TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Seminários de Bioquímica

Por:   •  24/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo Seminários de bioquímica

Bioquímica do cálculo dental

Foi apresentado pelo grupo características do biofilme facilita a profileração de microrganismos em sua estrutura, Superfícies não descamativas contribuem para maior formação de biofilme nas superfícies e O cálculo dental é o biofilme calcificado que se encontra fixado nas superfícies não descamativas.

Cálculo ou tártaro, em Odontologia, é o resultado da mineralização da placa bacteriana ou biofilme maduro.Após aproximadamente 21 dias, caso o biofilme bacteriano não seja removido, há o estabelecimento de uma comunidade estável de bactérias.

 O cálculo então forma-se a partir da mineralização da placa, com a participação da saliva que contém íons de cálcio, e do dente, de onde a placa retira cálcio e fosfato pela queda do pH. A queda de pH dá-se pela diferença de concentração de dióxido de carbono entre a saliva que sai dos canais salivares e do ambiente da boca, a saliva quando sai para o ambiente da boca desce o pH e quando volta a normalizar o pH os minerais dissolvidos na saliva saem da sua forma estável e iniciam a precipitação.

Os depósitos de cálculo tem sido relatados em animais livres de qualquer bactéria (animais "germ-free"), e podem ser o resultado da calcificação de proteínas salivares na superfície do dente.

O cálculo dental está associado às doenças periodontais, fato considerado tanto por autores antigos, quanto pelos modernos. Apesar do cálculo não ter um efeito traumático direto sobre os tecidos periodontais, como se acreditava anteriormente, ele funciona como um fator que propicia o acúmulo de placa bacteriana (fator primário no desenvolvimento das doenças periodontais).

O metabolismo bacteriano é o processo que as bactérias usam para se manter vivo.  No entanto, diferentemente dos seres humanos, as bactérias podem usar outros gases além do oxigênio em seus processos respiratórios, e algumas bactérias são capazes de sobreviver em ambientes anaeróbicos e em ambientes que contêm ar.

O 1º Estágio: O início da formação de biofilme; > Sobrevivência de bactérias nas superfícies duras; > Se alimentam de restos de carboidratos; > Bactérias comuns;

 O 2º estágio: colonização, multiplicação; > Mudança de estrutura;

 O 3º estágio: biofilme mineralizado;

Oral Microbiome Metabolism: From “Who Are They?” to “What Are They Doing?

A formação de biofilmes ocorre em virtude da deposição e adesão de microrganismos em uma superfície de contato, a qual se fixam, constituem uma matriz de exopolissacarídeos e iniciam seu crescimento.

A permanência da placa bacteriana na superfície do esmalte dentário acarretará perda de minerais do dente, pela ação dos ácidos produzidos pelo metabolismo bacteriano, ocasionando a instalação da doença cárie.

A placa dentária é um biofilme bacteriano aderido a superfície dos dentes sua composição: mucinas, peptídeos, aminoácidos, glicoproteínase etc; sua fixação: é feita por forças fracas como as de van der waals e interações hidrofóbicas.

O Metabolismo do biofilme é da seguinte forma: muitas bactérias do biofilme dependem do açúcar como fonte de energia, esses açucares podem ser disponibilizados pela glicose e glicoproteínas presentes na saliva; A degradação das glicoproteínas;

Substâncias orgânicas diversas (carboidratos, proteínas, ácidos graxos, etc.) podem suprir as necessidades das células bacterianas, mas certamente a glicose, na sua forma polimerizada como amido ou celulose, é o composto disponível em maior quantidade na natureza. Por esta razão, este açúcar é apresentado como a fonte universal de carbono e conceitua-se o metabolismo central como o conjunto de reações que levam à oxidação de glicose a CO2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com