos que contribuem incisivamente para a falência do sistema funcional do organismo em graus distintos a depender do caso.

Nas malhas da pesquisa cientifica, o presente trabalho teve seu aspecto embrionário na busca de analisar as condições que permeiam o uso\manipulação de alimentos e obviamente relacionar a teoria à prática consolidando a aquisição do conhecimento. A ênfase recairá sobre a observação crítica  baseada no estudo em sala de aula bem como nas leituras complementares e terá maior projeção na pesquisa de campo. Do ponto de vista do processo analítico em si, esse trabalho buscará clarificar possíveis pontos obscuros em que cifra a caracterização e peculiaridades de um restaurante ou seja, as boas práticas que conforme o Ministério da Saúde, ‘’são os procedimentos necessários para garantir a qualidade dos alimentos’’.

Almeja-se investigar em que medida esse ambiente vem respeitando as leis que regem os fenômenos alimentícios e suas especificidades, além disso, a qualidade do serviço em prol dos comensais. Também por essa via é possível dissolver toda e qualquer fonte de angústia e ansiedade relacionada ao tema proposto, num ensaio de suprir as ‘’supostas’’ lacunas existentes ao mesmo.  

 

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        

Torna-se válido salientar que a pesquisa assume o desafio de traçar o itinerário para se percorrer com segurança o caminho que conduz à inserção do conhecimento a despeito do assunto nomeado e oferece um arsenal de possibilidades de reflexão que pavimenta os caminhos que dão respostas à problematização constituindo o ponto alto da pesquisa. Nesse sentido, os estudiosos propuseram uma ação que permitisse observar, descrever e analisar os fatos em torno da linha investigativa.

A pesquisa é um instrumento elementar no processo de construção do conhecimento e o pesquisador precisa adquirir um espírito de busca desse saber mediante a utilização de variadas fontes dizíveis acerca do mote inquietante. Nesse sentido, Minayo (1994, p. 23) ressalta que o pesquisador necessita ter:

Uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente”, pois realiza uma atividade de aproxima- ções sucessivas da realidade, sendo que esta apresenta “uma carga histórica” e reflete posições frente à realidade (MINAYO, 1994, p.23)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com