TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Seminarios de PPQI

Por:   •  8/6/2016  •  Seminário  •  7.701 Palavras (31 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 31

Introdução

O presente portfólio tem como objetivos:

Objetivo geral׃ o ensino de química em Moçambique;

Objetivo Especifico: analisar de forma critica o ensino e aprendizagem da disciplina de química.

No que tange a estrutura do trabalho organizado do primeiro grupo ao sexto. Quanto a metodologia usada na realização do presente trabalho foi a síntese dos trabalhos e confirmação dos mesmos, guiando-se nas referências bibliográficas que consistem nos temas expostos nos seminários, e a interpretação dos dados.

  1. Identificação nos programas de ensino, conteúdos que tem como relação com outras disciplinas

Os programas de ensino foram feitos para que os professores não venham dar aquilo que eles entendem. O programa de ensino da oitava classe na descrição da história do surgimento da química como ciência, relaciona-se com a história, pelo facto de situar no espaço e tempo, assim como a filosofia e pedagogia por usar conceitos, métodos e princípios didáticos eficazes de forma a dar fé a disciplina.

No tocante da 2ª unidade e muito particularmente nas propriedades, tem uma inter-relação com a disciplina de Física e ainda com as disciplinas de Sociologia e Economia ao falar do impacto económico e social dos produtos da destilação simples com particular o realce a agua e álcool.

Indo para a 3ª unidade relaciona-se com a Matemática ao falar da valência de um elemento, significativo quantitativo e cálculos estequiométricos e cálculos envolvendo moles recorrendo a fórmulas. Na 4ª unidade ao tratar da água relaciona-se com a Biologia e Geografia ao abordar a água como solvente e meio de comunicação.

 Os conteúdos tratados nesta classe são pressupostos para todas as outras classes que irão paulatinamente agregando uma dinâmica e acréscimo que se julgam preponderantes de forma a incutir nova aprendizagem no processo de ensino.

O tema sobre a importância biológica das gorduras e o seu efeito no organismo pode ser abordado de uma forma transversal (Saúde e Nutrição) e interdisciplinar recorrendo aos conhecimentos de Biologia e Educação Física.

Ao se introduzir a primeira unidade temática do segundo ciclo, no ESG o professor deve destacar importância da química como ciência para a sociedade no geral e a sua relação com outras ciências.

De uma forma geral recomenda-se estabelecer uma sólida aplicação dos conhecimentos adquiridos nas classes dos dois ciclos de forma activa e que se possam ser usados para o bem da comunidade, sociedade e o mundo em geral, esta visão inerente ao formando uma ideia mais global que uma disciplina não pode apenas tratar de assuntos restritos, mas sim interagir os vários conceitos adquiridos em prol do desenvolvimento das suas capacidades cognitivas.

Porem na 12ª classe trata de conteúdos da cinética-dinâmica relaciona-se com a Física. A física ajuda a química para determinar a velocidade de uma reacção ocorre, determinando as velocidades médias e instantâneas. A cinética química relaciona-se com Biologia quando trata de reacções enzimáticas.

  1. Reflexão da história do ensino de química em Moçambique

  1.  O ensino de química no período pós-independência (1975-2004)

A realidade do ensino de química enquadra-se no contexto histórico, para se fazer a análise da atual situação do ensino. Após o 25 de Abril de 1974 e com a tomada de posse do governo de transição a situação do sector educacional era de gestão de crise provocada pelo abandono do país, pelos professores e técnicos pedagógico com rica experiencia no ensino.

O sistema educativo em Moçambique só foi restaurado no período de 19983 a 1994 com a introdução do sistema nacional (SNE) através da lei 4/83 de 23 de marco e revisto pela lei 6/92 de 6 de Maio.

  1.  Formação de professores de química pós-independência

A faculdade de educação foi criada em 1977,para efetivação dos cursos de formação de professores, na Universidade de Eduardo Mondlane (UEM) única universidade existente no país na época, os professores eram formados para leccionar o nível secundário nos ciclos, o primeiro ciclo corresponde a 8, 9 e 10 classe e o segundo ciclo corresponde a 11ͣ e 12ͣ classe. Os cursos tinham a duração de dois anos.

Os professores depois de formação estavam preparados para leccionar as disciplinas de Química e Biologia, pois a modalidade de formação era bivalente e o sistema era funcional para os outros cursos.

A faculdade de educação possuía nessa altura condições favoráveis para a realização de experiencia laboratoriais e contava com apoio de professores estrangeiros na sua maioria proveniente dos ex-blocos socialista.

A urgência na formação de professores, forçada pela situação de falta de professor na década 80 negligencia o desenvolvimento de ensino de química adequado, a questão funcionara também contribuir para a não importação de mais matéria para laboratórios de química, a formação de professores era efeituada nas diferentes escolas no país, os professores enfrentavam varias dificuldade como a falta de livros, substâncias químicas, laboratórios com equipamento.

  1.  Programa de ensino de química do 3º ano atual 8ͣ classe na época colonial

Objetivos da classe

Ao terminar esta classe os alunos deviam:

  • Ter domínio de realizar as experiencia simples e elementar de obtenção laboratorial dos elementos (H, O e N) identificar os compostos de água e ar;
  • Deduzir das experiencias, as noções de fenómenos químicos, de composto, mistura, da combinação e decomposição e saber classificar os fenómenos químicos.

Conteúdos

  • Estudo elementar de (H,O e O) e a sua obtenção laboratorial;
  • Estudo elementar da água e do ar e experiencias para a sua identificação;
  • Noções de fenómenos químicos, de elemento, do composto e de mistura;
  • Classificação dos fenómenos químicos.

Os alunos com estes conteúdos poderiam desenvolver capacidades e habilidades pois a atividade experimental era tida como básica no processo de transmissão dos conteúdos acima referidos atividade experimental desenvolve várias capacidades e habilidades dos alunos ao possibilitar a interação do professor e aluno e aluno-aluno a partir da planificação ate a interpretação dos fenómenos.

  1. Analise de programa do 3º ciclo atual 8º classe SNE

Portanto as adaptação feitas aos programas de ensino de química no sistema nacional de educação, mantem os conteúdos densos e extensos com pouca referencia as experiencias laboratoriais e consequentemente com a ligação da teoria e pratica que aumenta a desmotivação dos alunos a aprender a química. Os novos programas de ensino introduzidos em 2004 recomendam a realização de experiencia na forma implícita, pois não se faz referência nos conteúdos sobre as experiencias e muito menos nas orientações metodológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.3 Kb)   pdf (326.8 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com