TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro os botoes de napoleão

Por:   •  17/12/2015  •  Resenha  •  3.212 Palavras (13 Páginas)  •  15.181 Visualizações

Página 1 de 13

1-pimenta,noz-moscada e cravo da índia

Neste primeiro capitulo e falada das especiarias pimenta noz-moscada e cravo da índia, de como eles foram importantes para nossa historia e de suas propriedades químicas, como apimenta que possui a molécula piperina que e responsável pela sua ardência, pois ela provoca um certa dor que e respondida pelo cérebro com a liberação de endorfina. A apesar do cravo da Índia e da noz-moscada possuírem famílias diferentes  e terem surgido em régios distantes, suas moléculas responsáveis pelo odor são extremamente semelhantes, elas são chamadas de eugenol e isoeugenol, cravo da índia e  noz-moscada respectivamente essas substancias apenas se diferem na posição da ligação dupla. Essas especiarias foram muito disputadas no passado e deu inicio a era dos descobrimentos assim influenciando muito nos dias de hoje principalmente na geografia.

2-Acido ascórbico

Este capitulo fala do acido ascórbico ou vitamina C e de como ele poderia ter mudado a historia se fosse descoberto antes e como mudou depois de ser descoberto. Na era dos descobrimentos que foi movido pelo comercio de especiarias era muito comum as grandes navegações para transportar essas especiarias, porem essas embarcações sofriam com o escorbuto que uma doença causada pela falta de acido ascórbico. O escorbuto assombrava as embarcações, pois matava grande parte das tripulações e tornava uma grande parte inútil para o trabalho assim dificultando muito o trabalho dentro dos navios. Mas essa doença começou a ser  contida pelo capitão da marinha real Britânica James Cook que mudou os hábitos de higiene e a dieta que passava a conter alimentos com acido ascórbico Começando pelo suco de limão que era dado a todos que tivessem inicio de escorbuto no navio, como tempo outros capitães também passaram a adotar essas medidas para combater a doença. Embora essa molécula tenha sido estudada ate hoje ainda não se sabe todos os papeis que ela desempenha no corpo humano, mas sabe-se que è vital para a produção de colágeno a proteína mais abundante do reino animal.

3-Glicose

No capitulo três e apresentado a glicose, que é um composto da sacarose, a substancia que nos referimos ao açúcar. A molécula da glicose é muito pequena, possui apenas seis átomos de carbono, seis de oxigênio e dose de hidrogênio. O açúcar pode ser extraído de muitas plantas porem é normalmente retirado da cana de açúcar e em regiões temperadas da beterraba. Devido à demanda gigantesca de açúcar no inicio do século XVIII o trafico de escravos até então feito em pequena escala pelos portugueses e espanhóis cresceu muito, pois era necessária mão de obra, já que os exploradores do novo mundo tinham dizimado a população nativa de suas colônias. O açúcar é atraente, pois possui um sabor doce que é um dos quatro principais sabores para o ser humano, junto com o azedo, amargo e salgado. Porem a vários outros compostos não açucares que possui sabor doce, isso é possível, pois suas estruturas geométricas são semelhantes as dos açucares. Essas substancias hoje em dias são utilizadas na fabricação de adoçantes para substituir o açúcar, pois o seu uso pode ser prejudicial a saúde.

4-Celulose

Neste quarto capitulo e falado da celulose neste caso conhecida como algodão que se encontra no algodoeiro e desenvolve-se dentro de vagens globulares conhecidas como capsulas. Esse cultivo já era feito a cerca de cinco mil anos atrás, porem só chegou à Europa por volta de 300 a.c, trazida pelos soldados que retornaram da índia usando túnicas de algodão. O lancashire na Inglaterra  tornou-se um grande centro  de produção de algodão devido ao seu clima úmido que ajudava as fibras do algodão a se manterem unidas. O algodão na Inglaterra foi extremamente importante para a revolução industrial pois alavancou a maquino fatura, em 1760 a Inglaterra importou 1,12 milhões de quilos de algodão em rama em menos de oito messes depois estava produzindo 140 vezes essa quantidade. Na década de 1930 descobriu-se que a celulose era solúvel em acido nítrico e que essa solução derramada na agua formava um po branco e altamente explosivo. O algodão e composto por 90% de celulose como outras fibras vegetais, a celulose é um polímero de glicose e um importante componente das paredes da célula vegetal.

5-Compostos nitrados

Este capitulo trata sobre compostos nitratos que são usados na fabricação de explosivos. Explosões segundo o livro são quando uma reação química libera uma energia muito grande, esses compostos usados na fabricação de explosivos foram tanto benéficos para nossa evolução tecnológica como foram extremamente devastadoras e capazes de marcar pra sempre o mundo.          O primeiro destes compostos a ser inventado foi a pólvora que segundo inscrições chinesas surgiram a cerca de mil anos antes de cristo na China na Índia e na Arábia, para sua fabricação era usado nitrato de potássio, enxofre e carbono, em seu inicio a pólvora foi usada somente para fabricação de bombinhas e fogos de artifício, mas por volta de 1300 sugiram as primeiras armas de fogo usando pólvora. Alfred Bernard Nobel inventou o composto explosivo chamado de Dinamite, em vez de usar um estopim que fazia a pólvora queimar lentamente ele usou uma pequena explosão de pólvora para detonar uma grande explosão de nitroglicerina com sua inovação em 1868 Nobel já havia criado 11 novas fabricas por toda Europa e nos Estados Unidos, porem a invenção de Nobel não era totalmente eficazes em guerras pois não era possível disparar projeteis usando dinamite pois as armas não suportavam uma explosão tão forte, mas em 1871 foi utilizado pela primeira vez o acido pícrico que hoje em dia é conhecido como TNT que é mais adequado para munições

6-Seda e nylon

A seda foi um tecido que levou ao desenvolvimento de novos materiais e produtos, e no século XX levou a desenvolvimento de uma nova indústria têxtil. A seda sempre foi um tecido muito valorizado pelos ricos já que segundo a lenda por volta de 2640 anos antes de Cristo a principal concubina do imperador Chinês descobriu que poderia desenrolar um fio delicado do casulo de um inseto que havia caído em seu chá. Seja essa historia apenas um mito ou não, a verdade é que a seda realmente surgiu na China, inicialmente era acessível apenas a família imperial e a nobreza, com o passar do tempo era acessível a todos apesar de ainda possuir um preço elevado. A seda chegou a ser usada como moeda e ate mesmo como pagamento de impostos, pois era muito valiosa já que somente a China a produzia por séculos  pois apesar das rotas de comercio com a Ásia ocidental estivesse aberta a muito tempo ele protegiam bem os seus segredos de fabricação. A seda assim como outras fibras animais como o cabelo e a lã, ela era uma proteína. A seda tinha uma grande demanda e um custo muito alto por isso apesar dela possuir uma estrutura química complexa e não ter sido descoberta ate o final do século XIX que é quando começam a surgir as primeiras tentativas de fabricar uma seda artificial que só foi possível em 1938 com a criação do nylon que é um composto a base de celulose criado por um químico orgânico contratado pela du pont filbersilk company chamado wallace carothers.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com