TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de gestao ambiental

Por:   •  28/9/2016  •  Monografia  •  17.677 Palavras (71 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 71

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Gestão, licenciamento e auditoria ambiental

Ester Paulitsch

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

[pic 4]

Amapá

2015

ESTER PAULITSCH

sISTEMA DE gESTÃO aMBIENTAL

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito para a conclusão do curso.

Amapá

2015

Introdução

        A realidade de vários laboratórios das universidades pelo Brasil é preocupante, pois não se tem um tratamento adequado aos produtos químicos em geral e muito menos aos seus resíduos. Claro que comparado a grandes industrias é mínimo o que é gerado, mas na soma como um todo é possível ver claramente o despreparo dos laboratórios em minimizar ou reduzir os danos ao meio ambiente.

        Essa mudança tem que ser desenvolvida nas próprias universidades com o objetivo de conscientizar os alunos para que no futuro seja notória a mudança. A inexistência de qualquer tipo de plano ou tratamento adequado aos produtos e resíduos é perceptível em grande parte do território nacional.

        E tendo isso em mente o objetivo desse trabalho é justamente apontar que existem diversos sistemas que possibilitam a redução e minimização dos impactos ambientais gerados por esses laboratórios.

        Com diversos modelos existentes é possível analisar de forma simples como um plano de gestão, licenciamento e auditoria ambiental pode influenciar diretamente nessa questão de como se portar com os produtos e resíduos químicos.

        Tendo como base esse contexto da problemática dos laboratórios, este trabalho vem propor um plano de Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para a Universidade do Estado do Amapá (UEAP), onde visa montar esse sistema com o objetivo de reduzir e minimizar os impactos ambientais da região através de atitudes propostas no programa.

        Sendo estabelecidas diretrizes para o cumprimento do plano que devem ser seguidas a risca para que assim se cumpra os preceitos estabelecidos no estatuto da própria instituição de ensino que prevê a preocupação com o meio ambiente do estado do Amapá e a Amazônia, logo o respectivo trabalho vem ao encontro dos ideais da UEAP.

         O trabalho foi estruturado visando demonstrar o que significa o SGA e toda a sua estrutura, desde o gerenciamento, passando pelo licenciamento o que dá base legal ao projeto e o sistema de auditoria, sendo todos eles partes fundamentais do plano de ação.

        Logo em seguida é contextualizado o atual estatuto da UEAP e a suas normas gerais em relação aos procedimentos dos laboratórios. E por fim o plano SGA e sua metodologia com o que deve ser feito para as mudanças desejadas e consequentemente ser possível reduzir e minimizar qualquer possível dano ao meio ambiente e a saúde pública.

1. Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

Pode-se classificar um SGA como um conjunto de medidas de ordem técnica e gerencial que visam a assegurar que as questões ambientais sejam integradas a administração global de determinado empreendimento. Essa integração é feita através dos estudos das relações entre as atividades desenvolvidas e o meio ambiente, desse modo estabelecer um método de gerenciamento que possibilite a obtenção de melhores resultados no desempenho da empresa.

Um SGA cuidadosamente elaborado e satisfatoriamente implantado pode transformar um potencial em uma contribuição efetiva para o desenvolvimento sustentável, e ser a diferença entre um projeto tradicional e um projeto inovador, entre um projeto em que se sobressaiam os impactos negativos, mesmo que sejam minimizados, e um projeto no qual se destaquem os impactos positivos.

Realizar um SGA com tal potencial envolve três condições:

  1. Preparação cuidadosa do SGA  visar atenuar os impactos negativos, reduzir lacunas de conhecimento e incertezas sobre os reais impactos causados, ou passíveis, do projeto;
  2. Envolvimento das partes interessadas na elaboração do SGA – pois envolve os comprometimentos da empresa e também requer o trabalho com parceiros institucionais, como órgãos governamentais e organizações não governamentais; e
  3. Adequada implementação – obedecer aos prazos compatíveis com o cronograma, utilização das ferramentas de supervisão ambiental, fiscalização, auditoria ambiental e monitoramento ambiental.

Durante a década de 1990, as organizações responsáveis pela padronização e normalização, localizadas nos países industrializados, para atender as demandas da sociedade, as exigências do mercado e a algumas leis que geriam sobre as questões ambientais, começaram a sistematizar procedimentos para as empresas que refletissem suas preocupações com a qualidade ambiental e com a conservação dos recursos naturais. Esses procedimentos materializaram-se por meio da criação e desenvolvimento de Sistemas de Gestão Ambiental destinados, estes visavam orientar as empresas a adequarem-se a determinadas normas e garantir reconhecimento geral.

Há duas grandes normas que norteiam as empresas a Norma BS-7750/92, da BRITISH STANDARD INSTITUTION – BSI; e as normas da Série ISO 14.000/96 que é considerada uma norma internacional, por ter sido criada por uma organização composta por representante de 120 países; no Brasil é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

  • Norma BS-7750

Tem por objetivo servir de ferramenta para verificar e assegurar que os efeitos das atividades, produtos ou serviços de determinada empresa estivessem de acordo com os conceitos de proteção do meio ambiente. Um SGA com base nesta norma deve contemplar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (114.5 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (2.8 Mb)  
Continuar por mais 70 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com