TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DOS COMPLEXOS DE

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.052 Palavras (13 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES[pic 1]

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN

CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL

                                          QUÍMICA INORGÂNICA III

        

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DOS COMPLEXOS DE Co

Caren t. De avila

César A. Siprandi

Elivelton L. Theodoro

Leana ribeiro

Frederico Westphalen, novembro de 2016

Caren t. De avila[pic 2]

César A. Siprandi

Elivelton L. Theodoro

Leana ribeiro

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DOS COMPLEXOS DE Co

Relatório apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Química Inorgânica III – E do curso de Química Industrial, do Departamento de Ciências Exatas e da Terra, URI – Campus de Frederico Westphalen.

Professora: Camila Aguilar Busatta

Frederico Westphalen, março de 2016

SUMÁRIO[pic 3]

1        INTRODUÇÃO        4

2        OBJETIVOs        5

2.1Objetivos        5

3        REFERENCIAL TEÓRICO        6

4        . MATERIAIS E MÉTODOS        10

4.2 Equipamentos utilizados        10

5        .  PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS        12

6        RESULTADOS E DISCUSSÕES        15

7        REFERÊNCIAS        16


  1. INTRODUÇÃO[pic 4][pic 5]

Os complexos de cobalto, foram extensivamente estudados por Werner e foram muito importantes para o desenvolvimento das primeiras teorias sobre complexos.

Em 1893, Alfred Werner propôs uma teoria que revolucionou o campo da  química inorgânica.  Em seu trabalho, Werner utilizou compostos de cobalto coloridos preparados a partir da reação da amônia com sais de cobalto. Os sais de cobalto são estáveis em solução aquosa e esta razão, permitiu uma profunda e rigorosa análise que levou  a determinação de fórmulas moleculares e predição de estruturas e geometria dos compostos de coordenação. Seu trabalho abriu caminho para a compreensão da ligação, estabilidade  e reatividade em sistemas complexos de coordenação metálica.

O metal cobalto ocorre na natureza, geralmente, associado ao níquel, arsênio e enxofre. Cobalto e níquel fazem parte dos meteoritos de ferro. Os minerais mais importantes são o CoAs2 (esmaltita) e CoAsS (cobaltita). É um metal duro, branco-azulado e dissolve-se em ácidos minerais diluídos. Os estados de oxidação mais importantes são +2 e +3.

         Os seus complexos são relativamente raros e instáveis sais de cobalto(III) hidratados ou em solução aquosa. Contudo, complexos de cobalto(III) com diversos outros ligantes são mais estáveis que complexos de cobalto(II). Além de estáveis, muitos complexos de cobalto(III) são inertes e podem ser sintetizados por métodos indiretos. Uma das principais técnicas consiste na utilização de sais contendo o íon [Co(H2O)6] 2+, que reage mais rapidamente (é menos inerte), com posterior oxidação do complexo formado.

As reações de formação de complexos ocorrem pela substituição de moléculas de água por outros ligantes (moléculas neutras: NH3, etilenodiamina, etc. ou ânions: Cl-, OH-, etc.) presentes na solução, seguida geralmente pela oxidação do íon Co2+. Há uma reação inicial de substituição das moléculas de água e a seguir, o complexo formado é oxidado pelo oxigênio do ar ou então pela ação da água oxigenada.

 

  1. OBJETIVOs

2.1Objetivos

Síntese e caracterização de diferentes compostos de coordenação com o metal cobalto.


  1. REFERENCIAL TEÓRICO[pic 6]

O cobalto é um elemento de transição que pertence ao grupo VIII-B da classificação periódica, apresenta dureza acentuada e é quebradiço, apresenta cor cinza-aço se assemelhando ao ferro, propriedades discretamente magnéticas. As propriedades físicas do metal são variáveis em decorrência da mistura alotrópica na qual este se apresenta comumente.

Possui um estado de oxidação: Co+2 e Co+3, e um ponto de fusão de 1490°C, com um ponto de ebulição de 2927°C, possui uma coloração branca-azulada e as reações de formação de sues complexos ocorrem pela substituição de moléculas de água por outros ligantes como: NH3, etilenodiamina, etc. ou ânions: Cl-, OH-, entre outros, presentes na solução, seguida geralmente pela oxidação do íon Co2+. O íon [Co(H2O)6]2+ é estável em solução, mas a adição de outros ligantes facilita a oxidação a Co3+. Por outro lado, o íon [Co(H2O)6]3+ é um agente oxidante forte oxidando H2O a oxigênio e sendo reduzido a Co2+. Contudo, ligantes contendo átomos de nitrogênio (como NH3 e etilenodiamina = NH2CH2CH2NH2) estabilizam o estado de oxidação +3 em solução aquosa. Na tabela abaixo temos a configuração eletrônica e estados de oxidação da família do cobalto:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (249.1 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com