TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Seminário Sobre Sódio

Por:   •  30/6/2016  •  Seminário  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 3

Sódio

Cerca de 30% dos 105g de sódio no corpo (em um ser humano de 70 kg) estão localizados na superfície dos cristais ósseos. O restante do sódio do corpo está no fluido extracelular, essencialmente no plasma, e nos tecidos nervosos e musculares. O sódio apresenta aproximadamente 93% dos cátions no corpo, o que o torna o elemento mais abundante dessa família.

Fontes

Principal fonte é o sal adicionado na forma de cloreto de sódio.  40% do cloreto de sódio. O sal é muito utilizado no processamento e na fabricação de alimentos. Carne enlatada e sopas, condimentos, alimentos conservados e petiscos tradicionais (batatas chips, bolachas, petiscos, etc.) são muito ricos no sódio que lhes foi adicionado.  Presunto, carne de boi enlatada e salsichas, queijos processados, peixe enlatado, por exemplo, fornecem 400 a 800 mg de sódio/porção. Fontes naturais de sódio, como o leite, a carne ovos e a maioria das hortaliças, fornecem apenas cerca de 10% do sódio consumido.  

Absorção, transporte, função e excreção

Cerca de 95% a 100% do sódio ingerido é absorvido, e os 0% a 5% restantes são excretados nas fezes e no suor.

Três vias básicas atuam na absorção de sódio na membrana da borda estriada da mucosa intestinal:

 1- o sistema de cotransporte dependente de Na+ para glicose (funciona através do intestino delgado). Esse sistema envolve um transportador na membrana da borda estriada . O Na+ e a glicose se ligam ao transportador, que os envia da superfície exterior  ao interior da membrana celular. Lá, ambos são liberados antes do transportador  voltar a superfície. O Na+ é absorvido e é então bombeado pela membrana basolateral pela bomba Na+/K+-ATPase, enquanto a glicose se espalha pela membrana por transporte facilitado.

2- o sistema de cotransporte eletroneural de Na+ e Cl- (ativo tanto no intestino delgado como na porção proximal do cólon).  Esse mecanismo foi proposto depois da constatação de que uma porção significante de ingestão de sódio exige a presença de cloreto e vice-versa. O Na+ absorvido é bombeado pela membrana basolateral pela bomba Na+/K+-ATPase, seguida pelo Cl-, que passa por difusão.

3- um mecanismo de absorção de sódio eletrogênico (atua principalmente no cólon). O sódio absorvido é acompanhado por água e ânions, resultando em um movimento geral de água e eletrólitos do lado lumial ao lado da corrente sanguínea do epitélio do cólon.

Depois de ser absorvido pelo corpo, o sódio é transportado livremente no sangue, e a concentração é mantida por vários hormônios como a vasopressina, hormônio antidiurético.

O sódio excedente ás necessidades do corpo é excretado essencialmente pelos rins. A perda de sódio também ocorre pela pele, através do suor.

Interações com outros nutrientes

Um alto consumo de sódio pode influenciar negativamente o cálcio corporal. O sódio é excretado na urina com cálcio, então existe uma relação direta entre ambos os nutrientes. Portanto, se a quantidade de cálcio absorvido não for adequada para compensar quantitativamente a perda elevada de cálcio pela urina, a massa óssea poderá ser comprometida.

Deficiência

A falta de sódio no organismo pode levar a dor de cabeça, fraqueza muscular, vômitos, diarreias e até mesmo a arritmia cardíaca.

Excesso

Hipertensão: o sódio retém a água. Por isso, o excesso do mineral leva a grande quantidade de água no organismo, que aumentará a quantidade de sangue para os tecidos. Com mais sangues as artérias e veias se dilatam, aumentando de diâmetro. Assim temos o aumento da pressão arterial.

Problemas cardíacos: Com o aumento da quantidade de sangue, aumenta também o trabalho do coração. Afinal, é ele que terá que bombear o volume extra. Com o tempo, tanto esforço irá resultar em problemas cardíacos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com